Olá Bruno.
Aqui vai o “relatório” Espero que não seja muito longo…
A Bafang é uma marca bastante conhecida. Por exemplo, as bicicletas da JUMP (Uber) que circulam em Lisboa têm motores Bafang (na roda).
O Kit que adquiri é para instalar na pedaleira e é de 250W (o mais básico da Bafang). Parece-me que os que “saem” mais são os de 350W e 500W, mas estes não permitem que mantenhas a bicicleta na classe dos velocipedes, ou seja, legalmente não são bicicletas.
Existem opções de kits que não vêm com a bateria incluída. Podes comprá-la à parte e desta forma aumentar a autonomia (mais capacidade (amperes) = mais autonomia).
Encomendei o kit na Amazon (site alemão) mas o produto foi fornecido por uma empresa chinesa (SHANGHAI LEISHUN INDUSTRIAL CO.,LTD.).
A empresa de logística foi a GLS. Não me recordo se tive de desalfandegar a encomenda e se paguei alguns impostos (penso que não), sorry…
A descrição dos itens foi esta:
36V 250W Bafang 8fun Mittelmotor Conversion Kits with LCD-TFT850C Display + 36V 15AH Tube TigerShark Frame Case iFunMobi Cell Battery with 5A Charger
O custo total foi de 839EUR à data da encomenda Abril 2018, mas atualmente mantém o preço:
https://www.amazon.de/Mittelmotor-Conversion-LCD-TFT850C-TigerShark-iFunMobi/dp/B078VJR82Z/ref=sr_1_1?__mk_de_DE=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=36V+250W+Bafang+8fun+Mittelmotor+Conversion+Kits+with+LCD-TFT850C+Display+%2B+36V+15AH+Tube+TigerShark+Frame+Case+iFunMobi+Cell+Battery+with+5A+Charger&qid=1588682047&sr=8-1
NOTAS ADICIONAIS:
Existem outros displays com mais ou menos funcionalidades.
A bateria de 15AH dá uma autonomia bastante boa (depende do modo de utilização). Consigo andar uns 80Kms/100Kms sem carregar, usando basicamente o nível 2 e 3 de assistência e muito pontualmente o nível 5 (max.) em subidas (curtas) muito íngremes. Normalmente não uso o acelerador, reduz significativamente a autonomia, só se necessitar de arrancar numa subida muito íngreme e por qualquer razão não estou com a mudança certa (um imprevisto do transito por exemplo). O acelerador (ilegal nos velocipedes, mas ninguém repara nisso… ) tem vantagem porque o motor responde logo, normalmente necessitas de pedalar um pouco até ligar a assistência (isso não é bom nos arranques em subida).
A bateria vem com 2 carregadores, um “normal” e o de 5A. Este consegue carregar totalmente a bateria num “par de horas”.
Adicionalmente, além da bike usada (OLX) comprei umas ferramentas especiais para montar e desmontar o kit e o eixo pedaleiro e consumíveis elétricos (conectores e materiais para passar a cablagem).
Vê o resultado final em anexo.
Abraço.
Luís Rocha
Bruno Nobre via Fórum da MUBi [email protected] escreveu no dia segunda, 4/05/2020 à(s) 23:59: