Sobre a mais recente alteração ao Código da Estrada:
Se até agora (consta que algum)as autoridades levantavam problemas à utilização de assinatura digital, apesar da legislação que a equipara para todos os efeitos a assinatura presencial, calculo/espero que vá deixar de acontecer.
1 - Os atos processuais podem ser praticados em suporte informático com aposição de assinatura digital qualificada, nomeadamente através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, podendo ser utilizado o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais.
2 - Os atos processuais e documentos assinados nos termos do número anterior substituem e dispensam para quaisquer efeitos a assinatura autografa no processo em suporte de papel.
Está perfeitamente funcional. Mas neste momento só tem 3 tipos de ocorrências, ultrapassagem a menos de 1,5, sem deixar a via adjacente livre e estacionamento em ciclovia. Mas está totalmente funcional.
Peço desculpa por responder a isto tao tarde, mas há aqui duas coisas a melhorar urgentemente IMHO:
A app é para usar no “mercado” nacional/Portugal, nao faz sentido ter texto/descriçoes em ingles. O “highway code” é “codigo da estrada” mesmo e apesar de ser muitas vezes semelhante ao que se passa noutros paises, é traduzido na sua forma/texto e/ou intençao para Portugues, e como tal pode ter diferenças subtis a todos esses niveis, e como tal nao deve ser traduzido novamente.
O nome da App… o @Paulo_Andrade sugeriu um nome, mas é muito longo, e isso faz diferença pra partilhas “boca-a-boca”. Eu sugeria algo mais curto e mais abstracto: Ciclista Legal
Outra infracçao que costumo apanhar é a falta de sinalizaçao (piscas) na mudança de direcçao. É algo que nos afecta particularmente e pode causar acidentes graves. Muitas vezes ultrapassam ciclistas sem sinalizar, e por vezes os condutores que circulam atrás de camioes ou outros veiculos com visibilidade reduzida podem nao se aperceber da(s) bicicleta(s) ou da necessidade/perigo inerente a uma ultrapassagem. Normalmente costumo incluir esta infracçao juntamente com a falta de 1.5m (por ser uma infracçao mais grave)
Boas Joel, o texto em inglês é apenas uma tradução automática, considerando que o smartphone está com as definições do idioma em Inglês.
Gosto muito do nome Ciclista Legal Não me tinha ocorrido. Neste momento o nome é Bike Reporter. O @Paulo_Andrade apenas sugeriu alterar a descrição curta da app, o que já fiz de acordo com a sua sugestão. Mas gosto muito da tua proposta para o nome.
@arlindopereira, em tempos penso ter lido que tinhas skills de iOS (telelé e tablets)? ou não terás sido tu?
Achas que terias disponibilidade e interesse em fazer algures num tempo próximo uma versão para esse SO desta app? com base no código que será open-source?
@Aonio_Lourenco não era possível incluir a opção de “estacionamento no passeio”?
Só dá para seleccionar estacionamento na ciclovia, e depois não permite editar o texto…
[Assumo que não li nada do que foi discutido previamente, espero q ainda não tenham dito isto]
Mas imagina… Eu que sou uma utilizadora limitada de app’s, não vou ter duas apps instaladas no meu telemóvel com as mesmas funcionalidades. E o que acontece comigo, pode acontecer com várias outras pessoas que não são da área das tecnologias.
E sugeri essa pequena diferença, e se calhar até podes introduzir outros tipos de queixas que estejam nessa app “Denúncia de Estacionamento”, de modo a que, com apenas 1 app, consigamos fazer tudo o que duas apps conseguem. Não seria espectacular?
Tu não consegues programar o texto para aparecer diferente, consoante o tipo de queixa? Deve ser peanuts para ti!
Só mesmo para dar o exemplo, que fui testar a nova app, mas a última foto interessante que tinha era de um carro da polícia estacionado em cima do passeio. E não consegui testar a app porque não conseguia seleccionar o motivo certo.
olá Inês, os âmbitos são totalmente diferentes. Na app para denúncia de estacionamento, tem denúncias de carros estacionados em segunda fila ou em frente a garagem, no caso desta APP foca-se exclusivamente nos atos de condutores de veículos a motor que colocam em causa a segurança de um ciclista.
As apps são diferentes porque esta app para ciclistas vai reportar, por exemplo, ultrapassagens perigosas a ciclistas ou no futuro vai reportar quase-incidentes (ou seja, eventos com os ciclistas que apesar de não resultarem em nada, “ficaram por um triz”, para alertar por exemplo as autarquias que há algo a melhorar naquela zona). Ou seja, enquanto a primeira app se foca apenas no estacionamento ilegal, a segunda foca-se apenas no ciclismo urbano nas suas diferentes vertentes, daí os âmbitos serem diferentes.
Não vale a pena denunciar infracções dos agentes da autoridade: à luz do codigo actual, eles arranjam formas de ‘justificar’ as contra-ordenações, que acabam por ser arquivadas.