Carros verdes (?)

unless the US’s dependence on cars in towns and cities falls drastically, the transition to lithium battery-powered electric vehicles by 2050 will deepen global environmental and social inequalities linked to mining – and may even jeopardize the 1.5C global heating target.


https://electrek.co/2022/05/17/norway-rolls-back-ev-incentives-while-boosting-walking-and-cycling/

the country is eyeing its next strategic move toward an even greener future, and that means fewer private cars (even electric varieties) clogging the roads in favor of walking, cycling, and taking the bus.

it isn’t hoping to simply replace combustion engines with electric counterparts 1:1 but motivate people to get out of their private vehicles and walk, cycle, and take public transport,

Electric cars give us greener transport, but they also have a clear intermodal competition with public transport in urban areas. We must make it more attractive to travel by public transport, cycle, and walk.

5 Curtiram
4 Curtiram

A wolf in sheep’s clothing: Exposing the structural violence of private electric automobility

3 Curtiram

Temos um parque automóvel muito envelhecido e o setor continua a reclamar incentivos ao abate. Admite repor o incentivo?

O nosso compromisso com o transporte público é muito significativo, ainda agora na reprogramação colocámos um grande investimento em Braga que não estava no PRR, o BRT de Braga, e garantimos que ele é executado até ao final de 2026. Temos investimentos muito significativos no metro de Lisboa e no metro do Porto. E queremos reavaliar os incentivos da mobilidade elétrica. À semelhança do que acontece noutras áreas da promoção do consumo adequado, talvez avancemos para uma lógica de redução da tarifa de eletricidade e, futuramente, de hidrogénio nos transportes, em vez de continuar a investir em equipamentos. Este ano vamos manter os apoios nos mesmos termos, mas avaliaremos se não faz sentido começarmos a ter, sim, uma diferença grande entre o consumo de eletricidade para automóvel e o combustível fóssil.

Vão reduzir a tarifa?

Estamos a analisar se faz mais sentido continuar a apoiar os automóveis ou reduzir a tarifa de forma significativa, criando um incentivo por via da comparação. Para criar uma diferença grande com os combustíveis fósseis.





No sentido oposto ao q disse o Duarte Cordeiro:

The government will have to find a replacement for vehicle-fuel duty


2 Curtiram

Mais um problema causado devido aos carros eléctricos.

1 Curtiu

Problemas de poluição gerados por carros eléctricos…

1 Curtiu
2 Curtiram

Obviamente que são as bicicletas eléctricas!

Poeira tóxica de pneus: Esta fonte de poluição por microplásticos pode ser a pior de todas

5 Curtiram

1 Curtiu
3 Curtiram
1 Curtiu

Notícia BOMBÁSTICA! CEO da Ford Acaba de ENCERRAR a Produção de Carros Elétricos!

URGENTE! CEO da GM Choca TODOS os Fabricantes de Carros Elétricos!

A General Motors está à beira da falência e a CEO Mary Barra deve culpar o impulso por carros elétricos

2 Curtiram

Parece-me uma boa medida vinda de França.

Queres dizer boa medida em q sentido?

Pelo q percebi, a ideia é proteger a indústria automóvel francesa, pq a China consegue produzir carros elétricos melhores q os europeus a um preço mais barato.

Já pensei q será a indústria automóvel chinesa a salvar a mobilidade na Europa.
Não é só uma questão de preço. A indústria chinesa está uma década à frente da europeia, têm acesso aos recursos minerais, etc.
Só será possível venderem-se apenas carros elétricos em 2035 (e redução progressiva da venda de ICE até lá) se for com uma grande fatia de carros chineses. Ou então - e aqui está o “salvar” - com uma redução significativa da venda de carros.

Por isso, ou a Europa verga à China no mercado automóvel, como teve de vergar nos painéis solares (e pela mesma razão, por a indústria chinesa estar muito mais à frente), ou transforma radicalmente a mobilidade para precisar e usar muito menos carros.
Ou, 3a opção, deita por terra os objetivos climáticos.

2 Curtiram

Em que obriga a China e outros países asiáticos a produzir com menos emissões, é uma forma de efetivar o Carbon Border Adjustment Mechanism. Não duvido que eles o consigam fazer, se sentirem esta pressão por parte da Europa e dos Estados Unidos.