Carros verdes (?)

Mais um problema causado devido aos carros eléctricos.

1 Curtiu

Problemas de poluição gerados por carros eléctricos…

1 Curtiu
2 Curtiram

Obviamente que são as bicicletas eléctricas!

Poeira tóxica de pneus: Esta fonte de poluição por microplásticos pode ser a pior de todas

5 Curtiram

1 Curtiu
3 Curtiram
1 Curtiu

Notícia BOMBÁSTICA! CEO da Ford Acaba de ENCERRAR a Produção de Carros Elétricos!

URGENTE! CEO da GM Choca TODOS os Fabricantes de Carros Elétricos!

A General Motors está à beira da falência e a CEO Mary Barra deve culpar o impulso por carros elétricos

2 Curtiram

Parece-me uma boa medida vinda de França.

Queres dizer boa medida em q sentido?

Pelo q percebi, a ideia é proteger a indústria automóvel francesa, pq a China consegue produzir carros elétricos melhores q os europeus a um preço mais barato.

Já pensei q será a indústria automóvel chinesa a salvar a mobilidade na Europa.
Não é só uma questão de preço. A indústria chinesa está uma década à frente da europeia, têm acesso aos recursos minerais, etc.
Só será possível venderem-se apenas carros elétricos em 2035 (e redução progressiva da venda de ICE até lá) se for com uma grande fatia de carros chineses. Ou então - e aqui está o “salvar” - com uma redução significativa da venda de carros.

Por isso, ou a Europa verga à China no mercado automóvel, como teve de vergar nos painéis solares (e pela mesma razão, por a indústria chinesa estar muito mais à frente), ou transforma radicalmente a mobilidade para precisar e usar muito menos carros.
Ou, 3a opção, deita por terra os objetivos climáticos.

2 Curtiram

Em que obriga a China e outros países asiáticos a produzir com menos emissões, é uma forma de efetivar o Carbon Border Adjustment Mechanism. Não duvido que eles o consigam fazer, se sentirem esta pressão por parte da Europa e dos Estados Unidos.

O que não falta por aí na Internet são vídeos de carros eléctricos chineses a pegarem fogo. Deixo aqui só um exemplo:

1 Curtiu

Isto não quer dizer que façam carros melhores. A maior capacidade da China é pegar numa coisa e escalá-la numa produção de milhões. Não melhora em nada a qualidade de cada produto produzido.

E até me faz lembrar as famosas palavras de Estaline: “A quantidade tem uma qualidade muito própria”…

In 2019, 43% of people killed by motor vehicles were walking, using a wheelchair or riding a bike.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-03-07/evs-can-t-fix-a-global-epidemic-of-car-harm-study-finds

1 Curtiu

Na UE:

Car occupants (drivers and passengers) represented 45% of all fatalities, while pedestrians accounted for 18%, users of powered two-wheelers (motorbikes and mopeds) 19%, and cyclists 10%. The patterns change significantly depending on age. Among those aged 65+, pedestrians represent 29% of fatalities and cyclists 17%.

Within urban areas, vulnerable road users (pedestrians, cyclists and users of powered two-wheelers) represent almost 70% of total fatalities. Urban road user fatalities occur overwhelmingly when a crash involves cars and lorries,

Ainda assim, quer na totalidade e até ligeiramente mais nas zonas urbanas, cerca de 1/4 das mortes de ciclistas não tem outro veículo envolvido.

Não sei como trataram as trotinetes. Talvez até não tenham relevância em números absolutos. Mas em Portugal, como para efeitos do CE são equiparadas a velocípedes, as autoridades costumam mete-las no grupo de ciclistas.

2 Curtiram