Ciclovia na guerra junqueiro - precisamos de votos

Não acham que é barulho a mais para mais um retalho de ciclovia?
Irá ligar a alguma outra? Serão estes tão poucos metros de ciclovia tão relevantes para a mobilidade suave em Lisboa no geral?

Sem dúvida que tornará esta avenida mais “limpa” porque como está é uma abominação visual, tal é o entulho de carros ali…
Sem dúvida tirar dali tanto carro. Sem dúvida que a tornem mais agradável a quem passa e a quem mora. Sem dúvida que há um parque de estacionamento na Praça de Roma!

Mas vai-se continuar a ter o mesmo problema de quem quer ir ou vir da Baixa.
Tirando a frente ribeirinha, para sair da Baixa ou ir até ela, não existem condições para quem use as bicicletas. Falando mais especificamente quem quer ir pelo Martim Moniz/Alm. Reis ou pelo Rossio/Restauradores. Ok a seguir há uma pseudo via partilhada na Av. da Liberdade…
A própria Baixa deveria, para o bem da própria e de todo o seu património arquitectónico e das pessoas, ser reduzida pelo menos 50% do tráfego automóvel. Tem um potencial enorme para ser uma das zonas mais influentes a nível de lazer, se criarem mais condições para os pedestres e outros meios de mobilidade suave. É uma zona que deveria ser considerada “protegida” ou algo do género mas é constantemente ignorada da sua importância arquitectónica, histórica e social.

Posto estas minhas considerações e dúvidas volto a perguntar: A ciclovia na Guerra Junqueiro é de facto relevante e prioritária para nós utilizadores da mobilidade suave?
Não deveremos fazer barulho para que não sejam só aqueles metros mas uma maior extensão da ciclovia e que faça ligação com outras? Por exemplo, que desça pela Almirante? Ou Que suba pela Av. de Roma e ligue à de Alvalade? Ambos?

Esta conquista faz-se de pequenos passos. E por isso tudo é relevante.

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A Av Roma é uma das ‘praças’ do projeto da CML ‘uma praça em cada bairro’, pelo que quando for intervencionada deve ter uma ciclovia (assim o espero e lutarei por isso). Seja como for, vindo da baixa para a zona do Areeiro é um alívio virar à esquerda na Alameda e entrar em contra-mão na Guerra Junqueiro, nem que seja porque saímos do meio da poluição.

Dito isto, acho que devemos lutar por todos os trocos dedicados aos modos activos, mesmo que neste momento pareçam desarticulados.

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Não. E qualquer pessoa que venha da Almirante Reis para Alvalade, Técnico ou eixo central pode explicar-te porquê.
Sempre fiz a Guerra Junqueiro em contramão. E mesmo que a ciclovia não avance continuarei a fazê-la.

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nao :slight_smile:

esta avenida faz a ligacao com menor declive e mais direta entre dois grandes eixos da cidade que têm a cotas diferentes.
a alameda é a porta de entrada na almirante reis, faz a ligacao ao IST, vai ter uma estacao de GIRAs no fim da Guerra Junqueiro, e claro liga a Av Roma que supostamente irá ter ciclovia.

mesmo sem ciclovias, durante quase 1 ano fiz a guerra junqueiro todos os dias em contra mao para o trabalho, e mesmo atualmente se estiver na almirante reis e tiver de ir para qualquer zona mais alta vou por la (roma, alvalade, campo grande, telheiras etc)

pode parecer uma ciclovia “perdida” na rede atual, mas sem duvida que é mais importante que outras ciclovias já feitas como a Visconde Valmor ou até a Duque de Avila… nas avenidas novas se uma rua tem sentido inverso ha outra ao lado que serve com declive igual… a guerra junqueiro nao tem nenhuma alternativa :slight_smile:

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Ok, compreendo todas as opiniões!

Nesta altura do campeonato, esperaria um pouco mais de ambição até por parte da CML…
Faz imensa falta uma ciclovia (ou uma boa e segura via para bicicletas!) que ligue a zona da Baixa até pelo menos à estação Roma/Areeiro, até porque dali saiem comboios que ligam com a outra margem, nomeadamente os que vão para Coina/Setúbal.

Bem mas espero sinceramente que seja o inicío de uma grande ciclovia, que ajude realmente quem já usa esta rua e que traga muitos mais!

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ja agora, estive a ver uma reuniao da CML onde falam da ciclovia

parece que para compensar a perda de lugares aqui, vao fazer obras na Avenida do Mexico para aumentar o numero de lugares lá.
A CML ainda está na fase em que sente que tem de negociar/compensar cada lugar de estacionamento perante os moradores e companhia para conseguir ir fazendo obra.

Mas pronto, passo a passo as coisas vao avançando

se quiserem ver é nesta parte:

mais a frente o mesmo vereador volta a falar da ciclovia e obra

Passei lá no fim de semana, e as marcações no alcatrão, são para os carros
em espinha, ponto final.

Não vi qualquer indicio de se ter pensado em projectar a ciclovia desde
inicio, tendo em consideração que andaram por lá a fazer “melhorias” à
Avenida.

É absolutamente escandaloso/vergonhoso, que algo que tinha sido ganho em
orçamento participativo, seja apagado do “projecto”, porque meia duzia de
moradores se queixam de falta de lugares, e depois já seja novamente
considerado, porque alguém pintou à doc no alcatrão a bicicleta.

Estes governantes são uma vergonha nacional!!!

Andam ao sabor do vento. Ou diria antes ao sabor dos votos…

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estranho… sem duvida houve uma grande falha de comunicacao por parte da CML… será que tambem se esquecaram de avisar quem fez as marcações? :smiley:

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esse pançudo de gravata na fila da frente anda demasiado de bicicleta!

Esse “pançudo de gravata” é o presidente da Junta do Areeiro, e foi quem disse algo bastante acertado sobre tudo isto, colocando-se inclusive contra a posição dos murmurinhos dos seus fregueses:

“Se somos uma cidade europeia, temos de perceber que o espaço público não pode ser só para o estacionamento automóvel. Tem de haver lugar para outras soluções, como as bicicletas” (in O Corvo)

É a segunda vez que te vejo a criticar gratuitamente alguém sem o mínimo de sustentação.

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Não concordando com o tom do Aonio, não podemos deixar de concordar que tem
"pança" e gravata, certo?

E o discurso do presidente que citas é muito bonito, mas está cheio de
lacunas e “achismos” que não abonam nada a favor dele. Porque se o que ele
diz é verdade, deveria de haver “provas” muito concretas no terreno. E o
que me parece, é que ele foi cedendo, para onde deu mais jeito.

Porque o tal projecto de ciclovia e carros em paralelo, não está já
pre-marcado no chao?? Está a espera que o alcatrao seque? Isso são tretas!
E se não tivessem pintado as bicicletas no chão, não teria vindo a publico
dizer o que não está feito no terreno!

Só agora fui ver onde fica a Avenida do Mexico, e voilá, qual é o meu
espanto quando descobro que foi intervencionada mesmo agora(ha uns meses).
Seria a altura ideal para voltar a partir tudo e meter mais meia duzia de
lugares para carros.

E para melhorar tudo, espreitem o que existe, mesmo entre a avenida do
mexico e a guerra junqueiro:

Isto só pode ser andar a gozar com toda a gente e a esbanjar o "nosso"
dinheiro!!!

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Qual foi a primeira que não me recordo?

Essa foto do google tambem permite ver quanto o espaço publico é mal utilizado, apesar de ser uma obra recente: uma faixa enorme e extensa para acesso ao parque de estacionamento, que rouba espaço aos peoes e permite velocidades elevadas para entrar no parque.

Faz me lembrar no meu bairro: colocaram pilaretes por todo lado, inclusive nos passeios estreitos onde ninguem pode parar um carro pois bloqueia o transito…
Onde estão os engenheiros urbanistas competentes?

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eles colocaram esses pilaretes exactamente para impedir que os carros estacionem, a preocupação é com o camião do lixo, não com as pessoas…

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Sim mas os carros, nesse lado da rua NUNCA estacionaram, nem irão estacionar, nem mesmo parar visto que a rua é estreita demais e NENHUM veículo de 4 rodas, grande ou pequeno, pode circular se o fizerem.
Concretamente estou a falar da rua 5 no bairro calçada dos mestres em Campolide.
Em contrapartida, noutras ruas onde estacionam carros nos passeios não colocaram pilaretes e aí eram necessários. Era apenas para transmitir a frequente falta de conhecimento de alguns projectistas urbanos.

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Fonix, não me digas que toda aquela área de passeio não chega para os peões. Chegava para um arraial. E quem costuma planear essas tretas são os arquitretas, os tais que gostam muito de colocar passadeiras logo à saida das rotundas. Fica bonito no desenho, terrível para quem circula a pé ou de carro!

parece que avança ainda este mes:

info:
http://www.jf-areeiro.pt/pt/nova-ciclovia-na-av-guerra-junqueiro-e-mais-estacionamento-na-av-do-mexico

a ver se sim :slight_smile:

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noticias frescas e boas:

Rede Ciclável Avança na Freguesia do Areeiro

De modo a prosseguir o objectivo de criar melhores condições para o uso da bicicleta, a Câmara de Lisboa está a desenvolver um plano de rede ciclável para toda a cidade, que ofereça condições de segurança para todo o tipo de utilizadores.

A criação de infraestrutura ciclável em simultâneo com as novas estações da rede de bicicletas de uso partilhado GIRA são dois importantes contributos para promover a mobilidade ciclável em Lisboa.

A freguesia do Areeiro, por se encontrar numa zona de planalto, maioritariamente plana ou com pendentes reduzidas, é uma das que tem condições preferenciais para uma utilização frequente de bicicleta. Assim, foram desenhadas diversas soluções em função dos volumes de tráfego e das velocidades reais dos arruamentos. Estas intervenções visam também reduzir a velocidade e aumentar a segurança rodoviária dentro dos bairros, funcionando como medida de acalmia de tráfego nas vias locais.

Assim, na Avenida Guerra Junqueiro vão ser realizadas pinturas de uma ciclovia unidireccional no sentido ascendente e de partilha no sentido descendente, com a alteração do sentido de marcha no estacionamento de modo a aumentar a segurança na saída de passageiros e na retirada de mercadorias.

Em simultâneo vai decorrer a intervenção de reordenamento do estacionamento da Avenida Cidade do México, que permitirá aumentar a oferta no local em cerca de 17 lugares. Prevê-se que a duração destas intervenções sejam respectivamente de 2 e de 4 semanas, caso as condições climatéricas o permitam.

Estão entretanto em curso os procedimentos para a realização da construção de uma pista bidireccional na Avenida Manuel da Maia, que vai prolongar a ligação ciclável das avenidas Duque d’Ávila e Rovisco Pais. O reperfilamento da via vai permitir encurtar a distância a percorrer nos atravessamentos pedonais, aumentando a segurança de peões e pessoas de mobilidade reduzida.

Estão ainda previstas outras intervenções, maioritariamente pinturas e criação de contra-sentidos para bicicletas, nas Ruas Presidente Wilson, Rua Cervantes, Avenida Madrid, Rua Edison, Avenida São João de Deus, Avenida Sacadura Cabral e Avenida Padre Manuel da Nóbrega, não existindo alterações relevantes à oferta de estacionamento existente.
Solução idêntica será implementada na Avenida Paris, com a criação de uma zona partilhada “30km/h + bicicleta” com ciclovia unidireccional em contra-sentido. Esta alteração é feita através da alteração da geometria da rua, sem alterar a oferta de estacionamento existente. Será também alterado o sentido de trânsito no troço entre a Praça de Londres e a Rua Presidente Wilson para privilegiar a circulação local e a qualidade do espaço público para moradores e comércio local, eliminando o tráfego de atravessamento entre a Praça de Londres e a Avenida Almirante Reis.

Estas intervenções vão permitir ainda criar mais oferta de estacionamento para bicicletas e motociclos. Em breve estarão também em funcionamento nas novas estações GIRA, que contará com pelo menos oito pontos no Areeiro.

Saiba mais sobre a Rede Clicável em: Rede ciclável

parece me muito bem :slight_smile:

fica so a faltar a Av de Roma, mas percebe-se a estratégia de começar pelas obras “pacificas” para que quando chegue a obra da Av de Roma (Que vai gerar contestação) já o resto do bairro esteja adaptado e assim seja mais justificar as obras na Av de Roma :slight_smile:

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