Comprar Órbita modelo Lisboa

Aluminio é um metal macio. Por isso fazem ligas,com tratamentos termicos para ficarem mais resistentes. Ficando tudo caríssimo para se perder peso. Sem contar com o processo de soldadura que é muito mais complexo no aluminio…

1 Curtiu

Aquilo que começou na pergunta de quanto custa a Orbita Lisboa já descambou pra uma discussão de ligas de Aço vs Aluminio…

Conheço uma Loja em Ilhavo, a RunMore, que tem uma Orbita Lisboa á venda. O preço é 280euros (telefonei agora mesmo pra lá, 961726765). É uma ‘Fixie’, coisa que até me admira por ser uma bicicleta com o nome da cidade das 7 colinas…

2 Curtiram

O aço torna a bicicleta muito mais confortável. O aço é maleável e absorve as vibrações que advém das irregularidades do piso. O alumínio reflecte qualquer choque para o ciclista.

O peso parece-me irrelevante. 1 cm3 de aço é mais pesado que 1 cm3 de alumínio… mas quadros em aço usam menos cm3 de matéria. No fim, entre alumínio e aço Hi-ten, para bicicletas dentro da mesma gama, não haverá uma diferença de peso verdadeiramente palpável…
A minha de aço é mais pesada que a minha antiga de alumínio (diria que talvez em 1 Kg) mas a bicicleta é muito maior e tem mais apetrechos…

Eu uso pneus de 28 mm ao passo que na bicicleta antiga usava daqueles balloon (não sei precisar quanto era mas eram gordinhos…
É certo que ao mesmo tempo passei de rodas 26 para 28 (o que também contribui para um melhor conforto) mas é uma diferença grande ainda assim.

2 Curtiram

Pah no fundo (desculpem os dois posts seguidos) o que me parece é que o alumínio é um material que a indústria conseguiu convencer os consumidores de que é superior, por ser um material mais barato e fácil de trabalhar. A mim parece-me que a vantagem do alumínio é mesmo somente o preço…

O aço é mais resistente (é por isso que as tubagens das bicicletas em aço são mais finas, não requerem tanto material para sobreviverem ao tempo) mas enferruja enquanto o alumínio não.

Quando um carro me bateu por trás na bicicleta (fiquei fixe e o gajo assumiu a culpa… disse-se encadeado pelo Sol) fiquei com uma roda empenada e um guarda-lamas dobrado (que era em aço como o quadro). Ou seja, absorveu choque. Alumínio partia logo.
Claro que para aquele caso não tem relevância absolutamente nenhuma… mas isto para demonstrar a capacidade de absorção de choque do aço que torna os quadros mais confortáveis.

Isto foi só para explicar a minha posição quanto ao material da bicicleta e usado pela Órbita. Aço Hi-ten é o aço mais barato de todos mas continua a ser um material mais caro que o alumínio… e as marcas não usam materiais mais caros porque sim. Repara que até se trata de uma fixie… portanto o público-alvo tem alguma tendência a conhecer algumas características dos materiais, e os seus prós e contras.

Anyway, e já olhaste para as TokyoBikes?

1 Curtiu

Irrelevante se for um modelo com suspensão total.

Não é. O peso de uma bike em aço chromoly 4130 é idêntico ao de uma em alumínio 6061 mas este último é mais barato. Para obter a mesma resistência em em HiTen o peso aumenta significativamente.
Depois com qualquer tipo de aço vem sempre a praga da ferrugem que nunca surge no alumínio.

Muito obrigado pelo retorno pessoal.

Vou ser sincero :slight_smile: Queria uma bicicleta made in Portugal, por isso pensei na Órbita, e o modelo Lisboa pareceu-me a mais fixe para comprar. Todavia estou na Holanda, e isto aqui é mesmo muito húmido e chove constantemente, por isso, confesso que estou um pouco receoso de usar aço ou qualquer tipo de componente metálica.

Suspensão tem muitas desvantagens no uso em cidade. Em especial numa cidade com algumas subidas. Absorvem parte do esforço a pedalar.

Nunca vi uma bicicleta de alumínio 6061 mais leve que uma semelhante de aço chromoly… estas últimas são sempre bastante leves.

O aço, desde que se mantenha todo ele com uma camada de tinta a cobrir a superfície… é virtualmente eterno.
Para enferrujar precisa de ter falhas na tinta.

1 Curtiu

Todavia estou na Holanda, e isto aqui é mesmo muito húmido…

Epá, eu traria um gazelle, uma batavus ou outra nederlandse fiets. É quase o meu sonho de consumo. O senão para mim foi o custo de transporte.

Quanto à conversa sobre aço… Tenho bastantes km em quadros de aço, mas também alumínio e carbon. Confirmo as vantagens do aço quanto a leveza, flexibilidade - no meu caso quadros reynolds 531 e vitus.
Hoje comprar um quadro de aço de qualidade (exemplo, com tubos Reynolds) fica caro.

Nada é eterno. A menos que compres a bike pra enfeitar o hall de entrada… e mesmo assim…

Tens de pensar no nivel de manutençao que estás disposto a pagar, seja em tempo ou em dinheiro pra tratar da bike.

Posto isto, se tiveres mto dinheiro logo hás-de encontrar oficinas que te recuperem a bike, seja ela de aluminio, aço, titanio ou carbono…

Já temos uma gazela :slight_smile: São muito boas, mas caritas!
E também já temos uma fixie neerlandesa

Queria agora algo made in Portugal

1 Curtiu

Se queres ‘Made in Portugal’ tb podes optar por comprar uma na Valdemiro…

podes especificar? O que é a Valdemira?

Valdemiro é um fabricante ‘gourmet’ de bikes tugas.

Fabricam bikes á medida do cliente, têm oficina perto de Ovar.

https://www.flickr.com/photos/hugojcardoso/sets/72157630976681584/

https://www.flickr.com/photos/hugojcardoso/7742531850/in/album-72157630976681584/

1 Curtiu

Quando andei à procura de uma bicicleta e acabei por comprar a Felicidade tb queria comprar uma made in PT…

Exceptuando a Órbita e a Valdemiro, que mesmo assim muitos dos componentes nem são de PT, há memso muito pouca coisa… Acabei por escolher uma Coluer que é de marca espanhola mas feitas/montadas em Portugal, apesar lá está de muitos dos componentes não serem feitos cá…

«
Andei a namorar uma série de bicicletas mas dado que gostaria mesmo de comprar uma made in PT, para ajudar de alguma forma a economia (pois, eu penso assim), acabei por reduzir muito o leque de escolhas. Inclusive os meus amigos “expertos” sempre me avisaram que já não há bicicletas feitas em Portugal e que mesmo as marcas nacionais são apenas montadas cá, o resto vem tudo de fora. Mas sempre é melhor, penso eu, comprar algo cá, a uma loja cá, montada numa fábrica cá, que mandar vir pela internet.

Mas pelo sim pelo não questionei a Coluer sobre a proveniência deste modelo, que prontamente me responderam por email:
“Relativamente aos modelos feitos em território nacional tenho o prazer de anunciar que neste momentos temos capacidade e montamos também todos os modelos em Portugal.
A montagem é quase exclusiva de material importado, pois a produção nacional de componentes de bicicleta é inexistente ou quase inexistente. No entanto, existe material que é comprado a importadores nacionais.”
»

1 Curtiu

Este tópico fez-me ir ao sótão da memória para ir buscar as marcas e montadores nacionais de há algumas décadas para ver o que ainda existe ou surgiu novo.

Antes da minha última compra, também fiz esse exercício de tentar comprar made in Portugal. Encontrei demasiados constrangimentos e limitações.

O Raminhos também andou à procura:

A Esmaltina ainda existe e parece que tem diversos modelos diferentes. Website offline no momento…

Se é por montarem em Portugal, há séries da Decathlon que são de montagem exclusivamente portuguesa.

1 Curtiu

Tambem existe a Masil de ponte de lousa…

2 Curtiram

yap, estava a ver o vídeo e de facto parece uma fábrica a sério, com linha de montagem e tudo, mas site offline é imperdoável nos tempos que correm :smile:

Estas Esmaltinas são boas?

E como é que o Valdemiro não tem um website? Estamos no séc. XXI :slight_smile: