Bike Reporter - APP para denúncia de Ato Ilegal contra Ciclista

Boas @Herculano_Rebordao e resto da malta da Mubi.

Tentaste contactar-me por causa daquela app do estacionamento ilegal, presumo para que se faça um “fork” para denúncias de ultrapassagem perigosa a bicicletas. É certo? Tentei contactar-te hoje sem sucesso. O meu tempo também tem sido escasso por causa da miúda e do trabalho, mas gostava de avançar com isso. Como te tinha dito anteriormente tem mesmo de ser outra app pois foge completamente ao contexto e âmbito do estacionamento ilegal.

Em qualquer caso faço este tópico público para que possa haver ideias sobre o que pretendem exatamente fazer. Segundo percebo é no espírito da mesma app, mas otimizada para denúncias de ultrapassagem selvagem a menos 1,5m a bicicletas.

Contudo faço as perguntas para saber a vossa opinião:

  • como se detetará o local via gps? Ignoramos simplesmente esta funcionalidade? Há formas de incluir dados gps em fotos, mas raramente as pessoas usam essa funcionalidade quando tiram a foto
  • não permitimos que o utilizador insira fotos da câmara pois é impossível usar a app quando o evento ocorre, certo?
  • a base legal é apenas uma? Ou há variantes legais para que haja um ‘select box’ com diversas opções?
  • devemos incluir vídeo? O problema do vídeo é que não pode ir para um pdf com assinatura digital.

Abraços

10 Curtiram

Excelente. Também não te consegui telefonar.
Vamos falando por aqui.

3 Curtiram

Enviei-te um exemplo de uma denúncia que fiz, baseado no texto da tua app mas para outro fim.

O meu ponto é que então não será necessário dados de localização do dispositivo, certo?

Podem colocar aqui uma pequena lista de exemplos de infrações legais contra ciclistas e as respectivas bases legais à luz do CdE?

Acho esta ideia fantástica, mas se calhar o melhor era fazer um site, que permitisse as pessoas enviarem as suas imagens, e a partir daí fazia-se um aconselhamento caso a caso. Isto porque, do que me tenho apercebido das várias queixas que faço, tipicamente, a policia nao quer saber das pequenas ou infrações leves. Portanto é preciso analisar as imagens e avaliar se há material suficiente para contra-ordenações graves ou muito graves.

1 Curtiu

Já estou a desenvolver a APP.

Que outras infrações contra ciclistas querem incluir?

Neste momento tenho apenas a ultrapassagem perigosa

  var penalties = {
    ultrapassagem_menos_1_5m: {
      select: 'Ultrapassagem a menos de 1,5 metros',
      description: 'efetuou uma ultrapassagem sem guardar a distância lateral mínima de 1,5 m',
      law_article: 'da alínea e) do n.º 2 do art.º 38.º do Código da Estrada'
    }
  }

Posso colocar a MUBi como patrocinadora (supporter)?

3 Curtiram

@Herculano_Rebordao

Olá, vou validar isso e já te digo alguma coisa.

@anabananasplit podes por favor ajudar? Quais situações com base legal no CdE imaginas que os automobilistas possam executar contra ciclistas, para além da ultrapassagem com menos 1,5m?

Também preciso de ideias para o nome da APP (para Google Play, motores de busca, etc.)

  • Bike Reporter
  • Denúncia de Ato Ilegal contra Ciclista
  • Denuncia Ato Ilegal contra Ciclista
  • InfoCiclando
  • Ciclodenúncia
  • Relator sobre Rodas
  • Reportando sobre Rodas

Já fiz a primeira versão da APP, neste momento o Google Play está com demora de uma semana para fazer a revisão de APPs (a primeira versão é revista por pessoas, mas com a COVID está tudo atrasado).

Quem quiser testar está aqui:
https://drive.google.com/file/d/103KhDMJl-aK9pqGRWKTodDxpDvwsf53L/view?usp=sharing

@Herculano_Rebordao @MarioJAlves @JoaoBernardino @anabananasplit @jmpa

O que será feito é sempre através da APP pois é mais fácil, visto que com a APP podes tirar fotos na hora ou detectar o local. Mas depois haverá um site com todas denúncias. Quem decide ser há ou não matéria para queixa à polícia só pode ser o próprio utilizador, pois é o utilizador que é o queixoso sobre o qual o ato ilegal incide. A MUBi não pode fazer uma queixa à polícia fazendo-se de procuradora ou advogada.

Concordo. O que estava a sugerir é que o algoritmo fosse capaz de sugerir ou não essa queixa, tal como muitos outros “Sistemas de Apoio à Decisão”.

Pimentel, queres submeter essa app como abstract para o Velocity Lisboa?

https://www.velo-city2021.com/en/call-for-abstracts

o prazo é até hoje dia 30…

1 Curtiu

Sim ,sim. O que tenho exatamente de fazer?

1 Curtiu

ahahaa, citei este vídeo jurássico na candidatura :slight_smile:

4 Curtiram

Estavas gordito nesta altura… :slight_smile:
Excelente vídeo! Bela recordação…
Vou partilhar mas redes sociais.

Mas, não percebi, submeteste a candidatura?

Se estava :slight_smile:

Obrigado, depois partilha a partilha :slight_smile:

Sim, submeti.

2 Curtiram

PRECISO DO TÍTULO PARA A APP. PF VOTEM OU PROPONHAM NOVOS NOMES

    • Bike Reporter
    • Denúncia de Ato Ilegal contra Ciclista
    • Denuncia Ato Ilegal contra Ciclista
    • InfoCiclando
    • Ciclodenúncia
    • Relator sobre Rodas
    • Reportando sobre Rodas

0 votante

1 Curtiu

Embora eu tivesse gostado do vídeo, há alguns reparos que a favor da verdade e do realismo têm que ser feitos. Penso que a mior parte talvez por desactualização.

  1. Os Olivais não são a maior freguesia de Lisboa. Talvez o vídeo tenha sido feito antes da divisão administrativa que subtraíu a freguesia do Parque das Nações e aí talve fosse mesmo maior. Eu sou insuspeito para falar já que é público e toda a gente sabe que eu adoroos Olivais Sul https://pt.wikipedia.org/wiki/Olivais_(Lisboa)

  2. Os dados que tenho não são de 700 000 carros por dia a antrarem em Lisboa, mas sim 370 000 https://leitor.expresso.pt/diario/03-09-2018/html/caderno-1/temas-principais/saiba-por-onde-entram-370-mil-carros-todos-os-dias-em-lisboa

  3. Portugal tem indústria automóvel, não só fábricas como a Auto-Europa, a PSA, etc. mas sobretudo indústria de peças. No distrito de Aveiro fábricas de peças para carros são às carradas.

1 Curtiu