Bicicleta roubada: que fazer?

desculpe eu expressei-me mal: apolicia trata o roubo/furto de bicicletas
com pouca atencao"é como se não valesse o trabalho". talvez se a bike
custar alguns milhares de reais… é claro que é um patrimonio, é calro
que é crime, não importa o valor monetario. mas o cidadao acaba desistindo
tais as dificuldades para registrar a queixa a delegacia de policia. aqui é
brasil…

Em 12 de março de 2015 17:45, João Pimentel Ferreira [email protected]
escreveu:

Eu percebi Fernando :slight_smile:

em tempos roubaram-me a bicla em Lisboa, fui à esquadra apresentar queixa e o chefe de turno só faltou prender-me por estar a incomodá-lo aquelas horas com um assunto tão ‘insignificante’. Até levei fotos da bike para juntar ao processo o que o chefe de turno respondeu ‘não servem para nada’.

A polícia tem mais que fazer, e quer queiramos ou não, uma bicicleta tem por norma um valor patrimonial muito baixo comparado com um automóvel ou uma habitação, sendo o seu valor na maior parte dos casos sentimental, quase como um animal de estimação, logo a solução é um bom cadeado e nunca deixá-la por muito tempo num sítio recôndito.

Abraços

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

então não há muita diferença entre aqui e ai. outro dia em copacabana,
furtaram uma bicicleta que valia 35.000 reais(cerca de 10.000 euros) e
ficou por isso mesmo. aqui o (des)governo gasta tanto dinheiro nas sua
mordomias e benesses que sobra pouco para educação, saúde e segurança.

Em 12 de março de 2015 21:35, João Pimentel Ferreira [email protected]
escreveu:

gostei do termo “bicla” é uma nova gíria que vou usar aqui ao contrario de
bike.

Em 12 de março de 2015 22:06, jose fernando da silva neves. <
[email protected]> escreveu:

É gíria aqui da tugolândia :slight_smile:
http://pt.wiktionary.org/wiki/bicla

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que especifica o roubo e furto de bicicletas no estado. O objetivo é incluir o crime nas estatísticas criminais, para que os locais das infrações sejam identificados. O texto tem 15 dias para ser sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão.
O projeto foi levado à apreciação na Alerj após vários casos de roubos de bicicletas com uso de violência. No mais grave deles, o médico Jaime Gold morreu um dia após ser atacado enquanto andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul ,em 19 de maio.
“Da mesma forma que temos roubo a veículo, roubo a celular, roubo a estabelecimento comercial, ele cria o título roubo ou furto a bicicleta. A polícia vai poder conhecer esse fenômeno e vai poder responder a outras perguntas. Onde estão os receptadores? Da mesma forma que combatíamos o roubo de veículos. Hoje as peças das bicicletas são vendidas na internet”.

1 Curtiu

Infelizmente, quando me roubaram a minha bicicleta, o que eu pensava que era o número dela não era… Era apenas o modelo. Assim descrevi todos os danos que ela já tinha, na esperança de ter o máximo de provas que aquela era a minha. Até hoje não apareceu :cry:

Na polícia, fui à esquadra dentro do metro do Marquês de Pombal, trataram-me com todo o respeito e incluíram tudo o que eu tinha: fotografias e factura.

Não existe nenhuma base de dados de bicicletas roubadas em Portugal?

2 Curtiram

Era algo interessante para a MUBi desenvolver. Haja voluntários para propor e levar a iniciativa avante. :slight_smile:

1 Curtiu

Já em tempos sugeri isso, uma página facebook para bicicletas roubadas, pode ser alimentada pelo nosso fórum tb… é mais uma ideia que precisa de mão-de-obra.

Referi isso aqui http://forum.mubi.pt/t/o-forum-visto-por-quem-nao-tem-conta-de-socio/2402/20 mas ainda nem o “Compras & Vendas” foi criado… espero que seja brevemente, tal como uma categoria para Bicicletas roubadas, e’ fundamental.

Em Lisboa ja’ foram roubadas mais de 10.000 bicicletas . . .

A maioria aqui, felizmente, nunca teve uma bicicleta roubada, por isso e’ complicado compreender a importancia de uma categoria de entre-ajuda para Roubos aqui no forum.

A sério? Onde viste esse número?

A minha dúvida em relação a ter esta informação no fórum é se queremos uma categoria onde quem é roubado deixa uma mensagem ou se queremos um grupo de trabalho que agregue a informação e tenha contacto com as autoridades?

1 Curtiu

@MCostaHenriques Não consigo ver o link que deixaste… Uma página de Facebook já existe. Aqui está https://www.facebook.com/Bicicletas-Roubadas-Registo-Português-Anti-Furto-216172761756207/?fref=ts mas há muito que não é dinamizada. Estava a pensar em algo mais completo em que se poderia fazer pesquisa por modelo. Assim se alguém fosse comprar uma no OLX poderia verificar antes na base de dados se a bicicleta estaria por lá…

1 Curtiu

Há vários anos que vejo bicicletas na cidade mal trancadas e tenho vindo a propor uma página da MUBi só sobre o assunto.

Era a tarefa ideal para alguém que queira colaborar na MUBi sem saber como.

Sugiro algo simples e que poderá ir sofisticando com o tempo (por ordem de complexidade e tempo despendido):

  • um texto muito breve com 3-4 regras fundamentais e uma ilustração.

  • um texto ampliado com vídeos YouTube de aconselhamento (há imensos).

  • uma lista de tipos de cadeado e apreciação crítica dos mesmos

  • uma ligação a um tópico aqui no fórum onde se listaria bicicletas roubadas.

  • um script formulário onde se registavam de forma standard bicicletas roubadas

  • um mapa com o histórico de bicicletas roubadas

  • um registo nacional de bicicletas roubadas. (a última vez que procurei já existem bases de dados prontas a ser usadas).

  • Contacto automático ou agregado da informação com as autoridades

Quem pode ajudar?

6 Curtiram

Então são 10.001
A minha estava presa a um poste com cadeado kryptonite nas Amoreiras.
Fui à PSP e informaram que havia um “profissional do alicate” no bairro…
Fica o aviso.

2 Curtiram

Base de dados nacional de bicicletas roubadas: Olhos nas Rodas

Penso que é informal, sem ligação às autoridades.

Também existe o tópico Bikes Roubadas no Fórum BTT.

E a página Bicicletas Roubadas em Portugal no Facebook.

Queixa na policia.

Ver no olx e na feira da ladra…

A domingo, 11/08/2019, 00:31, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi [email protected] escreveu:

Acrescentaria aí Cash converters e outros sítes congéneres ao OLX.

Bom dia. Após ler estes comentários, resta-me a dúvida: quando compro uma bicicleta usada, basta pedir e ter a factura da bicicleta comigo (que está no nome de outra pessoa) para provar que agora é minha? Não é necessário mais elementos, como cópia da transferência do dinheiro para a pessoa ou uma declaração da pessoa em como me vendeu?
Grata desde já,

1 Curtiu