A uberização da mobilidade aumenta o impacto negativo do automóvel

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Sendo aqui um fórum de bicicletas, a Uber é melhor que a Bolt, porque tem as bicicletas Jump e a Bolt tem … exactamente nada ao nível do velocípede!

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De facto é verdade, a Uber tem as bicicletas Jump e ainda tem trotinetas. O artigo referia-se apenas a TVDE

Hoje de manhã estive a conduzir (não me batam!) em Odivelas e reparei num dos impactos negativos que a uberização tem.

Estava à minha frente um TVDE (eléctrico, menos mal) a andar numa velocidade anormalmente devagar. O dito encosta-se para a direita sem fazer pisca, o que me enervou. Entra na baía da paragem dos autocarros, que nem lá pode estar. Tento ver quem é que está a conduzir o carro, para lhe perguntar se não sabia onde ficava o pisca, e o que vejo é uma mão a segurar o telemóvel entre o vidro e a orelha dele (que poderá ter sido a razão para ele não ter feito o pisca).

Não vou dizer que os carros não TVDE não fazem nenhuma das 3 infracções que eu descrevi, mas dada a maneira como o negócio dos TVDE funciona, é natural que o “condutor de serviço” queira atender o telemóvel e parar em sítios não permitidos.

Mas imaginem agora o tal condutor multiplicado por milhares…

Pareces fazer questão em meter-te com desconhecidos…olha que qualquer dia pode correr mal…fica o conselho

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@Aonio_Lourenco

A new report by the Union of Concerned Scientists evaluates another, less-examined ramification of the ride-hailing sector: its environmental toll. The study estimates that the average U.S. ride-hailing trip results in 69% more pollution than the transportation choices it displaces, based on federal vehicle efficiency statistics, data collected by state and local transportation regulators and previous survey-based academic research. The effects are likely even worse in downtown areas, where riders are more likely to choose on-demand rides in lieu of cleaner modes of mobility.

“Not every ride-hailing trip is displacing what would have been a car trip,” said Don Anair, the deputy director and research director of the UCS Clean Transportation Program and the lead author of the paper.

https://www.citylab.com/environment/2020/02/uber-lyft-pollution-data-carbon-emissions-ride-hailing-study/607063/

Boas @jmpa . Eu nunca disse que esse problema não sucedia, disse apenas que os TVDE têm a vantagem de libertar espaço público visto que mais pessoas podem abdicar de ter carro particular. E disse também que o caso americano é totalmente diferente do europeu, pois nos EUA os transportes públicos ou são muito deficitários ou completamente inexistentes. Ademais em Lisboa a Uber tem muitos veículos elétricos cujo preço é o mesmo que os demais veículos.

O problema não está nos TVDE, está nos automóveis em geral, e enquanto não percebermos isto, vamos estar sempre a focarmo-nos nos “malefícios do capitalismo” e não no cerne da questão. @MarioJAlves

O problema dos TVDE em Lisboa é, por falta de regulamentação adequada, o seu número cresceu desmesuradamente, fala-se de 8 a 9k em Lisboa a operar em todas a plataformas. Este número faz aumentar o tráfego.

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@Herculano_Rebordao há 9k TVDE e há 400k de carros que entram todos os dias em Lisboa. E continuamos a embirrar com os TVDE. É uma embirração meramente ideológica.

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@Nuro_Carvalho ao menos que desses o nome a uma empresa que usasse bicicletas.

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Man, não não foi que dei :frowning:
Essa cena de vez em quando reaparece.
Pelo menos parece ser pouco poluente…

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Now a new study puts a price on the external costs that come with switching from a personal vehicle to one from a transportation network company (or TNC): about 35 cents per trip on average. And it finds that even a fully electrified fleet of ride-hailing cars may not fully mitigate the extra toll they exact on society compared to driving yourself.

“Even if you clean up the vehicles, it’s still not going to solve the problem of all the extra driving, which still costs others on the road,” said Jeremy J. Michalek, a professor of engineering and public policy at Carnegie Mellon University and one of the study authors.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-09-30/adding-up-ride-hailing-s-hidden-environmental-costs

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In your book you also compare autonomous vehicle research to health research funded by tobacco companies in the 1950s. Are you suggesting that autonomous vehicle companies know that their products will damage society, but still insist on going forward?

Yes, that’s exactly what I mean. Although to say that the autonomous vehicle companies “know it” might be a little unfair, because they really don’t care. They’re trying to get ahead in an intensely competitive environment, and the company that cares about reality is going to be the loser, because it will limit its deployment.

“Motordom is asking, ‘How do we make car dependency work?’ The real question is, ‘How can we free ourselves from car dependency?’”

Uber had to know it was taking indefensible chances with lives every day in Tempe [prior to its prototype autonomous vehicle fatally striking Elaine Herzberg in 2018]. But Uber was also smart, in that the company recognized that any company that doesn’t take a risk has no future in the autonomous vehicle business.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-10-12/the-dangerous-promise-of-the-self-driving-car

One carsharing car replaces up to 20 private cars.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0965856420307291

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A DriveNow e a Ecooltra chegaram a ter car sharing funcional em Lisboa. Usei algumas vezes e era bastante útil. Pena não haver modelo semelhante atualmente.

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