O fórum visto por quem não tem conta de sócio

Acho que dá e sei onde. Fui eu que escrevi a frase que lá está antes das alterações…

As agora estou com pouco tempo.

1 Curtiu

Pelos vistos a maioria nao se opoe a uma nova categoria “Compras & Vendas”. Vamos experimentar?

Podes adicionar essa categoria @brunobarao @jpbarreto sff

1 Curtiu

Como subs do café…

Diz-me o que devo substituir.

Acrescentar uma categoria de “Compras & Vendas” de leitura e escrita publica @Bruno_Santos

Surgiu-me outra ideia, depois de ver aqui um topico sobre um roubo de uma bicicleta, seria util criar outra categoria de “Bicicletas Roubadas”, como sabem e’ algo muito frequente.
Todos os dias diversas pessoas escrevem, pelos diferentes grupos do FB, “roubaram-me a bicicleta”.

Seria uma categoria importante para termos uma estatistica dos roubos, para quem compra bicicletas em 2ª mao ter um local onde pesquisar as bicicletas roubadas para NAO comprar bicicletas roubadas, e para podermos estar todos atentos e ajudar a descobrir as bicicletas de quem foi roubado.

Não sou a favor de mais categorias ou sub-categorias públicas. Basta ver que para alguns sócios o fórum é o Café Central.

O que é que queremos do fórum? Mais participação no Café Central ou nos grupos de trabalho?

Uma coisa puxa a outra Tiago.

Acho que todos queremos que isto se torne a maior plataforma (forum) de ciclismo urbano em Portugal.

Quanto mais utilizadores tiveres no Forum (que podem chegar aqui primeiramente “apenas” porque vieram anunciar o roubo da sua bicicleta ou querer comprar um acessorio para a sua bicicleta ou mesmo vender a sua bicicleta) mais potenciais voluntarios vais ter para os diferentes grupos de trabalho.

1 Curtiu

Sendo um passo importante mais alguém está fundamentalmente contra criar a sub-categoria “Compras & Vendas” no Café Central?

Diria que se não houver objecções de maior nos próximos dias podemos criar… e experimentar.

Tiago, imagino que a tua objecção não seja enorme. A ideia é precisamente um chamariz para depois levar as pessoas a participar mais como sócias e nos grupos de trabalho.

Tb em tempos sugeri as “Bicicletas Roubadas” - acho que esta pode ficar melhor no “Bicicletas e Acessórios” mas poderá ser uma boa ideia criar também como subgrupo do Café Central. O que é importante é assinalar convenientemente que o Café Central e sub-categorias são indexadas nas máquinas de pesquisa.

Já que parece haver consenso sobre o texto do @ruifmartins vou tentar acrescentar como cabeçalho da página principal.

3 Curtiram

Feito! Alterar um pouco o texto do Rui para ficar um pouco mais curto. Mais sugestões?

Alterei tb o “acerca” do Café Central.

3 Curtiram

Voltando a esta questão do fórum visto por quem não tem conta de sócio, reparei noutro aspecto importante:

Quando se partilham links no facebook para tópicos do fórum só acessíveis a sócios, um não sócio que siga o link encontra uma página com um seco “Pedimos desculpa, mas não tem acesso a esse tópico!”

Esta mensagem não ajuda a pessoa a perceber que o problema é não ser sócia.
Estaremos talvez a perder uma boa oportunidade de captar novos sócios.

Que tal substituir a mensagem de erro acima por:
“Pedimos desculpa, mas não tem acesso a esse tópico.
Uma possível razão é ser um tópico reservado a sócios. É muito fácil ultrapassar o problema, inscrevendo-se como sócio.”

Claro que nem sempre a razão será o utilizador não ser sócio… Por exemplo, pode ser que o tópico esteja numa categoria de um GT e a pessoa estar nesse GT nem na Core.
Esse é o risco da mensagem acima: em casos destes, pode induzir em erro.

Ideias?

joao

3 Curtiram

Já tinha pensado nisso. Mas nunca explorei onde é que se altera esta frase.

Quando e’ que crias o “Compras & Vendas” aqui no forum, Mario ?

1 Curtiu

Já tentei descobrir várias vezes como se cria novas categorias com pouco tempo disponível e não consegui. Como é uma função que uso pouco esqueci.

Algum administrador tem uma dica?

Quanto a criar uma nova categoria “Compras & Vendas”:

Quando, há ano e meio, houve uma longa discussão sobre a estrutura das categorias do Fórum, eu acabei por não a acompanhar.
Por isso fui agora ver o que lá tinha sido discutido e que consensos lá se tinham conseguido.
Reparo que a ideia de uma categoria “compras e vendas” foi só brevemente citada e recebeu opiniões a favor e contra de muito pouca gente (vendo por alto, só vi opiniões do @MCostaHenriques - a favor, @MarioJAlves - indeciso, e @ricferr - contra).

Não seria melhor lançar-se uma nova discussão para tentarmos ter um consenso mais suportado?

Também não seria melhor discutir-se a estrutura das categorias não-GT por inteiro?
Ou seja, tentarmos avaliar/discutir/redesenhar/afinar a hierarquia de categorias para não-sócios e sócios por inteiro, em vez de estarmos a fazer alterações ad-hoc (criar uma categoria aqui, outra ali, …)?

Podemos começar por criar um tópico sobre isto.
Estou certo que muitos estarão interessados em participar e (espero eu!) conseguiremos um consenso mais alargado em relativamente pouco tempo.
Da minha experiência, as decisões que conseguimos tomar após uma discussão e apoio de mais membros costumam resultar muito melhor.

3 Curtiram

Também tive dificuldade em encontrar, pois esperava encontrar isso no painel de administração, mas não.

Vais à página principal (http://forum.mubi.pt/).
No topo, onde encontras a barra com “todas as categorias | todas as etiquetas | …| Marcadores”, logo a seguir do lado direito tens um botão com 3 linhas horizontais onde encontras a opção “Criar nova categoria”.
Isto, claro, se fores admin.

joao

2 Curtiram

Eu reparei perfeitamente nesta falta de participação sobre o “compra e vendas” mas para não desanimar o Manuel por vezes na MUBi as reacções surgem quando há uma decisão. Neste caso nem isso provocou uma reacção.

A minha posição é que é uma decisão de baixo risco e por isso prontifiquei-me a avançar.

1 Curtiu

Eu acho útil uma discussão sobre as categorias não-GT, como sugere o João. Também já fiz algumas propostas, mas faz sentido discutir tudo junto. Queres lançar a discussão, @jpbarreto?

1 Curtiu

Olá,

Eu não me lembro bem de toda a discussao. Lembro-me que uma das minhas reservas era sobre se o trafego adicional seria, de facto, benefico para a MUBi ou se seria apenas um eventual custo acrescido com o servidor.

Diria que podemos avancar para ver o resultado.

Abracos

RF

1 Curtiu

Sim, avance-se… Para a frente é que é caminho, para trás mija a burra… Bora…

Não veto avançarmos com a nova categoria e depois avaliarmos como correu.

Mas, sinceramente, preferia ter pelo menos alguma discussão antes para termos pelo menos uma estratégia.

O caminho para uma mubi mais participada (+visibilidade, +sócios, +sócios ativos nos GTs) é mesmo termos mais categorias abertas a não-sócios?

Estamos prontos para moderar uma categoria tão delicada (compras-vendas atrai utilizadores falsos, artigos fraudulentos ou roubados, posts com publicidade, tópicos fora de tópico, etc). Não devíamos pelo menos pré-avaliar se somos capazes de aguentar com isso?

E quanta margem temos para aumentarmos o volume de emails (relembro que isso tem custos para a mubi)?

Desculpem o cepticismo. Penso que facilmente me convencem que estou a exagerar, mas para isso gostava mesmo de ter mais opiniões (especialmente de quem tem experiência com fóruns de compra-venda, e de quem está dentro dos custos da mubi com envio de emails, etc).

joao

2 Curtiram