Bike Reporter - APP para denúncia de Ato Ilegal contra Ciclista

Eu até lhe chamaria Bike Crime Reporter.

E incluiria o reporte de roubo de bicicletas nas funcionalidades.

4 Curtiram

Pessoal, já está online

Por favor testem, testem, testem! Preciso de retorno!

@Herculano_Rebordao @MarioJAlves

6 Curtiram

Boas @Sergio_Loureiro

O vídeo é de 2010, antes da divisão administrativa das freguesias e na altura julgo que os Olivais era a maior freguesia de Lisboa em superfície

Tens razão, mas mais uma vez falamos de 2010, não julgo que fossem 700 mil mas o número era mais alto do que hoje

A palavra chave é “própria”. Eu disse “indústria automóvel própria”. As indústrias que temos são de capitais estrangeiros.

1 Curtiu

ok! mas não tenho commutado muito :frowning:

vou partilhar nas redes sociais, ok?

Olá Aonio,

tentei gerar um build para iOS e não consegui, comentei no GitHub. Também corrigi uns typos no readme.

[]s

2 Curtiram

claro, agradecido :slight_smile:

1 Curtiu

muito obrigado @arlindopereira, já te respondi lá no github, comunicamos por lá, é mais fácil

1 Curtiu

Na descrição da google store diz:
“About this app: Report to the authorities, as a cyclist, a violation of the Highway Code.”

Pode dar a sensação errada o facto de dizer “highway” uma vez que não há ciclistas na auto-estrada.

4 Curtiram

Verdade, foi uma tradução automática. Tens o smartphone em Inglês?

Primeiro, por favor, põe o foco no mudar de via, e só depois, adicionalmente no 1.5 m de distância mínima, e o abrandar, claro. Os seres humanos são péssimos a avaliar dimensões e medidas assim, fora do carro, quanto mais dentro do carro.

Acho que essa é a cena mais comum e mais “reportável”. E a cena também mais comum de ser razoavelmente deliberada.

As outras ilegalidades são muitas vezes coisas altamente propiciadas pelo contexto e pela infraestrutura (tipo falhar em ceder passagem porque a pessoa nem viu a bicicleta devido ao sítio onde ela circula).

Bom, eventualmente adicionar a isso o passar sinais vermelhos, muito deliberado. E cortar as rotundas para sair (arriscando abalroar ciclistas que continuem em frente na rotunda ou que saiam para uma via que não a da direita na faixa de rodagem de saída). São as coisas mais potencialmente perigosas.

Depois tens coisas que entram num misto de CE (não pôr em perigo utilizadores vulneráveis) e Código Penal. Atirar coisas contra ciclistas (raro em Portugal, parece-me). Insultar e ameaçar pessoas em bicicleta (a excepção, mas ainda assim, frequente o suficiente para chatear).

E há a cena do deixar pelo menos 1.5 m de distância lateral ao passar um ciclista na mesma faixa de rodagem, ou seja, mesmo quando não é uma ultrapassagem, mas o ciclista segue na via em sentido contrário ou noutra via adjacente à nossa (ou em ciclovia integrada na faixa de rodagem no mesmo sentido ou em sentido oposto).

7 Curtiram

Parece-me que a descrição de «submissão de queixa de ação ilegal contra ciclista» é incorrecta e infeliz, levando a mal entendidos e confusões. Porque, quem faz queixa nas autoridades policiais faz queixa contra alguém… Ora, pela descrição da app, até parece que é uma app para fazer queixa «contra» ciclista. Por outro lado, no âmbito jurídico, a palavra «ação» remete para o termo técnico jurídico que designa vários tipos de processos jurídicos: acão cível, ação penal, ação administrativa… O que ainda torna, do meu ponto de vista, mais confusa a descrição da app. Como tal sugiro alteração para algo como «submissão de queixa por condução ilegal de veículo a motor pondo em perigo ciclista»

6 Curtiram

Obrigado @Paulo_Andrade, fá-lo-ei. Já está na todo list

2 Curtiram

Muito obrigado @anabananasplit mas poderias sff estruturar um pouco melhor as denúncias a que te referes?

Sim, essa situação já está tipificada na APP

Segundo percebi serão estas, concordas?

  • veículo a motor falha na cedência de passagem
  • veículo a motor saiu de uma rotunda sem parar para a bicicleta seguir
  • veículo a motor cruzou semáforo vermelho
  • condutor de veículo a motor lança objeto contra ciclista
  • não ceder 1,5 m de distância quando se cruza com bicicleta em sentido contrário

Concordas @anabananasplit ? Podes dar-me base legal para cada uma destas situações? Sem base legal não podemos enviar nada à polícia?

Podes também ajudar na base legal para cada um destes casos @Paulo_Andrade ?

1 Curtiu

@Aonio_Lourenco, o q é q isto quer dizer mais concretamente? É só um campo q as apresentações das apps podem ter?

Eventualmente a MUBi poderia fazer mais q isso. Obviamente divulgando a app. Mas tb aproveitando o lançamento da app (Há uma data em q ela fica acessível ao público? Ou já está, e vai sofrendo melhorias? Ou há uma data de uma versão 1.0?) para, por exemplo, fazer um comunicado de imprensa a reivindicar acções consequentes das entidades competentes.

3 Curtiram

Estava a pensar em algo como no ecrã de arranque um texto “Patrocinado por” e com o logo respetivo da MUBi, assim como hiperligações para o site da MUBi no menu principal. Até porque os sócios da MUBi têm feito várias contribuições para a melhoria da APP e mesmo o @MarioJAlves , que também é da MUBi, mas que não fala no Café Central, tem contribuído

Isso seria ótimo!

A APP já está acessível ao público, mas pode receber sempre melhorias e alterações, aliás é esse o caminho normal da uma APP. Pode sempre haver um lançamento de uma versão nova onde a MUBi participe.

2 Curtiram

Sobre a MUBi “patrocinar”/“apoiar”, parece-me q faz todo o sentido. Mas tem de ser uma decisão da Direcção (Vou partilhar com o resta da malta, e damos uma resposta na próxima semana)

Mas uma coisa q ainda não percebi, é se a app já está “funcional”. Ou seja, se já pode ser utilizada para fazer uma denúncia?
Ou está ainda e só em testes?

Acho q a MUBi só a deve divulgar, quando esteja minimamente funcional (se bem q isto seja um bocado vago).

Não percebi isto:

… não sei se tem alguma relação com a minha sugestão de comunicado de imprensa.

2 Curtiram

Sim tenho em inglês.

1 Curtiu

Sobre a mais recente alteração ao Código da Estrada:

Se até agora (consta que algum)as autoridades levantavam problemas à utilização de assinatura digital, apesar da legislação que a equipara para todos os efeitos a assinatura presencial, calculo/espero que vá deixar de acontecer.

Decreto-Lei n.º 102-B/2020

Artigo 169.º-A

Forma dos atos processuais

1 - Os atos processuais podem ser praticados em suporte informático com aposição de assinatura digital qualificada, nomeadamente através do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, podendo ser utilizado o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais.

2 - Os atos processuais e documentos assinados nos termos do número anterior substituem e dispensam para quaisquer efeitos a assinatura autografa no processo em suporte de papel.

6 Curtiram

Está perfeitamente funcional. Mas neste momento só tem 3 tipos de ocorrências, ultrapassagem a menos de 1,5, sem deixar a via adjacente livre e estacionamento em ciclovia. Mas está totalmente funcional.

2 Curtiram

Peço desculpa por responder a isto tao tarde, mas há aqui duas coisas a melhorar urgentemente IMHO:

  1. A app é para usar no “mercado” nacional/Portugal, nao faz sentido ter texto/descriçoes em ingles. O “highway code” é “codigo da estrada” mesmo e apesar de ser muitas vezes semelhante ao que se passa noutros paises, é traduzido na sua forma/texto e/ou intençao para Portugues, e como tal pode ter diferenças subtis a todos esses niveis, e como tal nao deve ser traduzido novamente.
  2. O nome da App… o @Paulo_Andrade sugeriu um nome, mas é muito longo, e isso faz diferença pra partilhas “boca-a-boca”. Eu sugeria algo mais curto e mais abstracto: Ciclista Legal

Outra infracçao que costumo apanhar é a falta de sinalizaçao (piscas) na mudança de direcçao. É algo que nos afecta particularmente e pode causar acidentes graves. Muitas vezes ultrapassam ciclistas sem sinalizar, e por vezes os condutores que circulam atrás de camioes ou outros veiculos com visibilidade reduzida podem nao se aperceber da(s) bicicleta(s) ou da necessidade/perigo inerente a uma ultrapassagem. Normalmente costumo incluir esta infracçao juntamente com a falta de 1.5m (por ser uma infracçao mais grave)

2 Curtiram