Conduta e interpretação incorrectas de agente polícia de trânsito

Costumo fazer esse trajecto ao fim-de-semana, vou tranquila pela estrada de terra, o que não é o ideal para a bicicleta e muitas vezes acabo por derrapar. Se fosse com pressa, iria pela estrada. Temos o direito a andar pelas estradas! Se os polícias não sabem disso, deviam começar a ser chamados a atenção disso. Devias fazer queixa, já se sabe que no limite nada acontece.
Eu estou sempre a tirar matrículas de carros ou autocarros que me fazem razias e nunca chego a fazer queixa porque acho que não dá em nada. Mas acho que metendo agentes da polícia, o assunto é mais sério.

4 Curtiram

Pensando melhor a zona é mais uma estrada de terra batida do que um descampado com alguns buracos suficientemente compactada para se circular sem problemas…

Antes referi descampado pois é bastante largo.

Há estradas de terra batida bastante piores…

Importa-se de explicar a falta de dignidade ou correcção em usar uma estrada de terra batida, ainda para mais com a possibilidade de desfrutar da vista sobre o Tejo?

Importa-se de explicar a falta de dignidade ou correcção em usar uma estrada de terra batida, ainda para mais com a possibilidade de desfrutar da vista sobre o Tejo?

Não foi de todo para que levasse a mal. Estamos todos do mesmo lado. Como tentei dizer, não se trata do caminho em si. Sim, já passei nesse interstício, tanto de bicicleta como a pé, e oferece-nos um estuário magnífico.

Queria dizer que não considero aceitável que, hipoteticamente, uma autoridade (polícia, ou autarquia, etc.) viesse dizer que não posso circular em estrada mas que “não faz mal” porque existe outro caminho. Por princípio. Mas também poderia ser por pragmatismo: se calhar quero virar para as antigas instalações da TSF; se calhar quero ir em direcção da Marechal ou subir a Pádua, e o caminho de terra condiciona-me; se calhar está a chover e quero cingir-me ao alcatrão.

5 Curtiram

@inespascoal, às vezes fazer queixa resulta. A última que fiz teve este desfecho:

Exmo Senhor,
Relativamente ao assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmo. Senhor Comandante da Divisão de Trânsito - Intendente João Carlos Gonçalves Amaral, de acusar a receção do email infra, o qual mereceu o melhor acolhimento, tendo sido alvo de apreciação.
Perante o exposto, e reunida toda a informação e documentação necessária, somos a informar que foram dadas instruções para serem emitidos Autos relacionados com as infrações referidas.

Vale sempre a pena denunciar. Um email para a PSP com a descrição dos factos, em geral, dá inicio ao processo.

Cumprimentos

1 Curtiu

Se a imagem que o @Herculano_Rebordao publicou se refere ao local em causa, havendo um sinal que proíbe a circulação de bicicletas penso que o assunto está resolvido e o agente da autoridade fez o que lhe competia.

Seja como for para quem vem do Parque das Nações e pretende continuar a circular na ciclovia a estrada de terra batida é sem dúvida a opção mais rápida e mais curta uma vez que não é necessário atravessar duas vezes a via de transito que se dirige para o Parque das Nações…

João, apenas um reparo, o sinal que o Herculano publicou é referenciado no código da estrada como :

D13e — fim da pista obrigatória para peões e velocípedes: indicação de que terminou a pista obrigatória para peões e velocípedes;

Ou seja, não indica que a circulação de velocípedes é proibida a partir dalí, mas sim a utilização da pista deixa de ser obrigatória.

2 Curtiram

Sim, concordo…

Seja como for pela fotografia dá para ver que o local não é propriamente muito amistoso para a utilização da bicicleta pelo tráfego (volume e tipo com camiões de grande dimensão), largura de vias muito reduzida e delimitadores de obras que impedem uma escapatória em situação de perigo.

Não me surpreende que se tenham enganado no sinal…

Eu tendo uma opção nunca me aventuraria por esse funil potencialmente perigoso…

Já usei aquela estrada algumas vezes e não a achei perigosa… as velocidades praticadas não são altas e as vias não são de largura assim tão reduzida, são de largura normal digamos. Acho que poderiam se ter enganado no sinal na medida em que não percebo porque motivo faz referência também a pista obrigatória para peões… a ciclovia que antecede o local não é partilhada, e existe um passeio em toda a área.

Eu só passei de carro e não me pareceu grande espingarda…

De bicicleta preferi não arriscar e ir pela estrada de terra batida…

competia-lhe aprovar e justificar a atitude criminosa da motorista?

1 Curtiu

O sinal em questão era um D13e, e não C3g, de maneira que o agente não tinha razão quanto a se eu poderia ali circular.

Para além disso, o agente claramente não tinha razão na sua atitude, desvalorizando comportamentos agressivos de automobilistas, introduzindo a sua própria opinião (“querem igualdade”), e na forma (não se identificou, não especificou se estava em serviço ou não).

2 Curtiram

Como é que está a denúncia? Precisas de ajuda com o texto?

Tal como eu fiz confusão entre sinais, eventualmente o agente de autoridade também terá feito…

Seja como for volto a frisar que no local em concreto se calhar deveria estar outro sinal dado o perigo para a circulação de bicicletas…

A mim não me apanham lá, não sou suicida…

Não vejo como se possa fazer confusão… as características são universais ao sentido de qualquer sinal no CE: Sinal redondo de fundo branco e vermelho no limite: trânsito proibido; Sinal redondo, de fundo azul e com um traço vermelho: fim de determinada obrigação. Não tem nada que enganar… isto não é exclusivo a sinais direccionadas a velocípedes ou a peões, antes segue uma lógica universal a toda a sinalização vertical. O polícia conhece bem estas regras elementares concerteza, teve foi maior propensão a mandar vir com o ciclista, como muita gente tem, e no seio disso esqueceu-se do que viu lá para trás. Se é que viu.

Suicida por se transitar ali? Até eu que sou um “maricas” no que compete à escolha de estradas por onde andar acho aquela tão tranquila :confused:

1 Curtiu

Pela fotografia que foi colocada dá para ver que de tranquila não tem nada devido ao fluxo de transito e ao elevado número de veículos de grande dimensão…

Tem, sim, as velocidades praticadas são baixas. Tomara que todas as ruas em Lisboa fossem como aquela.

Tem assim tanta necessidade de referir que quem pedalar ali é suicida?

1 Curtiu

Se é o que penso muito graças aos camiões, a largura das vias devido à obras, etc, porque raio não hei-de escrever?

Para além de eu considerar como um local perigoso, para quem vai e principalmente para quem vem do parque das nações nem é a opção mais rápida e curta…

Há sempre uma outra solução… tornar o trânsito proibido naquela estrada a veículos motorizados e tornar obrigatória a sua circulação pelo “descampado”. Ah espera… caía o Carmo e a Trindade.

2 Curtiram

Ainda não pude sentar-me com o tempo que isto merecia para passar à denúncia. Vou tratar disso hoje, sem falta! Se surgir motivo, venho chatear-te, Pedro. :wink: Obrigado por ofereceres ajuda.

2 Curtiram

Se é o que penso muito graças aos camiões, a largura das vias devido à obras, etc, porque raio não hei-de escrever?

Para além de eu considerar como um local perigoso, para quem vai e principalmente para quem vem do parque das nações nem é a opção mais rápida e curta…

É a sua opinião, João, com todo o direito que tem de a ter. Eu não vejo perigo nenhum naquela estrada — precisamente pelas circunstâncias que reduzem muito a velocidade do tráfego, como aliás mencionei na publicação original, que inclusive levava a que muitos poucos tivessem de me ultrapassar, e aqueles que ultrapassavam deixavam grandes margens de segurança. Em contraste, tantas avenidas do centro da cidade, que se esperariam mais transitáveis, são bem mais ameaçadoras.

No entanto, a insistência no debate sobre se aquele troço é perigoso ou não é contraproducente, e isto por duas razões:

  • porque dispersa a conversa, tirando o foco na legalidade e na abordagem do agente;
  • porque a interpretação subjacente demasiadamente fácil de fazer é: “pôs-se a jeito”. Legal e pragmaticamente eu posso e quero circular naquela estrada, ponto final. Não é como se eu estivesse no Eixo Norte–Sul — estava numa estrada com uma via para cada lado e uma velocidade de circulação média de 30–40 km/h. É como quando sai uma notícia sobre um atropelamento fatal em que o condutor do camião ia a 80 hm/h a queimar um semáforo e a notícia acaba com “o peão vestia roupa escura” ou “o ciclista ia sem capacete”. Victim blaming. “A rapariga ia de mini-saia.”