Ciclovia da Avenida Almirante Reis

Leak da sessão de hoje sobre Av Almirante Reis:

1 Curtiu

Estive na sessão. Como um dos slides mostra, segundo o arquiteto que apresentou a proposta, não há redução de estacionamento.

1 Curtiu

Duas faixas de rodagem só promovem uma coisa “velocidade”. O trânsito entupirá mais à frente. Se houver semáforos “inteligentes” mais uma razão para competir pelo verde. Não faltam exemplos disso em Lisboa. Nem uma menção do peão nesses slides. O separador central evita que o peão tenho de atravessar 4 faixas com trânsito alternado.

2 Curtiram

Resumo do que foi apresentado:

1 Curtiu

Gosto da abertura à discussão pública e apresentação de dados e justificações das decisões. Só algumas freguesias organizaram isso no mandato anterior. E é bom que não vão retirar completamente a ciclovia como tinha sido praticamente prometido.
Ainda assim é estar a tirar utilizadores de bicicleta da frente dos automóveis para poderem andar mais depressa, e concentrá-los no caminho das ambulâncias… quem passar por lá e ouvir uma, terá sempre que sair da frente. O separador central é pequeno e é ficar apertado entre uma ambulância a descer e carros a 50km/h ou mais a subir. Uma bicicleta mais pesada ou mais larga pode não ter grande capacidade para fugir… Pode ser que o pouco transito a descer permita as ambulâncias desviarem-se de vez em quando…
Não é bom… mas podia ser pior…

Por um lado acho que não nos devíamos contentar com isto, por outro lado estou cansado de só se falar da AR como se fosse o único problema da rede ciclável da cidade.

5 Curtiram

Que palhaçada, isso parece mais uma terceira solução temporaria.

2 Curtiram

Segundo o arquiteto que apresentou na Terça, é mesmo para ser temporário. É um “penso rápido” para resolver o problema do escoamento do trânsito. Se funcionar bem, eles consideram transformar em solução definitiva.

1 Curtiu
1 Curtiu

Vale a pena ler tudo!

“Temporariamente vamos resolver uma parte do problema que é retirar já uma parte daquela ciclovia para escoar o trânsito, mas no longo prazo aquela avenida tem de ter duas faixas nos dois lados e, depois, pode ter a ciclovia, mas isso tem de ser um projeto de reperfilamento da própria Almirante Reis”, afirmou Carlos Moedas, na reunião pública do executivo camarário.

Acho engraçado a forma como fizeram passar a alteração, para criar a ideia que a ciclovia vai ser reduzida a metade, isso tudo para lavar a face perante Arroios…

1 Curtiu
1 Curtiu
1 Curtiu

A massa crítica já se está a organizar para amanhã
https://www.facebook.com/events/1068508230725301/

E vai haver uma iniciativa no Domingo


https://www.facebook.com/events/1192855011569118/

E está a haver uma petição pelas esplanadas de Lisboa, que a JF Arroios informou a retirada

2 Curtiram

Uns clipes da Massa Crítica

No Marquês de Pombal

Link alternativo

Na Praça do Município

Link alternativo

Na Rua da Prata

Link alternativo

Na Almirante Reis

Link alternativo

Timelapse

Link alternativo

A MUBi e a Massa Crítica podem usar os videos, se quiserem :+1:

10 Curtiram

A Giulia criou um álbum de fotos/vídeos partilhado :slight_smile:

7 Curtiram

UAU, fixe, não sabia que a massa crítica ainda se fazia.

Comecei a fazê-la há tantos anos, que pensei que tivesse sido descontinuada

1 Curtiu

Este vídeo tem mais de 10 anos já

7 Curtiram

Gira e volta a girar…

2 Curtiram
3 Curtiram

Esperemos que os meios de comunicação nacional passem a ter em consideração que 99.999% do país não está numa avenida de Lisboa.

4 Curtiram