Ciclovia da radial de Benfica em Monsanto, Lisboa

Filipe, falas de um caminho alternativo à ciclovia?

Gosto muito dessa ciclovia.
Fazia-a todos os dias para Sete-Rios mas quando apanhei 2 sustos valentes, um com uma senhora a passear o seu bobi e outra com um gajo a fazer abdominais (precisamente depois da saída do gradeamento no sentido Serafina-PinaManique) comecei a ir por dentro de Monsanto.

No entanto, de todas as que conheço, é a que acho estar mais bem construída.
Tem um defeito, a meu ver, é que os peões, neste caso podem circular na ciclovia segundo rege o artigo 78º alínea 4 pelo que ali temos mesmo de ter cuidado.

2 Curtiram

@pmmsanches, sexta 8:30 inicio da ciclovia! @Nuro_Carvalho, @Eduardo_Santa e quem mais quiser, apareçam!!!

2 Curtiram

Por Monsanto: http://veloviewer.com/segment/3907979/

Eu hoje filmei isso! O caminho alternativo à ciclovia que o @Filipe_Pinto me ensinou …
Ou melhor, só a parte da rotunda de pinamanique até aos pupilos, depois não fiz a segunda parte por dentro de Monsanto mas pela ciclovia

Ontem no regresso a casa o meu vizinho commuter levou-me pelo meio de Monsanto, em subidas que nunca mais acabavam, foi giro e tal mas não tenho pedalada para fazer todos os dias…

Na sexta se puder lá estarei!

A pedalada ganha-se. Eu lá atrás falei que comecei a ir para o trabalho pela ciclovia da Radial, mas a verdade é que rapidamente a troquei pelos trilhos de Monsanto. Só quando chovia é que usava a ciclovia, para não chegar ao trabalho cheio de lama. Ultimamente tenho voltado a usar a ciclovia, mas porque tenho andado preguiçoso.

1 Curtiu

Como já tenho dito, sou mais um para quem essa ciclovia fez com que
considerasse, muito timidamente, experimentar ir para o trabalho de
bicicleta.

A “gincana” com o gradeamento no fundo pode ser bem perigosa em dias de
chuva. Por vezes, e por mais cuidado que tenha, derrapo ligeiramente com
a roda traseira quando lá passo. Nei sei como é que quando chove não há
lá pessoas estateladas todos os dias. Uma vez também escorreguei numa
poça de água com algum lodo no fundo a meio da gincana e dei
literalmente uma volta de 360° na bicicleta já com um pé no chão.

Como já disseram, o piso junto ao muro dos Pupilos do Exército está
completamente oco por baixo e aquilo mais dia menos dia vai abaixo com
alguém a cair lá dentro. :confused:

As “extremidades” da ciclovia, tanto perto da Serafina como de Pina
Manique são muito estreitas e não dão para duas bicicletas se cruzarem
em segurança. É preciso muito cuidado para fazer cruzamentos e
ultrapassagens aí. Ainda por cima, na “tangente” à Segunda Circular,
aquela inclinação permite a quem vem a descer ganhar uma velocidade
considerável. Cuidado e atenção são muito necessários.

Incidentes com pessoas a correr ou a passear os cães (sem trela), vão
acontecendo de vez em quando. Talvez por muita sorte nunca tive nenhum
especialmente grave.

Apesar disto tudo, é das partes do meu percurso onde posso pedalar mais
relaxadamente ao mesmo que rolo a boa velocidade. É um tirinho "saltar"
entre Lisboa e a zona sub-urbana de Alfragide. Existem alternativas mas
são bastante mais demoradas ou inconvenientes (por exemplo, passar por
dentro de Monsanto implica ficar com a bicicleta completamente suja de
lama no Inverno e pó no Verão).

3 Curtiram

@Paulo, portanto é para ti uma boa ciclovia, certo?
Querias dizer radial de benfica e não a segunda circular?

É boa e não é. :slight_smile: Digamos que é muito útil apesar dos pontos negativos
que tem.

Queria mesmo dizer tangente à Segunda Circular, é aquela parte com
declive acentuado perto da Rotunda de Pina Manique.

2 Curtiram

Epah, @Paulo, lembraste-me que este ano, houve uma altura que nem era preciso ir por dentro de Monsanto para apanhar lama… quando tivemos direito aquela pista de cross em plena ciclovia, uma das vezes pisei uma pedra nesse sitio, e por pouco n fui ao chão eheh, para além de ficar sempre todo sujo :stuck_out_tongue:

Houve um vez que eu estava a regressar a casa, já de noite e depois de
um dia de fortes chuvadas… E a ciclovia perto dos Pupilos do Exército
(nessa zona da lama) estava completamente submersa. Ainda estava a
pensar arriscar passar, mas depois reparei que a água me ia ficar por
cima dos joelhos!

Acabei por ter que fazer um desvio por dentro de Monsanto, onde a
situação não estava muito melhor. Cada caminho parecia um autêntico
riacho com água a escorrer abundantemente lá do cimo de Monsanto cá para
baixo.

Como aconteceu ao J naquele dia de inverno?

2 Curtiram

Quando assim é, o melhor é levar a canoa.

Gosto! Primeiro é uma alternativa à “auto-estrada”. Segundo, as curvas acrescentam uma componente lúdica ao trajecto. Suponho que não seja partilhada com peões… Isso já tornaria as coisas diferentes. Espero que a mantenham funcional, sem buracos e sem vegetação. Vídeo giro e boa banda sonora! :slight_smile:

3 Curtiram

É raro passar nessa zona.

Lembro-me de um dia em que acabei por fazer mais 3 ou 4 quilometros por
querer seguir a ciclovia e depois para passar para dentro de Lisboa tive
que andar um bom bocado em frente.

1 Curtiu

Não conheço a ciclovia em causa (uso diariamente a ciclocoisa de st* apolónia que é um fantástico percurso de obstáculos). Mas em relação à primeira pergunta: não há dúvida nenhuma que as ciclovias são essenciais para haver mais gente a trocar o carro pela bicicleta. A razão número 1 que oiço para não usar uma bicla é o medo de andar na estrada. A bicicleta para ser verdadeiramente universal é preciso ser acessível a todos, e para isso é preciso que todos se sintam em segurança. Neste momento em LX só os mais destemidos é que ousam levar razias dos taxistas a 90+km/h em zonas de 40.

Para teres desde crianças de 6 anos a irem para a escola, a idosos nas compras do dia a dia, precisas de ciclovias, não há volta a dar. E isso sim, é um transporte universal, capaz de transfigurar a face de uma cidade, ao aproximar as pessoas da mesma, a rentabilizar e a reforçar o comércio local, para não falar da qualidade de vida. Estar no centro de uma capital e só se ouvir o barulho de correntes a mudar de carretos é algo sublime que eu gostava que todos experienciassem. Enfim.

2 Curtiram

Então não é uma ciclovia, é uma faixa pedo-ciclável, é isso?

sim, infelizmente é partilhada…

Um aspecto - a meu ver essencial - que devia ser melhorado na ciclovia da Radial é a ligação à ponte pedonal/ciclável que passa por cima da Radial e da linha do comboio e faz a ligação à ciclovia de Benfica (que por sua vez liga a Telheiras, Campo Grande, etc.).

Tive de fazer recentemente esse percurso e, para além de não haver sinalização nenhuma, não existe um percurso ciclável - existe um percurso de terra batida, que a maioria das bicicletas citadinas (a minha dobrável claramente incluída) não faz. Não por ser inclinado, mas por ser extremamente irregular, é mais um carreiro que um caminho. Há ainda uma escadaria de madeira a superar.

A meu ver, este melhoramento, a ser feito com um traçado adequado, significaria uma ligação muito mais fácil e óbvia para todos aqueles que venham, ou queiram ir, para/por Benfica. Representaria uma excelente ligação para tanta gente que por ali mora e se dirige diariamente para o meio de Lisboa. E tão fácil de fazer que seria.

4 Curtiram

Ontem à tarde ia atropelando um cão, ainda chamei a atenção do dono… mas como este vinha com phones nos ouvidos… achou por bem levar o cão à solta!!