Apelo à CML - É preciso mais estacionamento para residentes

Mas ia usar o carro continuamente das 9h às 14h?

Eu pago uma valor anual para parquear o carro na minha área de residência a uma empresa da câmara.

A câmara tem de salvaguardar lugar a todos aqueles com quem faz contrato caso contrário está a desrespeitar princípios consagrados na constituição tais como o da boa fé.

Caso as coisas piorem vou colocar a câmara em tribunal e não o vou fazer sozinho…

Qual é o valor anual que paga a essa empresa da Câmara? No site da EMEL vejo que os dísticos para um carro por fogo são gratuitos.

Claro…

Casa-piscina

piscina-hiper

hiper-casa.

É claro que não estou sempre a andar de carro durante as 4 horas mas teria de ter o carro “requisitado” durante todo o período…

Não são gratuitos

Como assim?

1ª Viatura/fogo: Gratuito
2ª Viatura/fogo: € 30,00
3ª Viatura/fogo: € 120,00

Emolumentos=12€

Ou seja:
1ª Viatura/fogo: 12€
2ª Viatura/fogo: 42€
3ª Viatura/fogo: 132€

Mas se calhar até não seria mal pensado limitar o número de dísticos ao número de lugares existentes. E pago a um valor de m^2 realista. Assim, o problema da sobrelotação ficava resolvido.

Com o decréscimo do número de lugares que tem ocorrido a única política que poderá funcionar é a reposição dos lugares eliminados à revelia dos residentes…

Apenas nas duas zonas em que posso parquear estamos a falar de uma redução de lugares superior a 70 o que é inconcebível

12€/ano para 12m^2 dá a módica quantia de 1€/ano.m^2. Que grande lol

Ou seja, em 500 anos pagaria o que paga hoje por 1m^2 de uma garagem.

Você vê o copo meio vazio, eu vejo o copo meio cheio. Onde você vê “lugares de estacionamento eliminados” à conta do espaço público, eu vejo passeios devolvidos às pessoas. Passeios que nunca deveriam de ter sido extintos à partida.

Isto faz-me lembrar o livro do Carlton Reid “Roads Were not Built for Cars”. (sugiro a sua leitura). Quando alguns usam aquele argumento do “sai da estrada porque a estrada é para os carros!” esquecem-se que muito antes de existirem carros, já o pessoal das bicicletas fazia o forcing para a pavimentação das vias. É a mesma coisa com isto do “estacionamento para residentes”. Anda tudo a reclamar porque não têm espaço para estacionar os carros e que os passeios estão demasiado largos, mas esquecem-se que há muito tempo atrás roubaram esse espaço pedonal para fazer estacionamento.

Qual é a solução então? Se o @freire fosse o decisor, o que faria para tornar as coisas socialmente e economicamente justas?

Um lugar de garagem é coberto, está destinado a um morador e está perto da residência.

Um lugar na rua não é coberto, não está destinado a um morador especifico salvo casos muito particulares e não há garantias de se parquear próximo da residência.

Consegue ver a diferença?

Não houve espaço devolvido às pessoas. Os arruamentos que existiam eram os iniciais.

Se serviam nessa altura em que havia mais gente a circular no passeio também servem agora.

O que eu faria era deixar os arruamentos como estavam quando havia mais gente a andar a pé do que agora.

Se servia na altura também servem agora.

Lisboa cada vez está mais para os turistas e menos para os Lisboetas pois cada vez é menos uma cidade funcional para quem nela vive todos os dias e não vem apenas passar uns dias…

Não consigo ver uma diferença de 500€/m^2. Lamento. E é doentio alguém o conseguir ver.

E se os arruamentos continuassem como estavam, já havia lugar para estacionar os carros todos? Ou antes já havia falta de estacionamento?

A sua solução não é solução porque a oferta continua a ser inferior à procura. Continua a haver gente a querer estacionar o carro e a não ter lugar.

Assim sendo, repusemos os arruamentos como estavam antes mas ainda há falta de lugares. Qual é o próximo passo? O que fazer de seguida para satisfazer os residentes?

2 Curtiram

Existe uma lógica atrás disso, não é que seja consagrado na constituição o estado garantir o estacionamento dos residentes, mas o problema começou quando houve a implementação da EMEL na Lisboa cidade e as zonas mortas sem EMEL. Eu vivo numa zona morta Emel e aquilo é o parque de estacionamento para toda santa alminha que não quer pagar. Resulta que a autarquia após centenas de queixas, vai implementar EMEL, segregar parques e residentes terão lugar garantido com o dístico.
Se por um lado sou contra encher a cidade de parques, por outro estou a favor da entrada da EMEL na periferia para parar com essa chincalhada forma de estar de alguns que causa problemas aos demais.
Estou a ser justo, porque onde moro sei bem que há problemas com os moradores e os estacionamentos, mas quem não lá vive causa ainda mais transtorno. Digo eu de que.

Onde é que raio foi buscar o preço de 500€ o metro quadrado de arrendamento anual?

Forrado a ouro, só pode

  • Sim, acho 16 carros disponíveis suficientes. Se estão disponíveis, significa que o @Freire pode escolher entre 16 carros. Provavelmente há muitos mais outros, mas estão reservados. O site no mapa só mostra os que estão efectivamente disponíveis. Não é a primeira vez que consulto, existem sempre uns quantos disponíveis.

  • É acordar 15 ou 20 minutos mais cedo… Sabia que em cerca de 12 minutos consegue percorrer tranquilamente 1 Km a pé??!

  • O problema não se mantém. É atenuado. É menos um carro para estacionar. Se houvesse muito mais gente a recorrer ao car sharing, se calhar até sobravam lugares na rua.

  • Não são 10€ por hora. Isso é um tecto máximo. E para 6 horas, o tecto máximo são 30€. Ou seja, nunca iria pagar 40€… e provavelmente nem 30€, porque não usa as 6 horas e em boa parte delas o carro estará estacionado, altura em que a tarifa é reduzida. Mas mesmo que pague os 30€, são 120€ por mês e não 160€.

  • Manter um carro, com tudo o que isso implica, nunca sai tão barato como 120€ por mês… nem pouco mais ou menos.

  • As férias que se fazem de carro podem ser feitas de carro de aluguer. No fim de contas, não sairia mais caro que ter carro próprio.

Também tem outra solução: arrendar uma garagem.

Mas seja como for, sabe o que me faz mesmo confusão? É o trânsito infernal com que eu tenho de levar quando vou no autocarro! Agora parece que é hora de ponta o dia inteiro em Lisboa!! E não vejo obras a decorrerem agora no eixo central… pergunto-me qual será agora a desculpa dos automobilistas.

Antes mais volta, menos volta conseguia-se estacionar relativamente perto de casa.

Hoje em dia com menos 70 lugares para estacionar só nas zonas 9 e 17, principalmente na segunda, é muito mais complicado estacionar do que antes.

A zona 9 deverá levar uma machada em Agosto quando está previsto o início das obras de “requalificação” e, caso tal venha a acontecer, vou fazer muito barulho…

“Lisboa cada vez está mais para os turistas e menos para os Lisboetas pois
cada vez é menos uma cidade funcional para quem nela vive todos os dias e
não vem apenas passar uns dias…”

Mas o que é que isto tem a ver com o tema?!?!?!

Não são os turistas que entopem os passeios com carros estacionados em cima
deles.

Tanto preconceito e ideias erradas misturadas.

Às vezes acho que só diz estas baboseiras, para nos divertirmos um bocado.

É impossível acreditar mesmo no que diz.

Estive agora a reler Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Constituição da República Portuguesa e não encontrei lá consagrado o direito a estacionar veículos privados na via pública. Estarei a procurar no sítio errado?

Queres ter carro, PAGA o real valor dessa posse. Não esperes que o resto da sociedade subsidie o armazenamento do teu bólide, assim como as outras externalidades negativas associadas ao uso de carro.

1 Curtiu

Vá dizer isso a um miúdo que se levanta ao sábado às 7:30 da manhã para ir à natação, teria um motim em casa…

O problema mantém-se pois o carro terá ser estacionado na mesma e não o pode ser de qualquer maneira

São aproximadamente 27€ incluindo o preço do tempo que o carro está parado

Ou seja 108€ mensais, 1300€ anuais, isto se não utilizasse o sistema mais nenhuma vez no ano, coisa que iria suceder o que iria fazer aumentar os custos.

Considerando 300€ anuais para manutenção do carro, o gasto em combustível que estou a ter, o preço do IUC, o valor da EMEL, o valor da inspecção, o gasto ronda os 922€ anuais, representando uma poupança anual superior a 375€ anuais relativamente ao outro sistema.

Quem é que paga?

Ainda ficaria mais caro, as agências de aluguer de carros não estão na praça para perder dinheiro…

Não tenho dinheiro para fazer face a tamanha despesa, e mesmo se tivesse há o problema de não haver na minha zona de garagens para arrendar uma vez que vivo numa zona antiga em que os prédios não têm garagem…

Eu geralmente apenas ando de carro ao fds e pretendo ter o carro estacionado perto da minha residência para o poder usar ao fds quando saio por exemplo com o meu filho…

…tambem pode ponderar utilizar o Uber, Cabify ou Mytaxi. Pessoalmente, tenho carro e prefiro muitas vezes usar este tipo de serviço que pegar no carro e…nao ter lugar quando volto.