Ciclovia da radial de Benfica em Monsanto, Lisboa

Isto era um grande melhoramento. Quiçá uma futura proposta para o OP 2016?

1 Curtiu

Vou tentar. Mas tenho passado por lá um pouco depois das 8:30.

Para mim tem mm q ser 8:30 senão atraso-me muito…

Só de um lado @joaopgmaria, por isso os peões só estão autorizados a ir de pina-manique para a serafina eheheh

1 Curtiu

Hahaha, quais ovelhas orientadas só num sentido!

Independentemente de como está designada no ordenamento, rege o artigo que os peões podem circular em pistas reservadas a outro efeito quando não lhes esteja reservada uma e, nos meus 2 cêntimos, não exista alternativa.

Existe sim um troço onde não podem circular, que é aliás onde acontecem sempre “sustos”, na chicane

1 Curtiu

Não sou cliente assíduo, mas creio que a “ligação oficial” é feita junto à gincana, lembro-me de ver lá a placa a indicar a ciclovia para a Quinta da Granja (que é junto ao Colombo). O percurso será qualquer coisa como este:

De qualquer forma, concordo que neste caso, a ligação deveria ser mais friendly.

1 Curtiu

Vou tentar estar na entrada da ciclovia às 8h30. Caso não esteja, já sabem,
eu apanho-vos mais à frente. :wink:

(caros @Filipe_Pinto, @pmmsanches, @Eduardo_Santa, tenho a mini-me doentinha, amanha nao vos irei acompanhar)

Para quem não conhece a ciclovia no seu todo, está aqui um video de um meu commute onde se vê toda a extensão desta ciclovia:

(é andar para a frente até encontrar…)

Confesso que nunca reparei em sinalização que indique que a ciclovia é
na realidade uma “ecovia” partilhada entre bicicletas e peões.

Eu por princípio não tenho problemas nenhuns em que seja partilhada. Eu
costumo regressar a casa já tarde (às vezes quase às 21h) e
principalmente de Inverno quando anoitece muito cedo é de certa forma
tranquilizador cruzar-me todos os dias com várias pessoas a caminhar ou
a correr na ciclovia. Dá-me uma certa sensação de segurança. Caso
contrário a ciclovia estaria deserta nessas horas mais tardias -
infelizmente, isso sim, ainda não há assim tanta gente a passar lá de
bicicleta.

O que realmente me chateia são apenas estas situações:

  • Cães sem trela
  • Pessoas com auscultadores, completamente alheadas do que os rodeia, a
    ocuparem toda a largura da ciclovia.
2 Curtiram

Como assim? ainda ontem comentaste esta imagem… nunca reparaste na sinalização? :smile:

Concordo cntg, no tema dos cães e total distração da malta dos phones (isto é tudooo meu!), enfim…

Confesso que nunca tinha olhado com olhos de ver para essa sinalização
vertical!

E hoje, depois de ter participado nesta discussão, passei lá e voltei a
não reparei nesses. Mas reparei que na zona dos Pupilos do Exército está
um sinal no início da ciclovia a seguir à “chicane” apenas com o símbolo
da bicicleta. Em que ficamos afinal?! O_o

1 Curtiu

@Paulo,
de Pina Manique ao Pupilos é partilhada.
dos Pupilos até à rotunda da Serafina não é.
alguém fiscaliza? no one cares… :frowning:

@pmmsanches,


do 11m20s em diante tens parte da arternativa à ciclovia.

@Filipe_Pinto,
a mini-me está a recuperar bem, se não tiver febre vou tentar lá estar.
Às 8h30 se não estiver no horizonte arranquem…

Combinado! Uma rápida recuperação para s mini-me :slight_smile:

Que engraçado, para mim das melhores ciclovias é a do Campo Grande.
Mas é como se costuma dizer, eles só não cometem erros onde não dá para cometer. Por que de resto, erram sempre.

1 Curtiu

Na zona dos SSs, há outro aspecto que creio que ninguém ainda aqui falou - a ligação à ponte pedonal. Atualmente quem vem da ponte tem que se descer tudo, e para seguir para Pina Manique, tem voltar a subir… era tão fácil fazer algo assim (e claro, para ser bem feito, com a devida adaptação de traçado e gradeamento para evitar o angulo recto e melhorar a visibilidade no cruzamento):

Outro aspecto a melhorar são as saídas “não oficiais” da ciclovia, que deveriam ser tratadas e mellhoradas. Lembro-me de duas: a que fica por baixo da ponte que liga perto do Califa, e a outra logo a seguir que permite ligar à Casa do Gil.

2 Curtiram

Essa ligação era boa. Melhor ainda era terem feito a ciclovia a ir em frente :yum: :

Mas antigamente ia em frente. Ainda consegues ver os resquícios desse troço. Só que forçava uma intercepção com a estrada. Logo abrandas um pouco a marcha e reparas…

Sim, sim. Nota-se bem ainda a ciclovia velha. Não a cheguei a conhecer nesse formato. Mas em vez de fazerem a ponde perpendicular ao percurso, podiam ter feito a ponte a direito. Mas pronto, se calhar sairia mais caro.

1 Curtiu

Muito mais cara, diga-se… esse traço a vermelho do lado direito, dava uma rampa quase a 45º eheheh Ou seja, para fazer a ponte por cima desse ramal de acesso que foi feito já depois da ciclovia, implicava uma ponte enorme, que para ser ciclável, teria umas boas centenas de metros - assim resolveram a coisa com uma ponte curta e o resto ficou já a acompanhar o declive do terreno.

Mas agora diga-se também, que os custos de fazer uma solução mais directa e com menos declives ao longo de TODA a ciclovia, seriam sempre muito inferiores ao que custou esse ramal de acesso rodoviário.

Nas últimas centenas de metros antes de se começar a subir para Pina Manique, irrita-me solenemente que a ciclovia desça, quando uma ligeira deslocação de terras permitia que o declive fosse muito menor… mas lá está, é preciso não esquecer que a ciclovia teve custo quase zero - a Radial foi construida com bermas gigantes, e simplesmente aproveitaram as mesmas, colocando o separador e pintando de vermelho - ainda assim, as vias e as bermas da radial continuam gigantes - bem que podiam ter feito a ciclovia com mais largura - quem sabe no futuro, quando pensarem em repintar a coisa, não aproveitem para empurrar um pouco mais os separadores para o lado, alargando a ciclovia (wishful thinking :stuck_out_tongue: )

1 Curtiu