Construção de Ciclovia na Avenida dos Combatentes

Construção de Ciclovia na Avenida dos Combatentes

26, outubro 2019

Vai avançar a construção de mais uma ciclovia em Lisboa. As obras começam dia 28 de outubro.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a EMEL vão dar início às obras de construção de uma ligação ciclável na Avenida dos Combatentes, entre a Praça de Espanha e a Avenida Professor Egas Moniz.

A obra decorre em duas fases , a partir de 28 de outubro, com a duração prevista de sete semanas.

A primeira fase da intervenção consiste na criação de uma ciclovia bidirecional, segregada, entre a Praça de Espanha e a Avenida Professor Egas Moniz, oferecendo melhores condições de segurança para pedalar na cidade e a melhoria da segurança rodoviária.

Numa segunda fase serão concluídas as ligações à rede do futuro Parque Urbano da Praça de Espanha e a ligação ao Estádio Universitário de Lisboa.

Promoção dos modos sustentáveis

A mobilidade é hoje um dos principais desafios das cidades. A par do investimento no transporte público, a CML tem como prioridade promover os modos sustentáveis, através do aumento da rede de ciclovias da cidade. Esta missão, desenvolvida em conjunto com a EMEL, permite criar melhores condições para o uso diário da bicicleta em segurança.

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Alguém sabe da ligação entre o cruzamento da avenida Egas Moniz/Combatentes (católica) e o estádio universitário, onde há a ciclovia, na zona norte (Azinhaga das Galhardas) ?

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Ainda não será feita essa ligação nesta fase, mas a ideia é precisamente essa.

mais uns detalhes em:

A ciclovia, bidireccional, terá início na Praça de Espanha junto ao recinto do antigo mercado e seguirá encostada ao separador central no sentido Praça de Espanha – Estádio Universitário, ocupando assim a via mais à esquerda. Sensivelmente a meio da avenida, na aproximação à Universidade Católica, a pista serpenteia para o sentido contrário, ocupando também a via da esquerda.

Estão neste momento a decorrer trabalhos na Praça de Londres e na Av. Defensores de Chaves, seguir-se-ão outros nas avenidas da Índia, Gago Coutinho, Roma e Ceuta.

a decisao de ir pelo meio da avenida é que nem sei bem que pensar. Tem a vantagem que assim nao ha nenhum conflito com entradas/saidas para automoveis da avenida, portanto depois de entrar na ciclovia é sempre a andar sem interrupcoes… por outro imagino que torne impossivel entrar/sair da ciclovia a meio da avenida, ficando exclusivamente para quem quer fazer a avenida de ponta a ponta… quem vem por exemplo do bairro do rego ou das laranjeiras nao sei se conseguira entrar na ciclovia

tambem imagino que faca a entrada/saida da ciclovia um pouco mais complicada e em hora de ponta andar no meio de 6 faixas de carros paradas nao parece tao agradavel… mas bem, para este tipo de Auto estradas urbanas nao parece haver solucoes perfeitas de execucao facil…

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Isto é correcto do ponto de vista técnico?
E mesmo que seja, quantos ciclistas se sentirão confortáveis entre duas vias de tráfego que, sendo as centrais são as de maiores velocidades?
Por outro lado, na av. da Boavista no Porto é aí mesmo que está a ciclovia, mas há muita distância, e arvoredo… :frowning:

para quem gosta de plantas, no site da disponivel o plano:
http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/COMMON_AREAS/Projeto_Rede_Ciclável_Av._dos_Combatentes.pdf

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Na “Av. da Boavista Poente” sim, na “Av. da Boavista Nascente” é outra vergonha diferente…

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Entretanto a obra está parada.
Esta zona central é idiota, pois quem quer virar a meio, não pode. E espaço não falta nesta “autoestrada” para fazer uma de cada lado e na faixa da direita.
Quem teve a ideia para tal coisa?

@drmj100 a ideia desta ciclovia foi mesmo essa. Ser um “túnel” de uma ponta a outra.

Entrar ou sair a meio seria complicado dado o perfil da via. Como dizes isto é uma autoestrada urbana e, como está, não é compatível com cruzamentos para modos activos. A única forma seria um reperfilamento profundo que obrigasse a uma redução efectiva de velocidades do trânsito motorizado. Redução de vias, redução da largura dessas vias, reducao dos raios de curvatura das entradas e saídas, …

E entre isto, e o que estão a fazer, escolheram esta opção, mais rápida e mais barata de executar. Se é a ideal? Concordo que não.

É claro, mais uma ciclovia, não nos vamos queixar. Mas é mais uma oportunidade perdida.
Certamente questao de limitar a despesa devido a necessidade de refazer as saidas e entradas desta “autoestrada”
Av. dos Combatentes

a ciclovia ja esta feita ou como sempre parou antes de comecar?

a noticia dizia que comecava antes de novembro e que demorava menos de 2 meses

A ciclovia está mais ou menos feita e é usada para quem não precisa de sair a meio da avenida.
No entanto, começaram as obras na Praça de Espanha e não é fácil aceder a ela nesta ponta.

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Aparentemente, a autoestrada urbana vai continuar.
9 faixas (!!!) na ligação Av combatentes-Av antonio Augusto Aguiar.

Gostaria de pensar/sonhar que nas 9 faixas, 2 serão para bicicletas.

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Informo que apesar de não estar ainda totalmente aberta, já consegui hoje fazer 90 a 95 % do caminho em Ciclovia. Tem barreiras New Jersey no fim e no início, mas consegue-se entrar com a bicicleta à mão; e alguns pequenos trechos com tapumes.

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Pois, é preciso ter muita paciencia: para os carros foi mais rápido. Pra os peoes e ciclistas, que se amanhem com os calhaus, tapumes, fitas, etc,

Acho que também deviam ter previsto o acesso às laterais que a cruzam. Não é fácil o acesso da Ciclovia à Carlos Reis; nem entre a Estrada das Laranjeiras e a Ciclovia, seja a entrar ou a saír. São precisos mais lanços de semáforos e passadeiras na Avenida para torná-la menos via rápida e mais respirável para o trânsito da mobilidade activa.

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