Ciclovia na guerra junqueiro - precisamos de votos

Passei lá no fim de semana, e as marcações no alcatrão, são para os carros
em espinha, ponto final.

Não vi qualquer indicio de se ter pensado em projectar a ciclovia desde
inicio, tendo em consideração que andaram por lá a fazer “melhorias” à
Avenida.

É absolutamente escandaloso/vergonhoso, que algo que tinha sido ganho em
orçamento participativo, seja apagado do “projecto”, porque meia duzia de
moradores se queixam de falta de lugares, e depois já seja novamente
considerado, porque alguém pintou à doc no alcatrão a bicicleta.

Estes governantes são uma vergonha nacional!!!

Andam ao sabor do vento. Ou diria antes ao sabor dos votos…

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estranho… sem duvida houve uma grande falha de comunicacao por parte da CML… será que tambem se esquecaram de avisar quem fez as marcações? :smiley:

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esse pançudo de gravata na fila da frente anda demasiado de bicicleta!

Esse “pançudo de gravata” é o presidente da Junta do Areeiro, e foi quem disse algo bastante acertado sobre tudo isto, colocando-se inclusive contra a posição dos murmurinhos dos seus fregueses:

“Se somos uma cidade europeia, temos de perceber que o espaço público não pode ser só para o estacionamento automóvel. Tem de haver lugar para outras soluções, como as bicicletas” (in O Corvo)

É a segunda vez que te vejo a criticar gratuitamente alguém sem o mínimo de sustentação.

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Não concordando com o tom do Aonio, não podemos deixar de concordar que tem
"pança" e gravata, certo?

E o discurso do presidente que citas é muito bonito, mas está cheio de
lacunas e “achismos” que não abonam nada a favor dele. Porque se o que ele
diz é verdade, deveria de haver “provas” muito concretas no terreno. E o
que me parece, é que ele foi cedendo, para onde deu mais jeito.

Porque o tal projecto de ciclovia e carros em paralelo, não está já
pre-marcado no chao?? Está a espera que o alcatrao seque? Isso são tretas!
E se não tivessem pintado as bicicletas no chão, não teria vindo a publico
dizer o que não está feito no terreno!

Só agora fui ver onde fica a Avenida do Mexico, e voilá, qual é o meu
espanto quando descobro que foi intervencionada mesmo agora(ha uns meses).
Seria a altura ideal para voltar a partir tudo e meter mais meia duzia de
lugares para carros.

E para melhorar tudo, espreitem o que existe, mesmo entre a avenida do
mexico e a guerra junqueiro:

Isto só pode ser andar a gozar com toda a gente e a esbanjar o "nosso"
dinheiro!!!

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Qual foi a primeira que não me recordo?

Essa foto do google tambem permite ver quanto o espaço publico é mal utilizado, apesar de ser uma obra recente: uma faixa enorme e extensa para acesso ao parque de estacionamento, que rouba espaço aos peoes e permite velocidades elevadas para entrar no parque.

Faz me lembrar no meu bairro: colocaram pilaretes por todo lado, inclusive nos passeios estreitos onde ninguem pode parar um carro pois bloqueia o transito…
Onde estão os engenheiros urbanistas competentes?

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eles colocaram esses pilaretes exactamente para impedir que os carros estacionem, a preocupação é com o camião do lixo, não com as pessoas…

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Sim mas os carros, nesse lado da rua NUNCA estacionaram, nem irão estacionar, nem mesmo parar visto que a rua é estreita demais e NENHUM veículo de 4 rodas, grande ou pequeno, pode circular se o fizerem.
Concretamente estou a falar da rua 5 no bairro calçada dos mestres em Campolide.
Em contrapartida, noutras ruas onde estacionam carros nos passeios não colocaram pilaretes e aí eram necessários. Era apenas para transmitir a frequente falta de conhecimento de alguns projectistas urbanos.

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Fonix, não me digas que toda aquela área de passeio não chega para os peões. Chegava para um arraial. E quem costuma planear essas tretas são os arquitretas, os tais que gostam muito de colocar passadeiras logo à saida das rotundas. Fica bonito no desenho, terrível para quem circula a pé ou de carro!

parece que avança ainda este mes:

info:
http://www.jf-areeiro.pt/pt/nova-ciclovia-na-av-guerra-junqueiro-e-mais-estacionamento-na-av-do-mexico

a ver se sim :slight_smile:

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noticias frescas e boas:

Rede Ciclável Avança na Freguesia do Areeiro

De modo a prosseguir o objectivo de criar melhores condições para o uso da bicicleta, a Câmara de Lisboa está a desenvolver um plano de rede ciclável para toda a cidade, que ofereça condições de segurança para todo o tipo de utilizadores.

A criação de infraestrutura ciclável em simultâneo com as novas estações da rede de bicicletas de uso partilhado GIRA são dois importantes contributos para promover a mobilidade ciclável em Lisboa.

A freguesia do Areeiro, por se encontrar numa zona de planalto, maioritariamente plana ou com pendentes reduzidas, é uma das que tem condições preferenciais para uma utilização frequente de bicicleta. Assim, foram desenhadas diversas soluções em função dos volumes de tráfego e das velocidades reais dos arruamentos. Estas intervenções visam também reduzir a velocidade e aumentar a segurança rodoviária dentro dos bairros, funcionando como medida de acalmia de tráfego nas vias locais.

Assim, na Avenida Guerra Junqueiro vão ser realizadas pinturas de uma ciclovia unidireccional no sentido ascendente e de partilha no sentido descendente, com a alteração do sentido de marcha no estacionamento de modo a aumentar a segurança na saída de passageiros e na retirada de mercadorias.

Em simultâneo vai decorrer a intervenção de reordenamento do estacionamento da Avenida Cidade do México, que permitirá aumentar a oferta no local em cerca de 17 lugares. Prevê-se que a duração destas intervenções sejam respectivamente de 2 e de 4 semanas, caso as condições climatéricas o permitam.

Estão entretanto em curso os procedimentos para a realização da construção de uma pista bidireccional na Avenida Manuel da Maia, que vai prolongar a ligação ciclável das avenidas Duque d’Ávila e Rovisco Pais. O reperfilamento da via vai permitir encurtar a distância a percorrer nos atravessamentos pedonais, aumentando a segurança de peões e pessoas de mobilidade reduzida.

Estão ainda previstas outras intervenções, maioritariamente pinturas e criação de contra-sentidos para bicicletas, nas Ruas Presidente Wilson, Rua Cervantes, Avenida Madrid, Rua Edison, Avenida São João de Deus, Avenida Sacadura Cabral e Avenida Padre Manuel da Nóbrega, não existindo alterações relevantes à oferta de estacionamento existente.
Solução idêntica será implementada na Avenida Paris, com a criação de uma zona partilhada “30km/h + bicicleta” com ciclovia unidireccional em contra-sentido. Esta alteração é feita através da alteração da geometria da rua, sem alterar a oferta de estacionamento existente. Será também alterado o sentido de trânsito no troço entre a Praça de Londres e a Rua Presidente Wilson para privilegiar a circulação local e a qualidade do espaço público para moradores e comércio local, eliminando o tráfego de atravessamento entre a Praça de Londres e a Avenida Almirante Reis.

Estas intervenções vão permitir ainda criar mais oferta de estacionamento para bicicletas e motociclos. Em breve estarão também em funcionamento nas novas estações GIRA, que contará com pelo menos oito pontos no Areeiro.

Saiba mais sobre a Rede Clicável em: Rede ciclável

parece me muito bem :slight_smile:

fica so a faltar a Av de Roma, mas percebe-se a estratégia de começar pelas obras “pacificas” para que quando chegue a obra da Av de Roma (Que vai gerar contestação) já o resto do bairro esteja adaptado e assim seja mais justificar as obras na Av de Roma :slight_smile:

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onde apanhaste isso? @Pedro_Nobrega_da_Cos

facebook da CML

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Já há tmpos que pensei no assunto e agora venho aqui dizê-lo:
Eu nunca percebi a lógica de marcarem uma rua onde as bicicletas podem circular com uma bicicleta. Dá a ideia que todas as que não têm, não é permitido lá andarem bicicletas, sobretudo, para quem não é muito entendido no Código da Estrada.

Relembrei-me por causa desta publicação feita hoje:

https://www.facebook.com/mobilidade.com.liberdade/posts/134943711896221

Pelo menos nesse local, a ciclovia é so para quem sobe a rua e no fundo faz o contra-flow.

O sinal que está na estrada é mesmo para “relembrar” que nesse local as bicicletas partilham a estrada com os automoveis, pois não têm via dedicada para a descida.

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A ciclovia é só para subir, só no sentido de contra-flow, ou será que preferiam que usassem a estrada para vir em contra-mão?
Se fazem é pq fazem, se não fazem é pq não fazem…
Podes ir lá e informar no post os trolls para ficarem a saber.

A lógica é mostrar que a estrada pode e deve ser usada pelas bicicletas, imagina como se fosse uma campanha informativa para todos!

Não vale a pena, são daqueles que apagam comentários :upside_down_face:

Deixei lá um comentário assim:

Uma publicação destas devia dar logo direito à carta ser tirada imediatamente.

Devem-no ter apagado. E cortaram-me o pio.

Depois quis ir lá deixar outro, já não deu, e em https://www.facebook.com/groups/vou.de.bicicleta/permalink/3886975038012695/?comment_id=3887444987965700 pedi a alguem que me transcrevesse, mas também andavam a calá-los:

Perdi o direito a comentar, quando estava a escrever o meu comentário naquela página. Alguém que tenha o o direito, que me faça o favor de me transcrever para lá:

E já agora, para o pessoal deste grupo que parecem as avozinhas do interior, que nunca saíram da terrinha, mando foto de Paris, onde quase todas as ruas de Sentido Proíbido a Carros, são-no excepto para bicicletas “SAUF VÉLOS”:

https://i.imgur.com/0gFbei2.png

Escolhi propositadamente uma foto de 2012, para verem que já é assim há muito tempo.

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