Abrir ou não abrir o fórum dos sócios à web em geral?

@ana_santos, @paulosilvestre, @brunobarao, @Paulo_Andrade, @volans2000, @Joana_Ivonia, @Antonio_Castro

Não quero fechar, ele fica aberto, mas só a parte anónima, pública, que já tem algum conteúdo/sumo. A parte do Café Central e quiça (se a plataforma permitir, apenas a visualização dos títulos dos tópicos podem ser indexados).

Tudo o resto tem de ser por registo ou por ser associado, senão qual é o interesse em ser sócio? ou mesmo registado?

Ok, isso é outra variante, mas aí estou com o @MarioJAlves quando diz que há pessoas que podem querer interagir no Fórum mas não querem necessariamente ser Sócios (pelo menos li isso algures).

Podemos e devemos de tempos a tempos convidar esses registados não-sócios a serem sócios, pois existe ainda a categoria MUBi-Socios que não tem acesso e tem coisas muita fixes e só lá chegam se forem sócios.

Mas o site e o forum são pesquisáveis no Google, o site de forma integral e o forum seria a parte anónima…

Okay, foi o que supus.

Daí a importância de nos procedimentos continuar a inscrever os novos sócios na mailling-list.

E continuar a divulgar o fórum no meio dos sócios.

Não. A minha proposta é exatamente igual à do @Nuro_Carvalho.

Não-Sócios podem se registar, mas como não se lhes atribui o grupo “sócios” só podem participar no “café central”.

A presença da MUBi no site, facebook, twitter, linkedin e finalmente “café central” para mim já é o suficiente em termos de visibilidade pública e indexação do google.

Não é tecnicamente impossível nada. Podia ter ser sido tornada publica em 3 min e 3/4 clicks do mouse. A sua visibilidade até poderia ser melhor pois a mailling-list é um produto google e segundo se sabe nos algoritmos de busca eles têm prioridade de ranking.

O teu argumento resume-se à visibilidade que eu já concordei que é verdade.

Continuas sem responder à questão:

Muitas pessoas não usam o facebook (ou usam com um nome falso) porque é precisamente aberto à indexação do google. Algumas usam chegam a usar pseudónimos (ou o nome ligeiramente alterado) para retirar essa possíbilidade de ligação. Pode não ser importante para ti mas acredita que é para muita gente. Nos tempos que correm o Direito a Ser Esquecido é uma impossibilidade tecnológica se o individuo não tomar as devidas precauções (por exemplo recusar-se a participar num fórum como queres que seja o da MUBi) e nunca será a lei que o irá proteger. Exigir que as pessoas usem o nome verdadeiro e ao mesmo tempo permitir que os seus posts sejam indexados pela google pode mesmo ir contra os seus direitos humanos por isso nunca concordarei com isso e muitos nunca o farão (mesmo que fosse só um, há direitos básicos que não se brinca). Permitir pseudónimos não estou de acordo num fórum de uma associação (no café central será eventualmente impossível de controlar mas poderá ser encorajado). Já agora na página de registo não é possível por já este texto:

“A MUBi sócios é um fórum de uma associação cívica por isso exigimos que se identifique na folha de perfil pelos menos com o seu nome e apelido verdadeiro.”

Mas lá está acho que esta exigência não devia existir até a google deixar de indexar o fórum.

Continuas sem responder: sempre fizeste alguma coisa para indexar o fórum todo à google?

Este assunto foi discutido aqui:

Mas reli e continuo a não perceber se fizeste o habitual: fazer primeiro e perguntar depois :smile:

@joaopferreira, olha um exemplo de um fórum fechado do Ning: http://aelfcl.ning.com/

abraços

RF

E se optarmos pela solução do @MarioJAlves mas com o fórum indexado no google? Ou seja, eu encontro tópicos no google mas quando vou abrir pede-me para me registar ou fazer-me sócio.

Milhares senão mesmo milhões! :slight_smile:

Diria mesmo que é a regra e não a excepção em associações.

1 Curtiu

Acho que há questões sensíveis que devem ser discutidas em ambiente fechado até mesmo para ganharem maturidade.
Há questões que devem ser discutidas só com os associados.

E depois há a parte de comunicação com o exterior e o público em geral. Sou da opinião que apenas esta (Café Central não é?) é a única que não deve ter restrições. Tudo o resto deve ser restrito, sendo que a Core deve ser o mais restrito, por ser o local onde são discutidas, ou onde devem ser discutidas, as questões mais sensíveis.

3 Curtiram

Estou ainda a pensar sobre essa opção.

Parece-me que se o google “lê” toda a gente pode ler. Não sei bem como é que pode funcionar.

Estive a fazer uma leitura rápida de todos os argumentos prós e contras. Há um em que não tinha pensado muito mas que me parece de grande importância, que é o direito de cada um a não ter o seu nome e o que escreve devassado na Internet. Se pedimos às pessoas que assumam o seu nome, acho essencial que o ambiente em que publicam seja controlado.

Assim sendo, defendo que apenas o café central seja de leitura (e escrita mediante registo) ao público (e motores de busca) e tudo o resto (Sócios e Core) seja completamente fechado a não sócios da MUBi.

abraços

RF

3 Curtiram

Basicamente é como fazeres logout do FB e pesquisares pelo perfil de um amigo teu: o google tem indexado mas depois só vês os que são públicos.

Neste caso os posts da MUBi-Sócios teriam que ser públicos para leitura (ou ficaria só visível o pequeno extracto relevante à procura na página da google?), mas para participar teria que se inscrever? É como está agora. Acho que continuo sem te perceber.

Exemplo. Pesquisas no google “dores de costas bicicleta” e nos resultados tens um link para um tópico do fórum. Clicas nesse link e ele envia-te para a página de login. Se fizeres login vês a página. Ou seja, quem não for sócio encontra discussões do fórum que lhe interessa mas para as ler necessita de se registar. Se for uma pessoa que faça muitas pesquisas sobre os temas do fórum há-de tropeçar em vários links para aqui e há a probabilidade de isso o levar a registar-se para ter acesso aos conteúdos.

1 Curtiu

Isso é tecnicamente impossível! Se está indexado nos motores de busca a seu leitura tem de ser pública!

@MarioJAlves se há um problema de dieitos humanos façamos ao contrário, a categoria MUBi é privada e as outras são de leitura pública. E insisto que uma lista de mail e um fórum são tecnologias que estruturalmente têm uma abordagem diferente. Um fórum é por natureza público, uma lista de mail é por natureza tecnológica privado. Os rankings das mailing lists públicas são perto de zero, por isso raras são as vezes que aparecem nos primeiros 10 resultados de uma qualquer pesquisa.

@ricferr o ning é como uma comunidade fechada do FB , está longe de ter as características tecnológicas íntrinsecas de um fórum.

Depending on the forum’s settings, users can be anonymous or have to register with the forum and then subsequently log in in order to post messages. On most forums, users do not have to log in to read existing messages.

Eu por exemplo diria que a categoria que tem mais “sumo” é a da bicicleta e acessórios, diria que o Café Central, pela própria natureza da categoria, é a que tem, seguindo a categorização do @ruifmartins, mais lixo cibernético.

Indexei o fórum à Google, e criei exceções, mas não me recordo quais, é uma questão de se configurar:
http://www.google.com/webmasters/tools

e sendo um fórum público, o passo natural é estar indexado!

Também concordo e esse espaço existe: core!

Impossível! Tal seria defraudar os utlizadores do Google!

2 Curtiram

O NING é uma plataforma de redes sociais temáticas. Entre outras ferramentas, tem uma de fórum. Esta pode não ter as características tecnológicas avançadas do Discourse, mas é em tudo um fórum, tal como vem na “tua” wikipedia:

an online discussion site where people can hold conversations in the
form of posted messages. They differ from chat rooms in that messages
are often longer than one line of text, and are at least temporarily
archived

Também já encontrei alguns fóruns onde tinhas acesso aos tópicos, mas tinhas de te registar para ler as mensagens. Outros em que só utilizadores pagantes tinham acesso às publicações completas, caso contrário apenas lias as primeiras palavras de cada tópico ou post.

Ou seja, a afirmação

é questionável e parece não ser mais do que uma assumpção de quem escreveu aquele artigo wiki.

Quanto a mim - e também o afirmo baseado apenas na minha observação - há para todos os gostos!

abraços

RF

Eu tb ainda não estou a ver como é que funciona na prática a proposta do Bruno.

Mas depois no fim dizes…

…ficamos sem perceber se é impossível tecnologicamente (eu acho que sim!) ou porque estariamos a defraudar os utilizadores do google (e eu ralado! lol).

Se diz na wikipedia deve estar correcto! :smile:

Foste tu que acrescentaste essa frase esta manhã?! Estou a brincar. :smile:

Coloca este facto muito simples na cabeça: uma enorme percentagem (senão a maioria) dos fóruns da internet necessitam de registo para ser lidos. Esta forma de funcionamento é a regra e não a excepção em fóruns associativos que conheço - a própria ECF acabou de criar um fórum que funciona assim. Perfeitamente normal.

Como sabes a distinção entre mailling-lists e fóruns é quase inexistente nos dias que corem. Os google groups são fóruns de discussão com página da web e não me parece que os algoritmos de ranking da própria google os penalizem.

Lá está, este tipo de decisões, nem que seja para memória futura (tua e nossa) devem ser reportadas e já agora pergunta à malta primeiro! :smile:

Se bem li o tópico respectivo, convenceste-me a mim e à “core” que não havia decisão nenhuma tomada sobre a indexação, mas era só informar a google que o fórum pertence à MUBi. Estou a perceber mal?

Penso que num ponto estamos todos de acordo, os trabalhos e reflexões da CORE ficam restritas à CORE. Avancemos.

A ideia do Café Central nasceu com o intuito de criar um espaço virtual de discussão aberto a todos, logo este deve ser de leitura universal. Levanta-se a questão da participação no Café Central, na minha opinião deve ser obrigatório um registo no forum, incluindo um ‘li e aceitei as condições de participação’, por um lado porque não deve existir participação anónima, por outro porque não faz sentido convidar um amigo para o café mas ele apenas pode escutar e não pode falar, i.e., não faz sentido obrigar as pessoas a tornarem-se associados para poderem comentar assuntos que assumidamente não compromentem a Associação. Solução preferencial, que o Café Central seja de leitura aberta ao mundo, mas que a participaçãono mesmo exija um registo prévio.

As restantes categorias devem estar, nesta fase, abertas aos sócios tanto para leitura como para participação, pois são herdeiras da mailing list e não deve ser uma decisão da CORE a alterar este status quo. Tenho claro que sem antes existir uma discussão alargada (CORE e Sócios, provavelmente com direito a votação em AG) não se deveria abrir as restantes categorias ao mundo.

Mas a proposta do @joaopferreira levanta um desafio interessante, é que abrindo as categorias ao mundo teriamos uma maior visibilidade para a Associação. Mas para caminhar nesse sentido devemos primeiro fazer um percurso que tenha em conta a opinião dos sócios, que são quem vai ficar exposto à leitura pública de tudo o que publicarem. E deixa de fazer sentido individualizar o Café Central, pois se todos tiverem acesso ao Forum, que sentido tem obrigar alguém a inscrever-se neste para publicar no Café Central e de seguida obrigar a ser sócio para publicar nas restantes categorias? Nesse caso a inscrição/identificação no Forum seria o suficiente para se publicar nas diversas categorias e ser sócio seria uma categoria à parte, provavelmente pagando cotas e tendo acesso a outro tipo de privilégios/deveres.

4 Curtiram

Estou na generalidade de acordo contigo. Só alguns pontos de maior precisão:

Toda e qualquer participação activa no fórum (isto é para além da lei da leitura), seja qual for o tópico, exige registo. Isso é imutável e uma característica do discourse - e ainda bem que é assim. Por isso de acordo e avancemos.

De acordo. E bem assinalado para os incautos que este tópico está indexado nos motores de pesquisa e tem leitura universal (sem registo).

Como disse tem sempre que ter.

Aqui, sendo que o registo pode ser um não-sócio, a questão do anonimato pode ser desencorajada mas não garantida - as pessoas poderão sempre usar um pseudónimo. Mas lá está… todos sabemos quais são as regras do “café”.

O resto do tópicos, na minha proposta, estariam só abertos às participação e leitura aos sócios e a exigência será que o registo tenha o mesmo nome que o registo de sócio. Daí podemos impedir o anonimato.

Exactamente.

O que tenho vindo a alertar é que de facto não é o que está a acontecer desde a abertura do fórum! Todos os tópicos do fórum (excepto a “core”) estão abertos à leitura sem registo e indexados no google! Isso até imagino que poderá ser injusto porque se é uma surpresa para os elementos da “core” muitos sócios nem sequer que o regime da mailling-list mudou radicalmente.

Eu não tenho feito muita força sobre este problema porque o fórum estava em fase de transição e de implantação e crescimento - mas tens toda a razão foi tomada uma decisão de governança por mera alteração tecnológica!

Sobre direitos fundamentais tenho sempre dificuldade em os colocar nas mãos da maioria.

1 Curtiu

É possível, mas li à pouco que o google penaliza isso.

não compreendo o que queres dizer com “minha”. É a wikipedia, vale o que vale, e não, não fui eu quem adicionou aquela frase, se é isso que está implícito.

É impossível porque o Google não quer defraudar os seus utilizadores. Não é nada que possamos controlar.

Presumo que não estejas, mas podes confirmar no histórico e por IP:

Fonte para essa afirmação?! Nesta lista vejo muitos públicos:

colocar um fórum público na web e motores de busca é standard, logo decisão técnica que foi reportada, e além disso reversível:

se vou pedir consenso por cada passo que dou no fórum, entrego a pasta!

O debate está a ser fustigante e muito pouco produtivo. Coloquei tudo como o @MarioJAlves sugeriu no seguimento da lista. Se houver consenso em contrário, muda-se! Apenas o café central será público! Desloguem e vejam o fórum!