Conversão para e-bike

Done!!

A base:

Kit Instalado:


Pormenor do “painel”:

4 Curtiram

e que tal se porta?

Mantém as características da base, as quais gosto bastante. Muito confortável, rola muito bem.

O motor superou a minha espetativa. Esperava maior agressividade na entrada da assistência, mas é bastante suave.

A bateria também cumpre, já andei ± 40Km com subidas e muito acelerador (os miúdos gostam disto ;-)) ainda mantém cerca de 68% da carga.

O motor é um 250W e corta por volta dos 30Km/h, por isso não é para grandes velocidades. Dá a assistência qb e mantém a necessidade de pedalar. Era isto que procurava.

No carreto megarange (não sei quantos dentes tem) consigo subir rampas algo íngremes com relativo pouco esforço e manter uns 7 a 9 Km/h.

So far, so good!

7 Curtiram

Muitos parabéns pelo projecto!

Eu quero experimentar isso… Quando levas para o trabalho? :slight_smile:

@Nuro_Carvalho :slight_smile:

Estou a preparar-me para a próxima sexta. Vamos ver como corre. Se se concretizar aviso-te. Mas tem cuidado, depois de experimentares podes querer trocar pela tua :slight_smile: :slight_smile:

1 Curtiu

Caro Miguel Baptista,
este post está a dar-me cabo da cabeça :slight_smile:

Ando às voltas para comprar uma elétrica, estava a pensar comprar a ELOPS900E mas o investimento na compra, o facto de ter de subir até um 3º andar com 30kgs está a dar que pensar.

Vi também no Indiegogo um sistema semelhante ao que identificas que é a Rubbe X. https://www.indiegogo.com/projects/rubbee-x-the-ultimate-e-bike-kit/x/18325721#/updates/all
mas o sistema ainda está em fase de protótipo e sendo um sistema aplicado à roda traseira faz com que não possa ter bagageira até que vi o sistema que vais adquirir e fiquei deveras a pensar no que fazer.

Eu tenho uma Hoptown 5 e, embora ache que uma bicicleta roda 28 seria mais confortável e segura, esta dobrável em termos de maleabilidade é impecável e para além de o investimento ser mais baixo se aplicar um sistema nesta bicicleta.

A questão é: já tens confirmação do início do envio do produto? Nesta fase é certo que vai haver mesmo produto e é seguro arriscar? E se o projeto falhar conseguimos arranjar peças de substituição?
Se calhar tens as mesmas questões que eu mas arriscaste.

Obrigado e cumprimentos

É segurissimo que vai existir. Aliás, já está na fase final do processo de produção e os primeiros envios deverão estar para breve. Era suposto já ter acontecido até ao final de Maio, mas houve um atraso, que eles justificaram com alterações que foram fazendo ao produto final baseado no feedback dos backers.

Em relação a garantia e peças não me parece que vás ter problemas. Eles fazem parte de uma empresa consolidada que já vende kits e e-bikes há vários anos: https://www.pandaebikes.com/

Em relação a outras dúvidas deixo-te aqui uma cópia da conversa que tive com eles antes de decidir avançar:

Here are the answers to your questions

  • The kit is shipped from an EU country, right?
    Yeah - it will be shipped from the UK or Germany to the rest of the EU

  • Are your battery cells Samsung branded? If not what brand are they?
    The exact brand of the cells will be determined based on availability and pricing when we are finalizing the order from our suppliers. Our priority is to ensure that they match the performance advertised and tested of all of our samples that have been thoroughly tested, and also that all of our backers receive their order on time. We’ve been supplying high quality batteries to the EU as part of Panda eBikes (our parent company) for over 4 years, and the quality of our batteries is second to none - we are the experts! You will certainly get 50 miles out of the 50 mile battery at medium assistance, and 800 cycles at least on the battery. Furthermore, if we hit our $1m stretch goal we are planning to offer a recycling scheme for batteries, ensuring that after 3 years they are responsibly recycled and regenerated, which is something no other company is doing.

  • Is the light on the battery pack meant to be seen or it also lights up the road ahead of you?
    The light is for visibility, it’s extremely bright and lights up some of the way, but it is not the same as a head-light. Headlights need a lot of heat dissipation and therefore need to be mounted separately, not inside the bag.

  • My bike has a hub dynamo on the front wheel and hub gears no the back. If I decide to ditch the front wheel to accommodate yours, can I power my lights from your battery pack?
    The power pack will have a vovltage output that is controller by the LED display which you could re-wire to your existing lights if you wanted, but please note you would have to plug/unplug the cables yourself when mounting or dismounting the pack

  • I have a front rack on my bike. I think your battery pack can fit on the handlebars above it but to be sure I need to know it’s dimensions. Can you provide that? I’m also afraid that if I mount it there it will render my front rack useless. What are the other options you mentioned on your site to mount the battery? And if it’s not on the handlebars, how do I change assist levels while pedaling?
    Yes the pack is 110mm x 200mm wide and about 150mm tall. In final production though we expect to achieve further reduction and weight in the bag so it will get better.
    There will be another option announced soon, where the power pack has a simple cable coming out of it, so instead of using our bracket, you can mount it yourself wherever you like

I hope that helps!

Regards

Oliver

Abraço!

Muito obrigado pela rápida resposta.
Então para a minha Hoptown 5 que é de roda 20" o sistema deverá dar. Só não percebo é na discrição que eles falam acerca da roda nova: Lightweight hub motor wheel (1.5kg) compatible with ANY bike with standard 100mm width front forks.
Segundo percebi é a largura do garfo da frente para poder encaixar a roda. Parace-me que a minha tem um pouco menos de 10cm. Será possível?

Eles mandam-te a roda completa com o motor ja montado, em vez de apenas o motor, para que não tenhas que mandar enrraiar. A ideia é ser plug 'n play :slight_smile:
O melhor é medires a largura do teu garfo e mandares-lhes uma mensagem no Facebook a perguntar se é compatível.

Abraço

1 Curtiu

Ok. Obrigado pelas respostas.
Acho mesmo que vão haver duas Swytch aqui pelo fórum :slight_smile:

3 Curtiram

Boas tardes, a partir de agora a contar o tempo para chegar o meu kit E-bike da Swytch :slight_smile:

2 Curtiram

Olá Miguel, já tens novidades do teu pack Swytch?

Cumprimentos

2 Curtiram

Chegou hoje acho eu. Mas só o consigo ir buscar domingo ou 2a.
Estou em pulgas. Depois conto tudo :slight_smile:

1 Curtiu

@Luis_Rocha

Tenho aqui um colega de trabalho, no novo spot, que tb anda a pensar fazer essa bricolage e montar um sistema como o que montaste.

Passado este tempo todo continuas com a mesma opinião sobre o sistema da Bafang?
Que problemas tens tido ou que dicas podes dar a quem quer montar um sistema desses numa bike convencional?

Boas Nuro. Sim continuo com muito boa opinião sobre o sistema Bafang.
Tem montagem muito simples e comporta-se como esperado.
O meu sistema é de 250w o mais baixo da gama.
Investi mais na bateria e acho que fiz bem. Normalmente faz 50/60km sem carregar e ando sempre com a assistência e luzes ligados por vezes uso o máximo da assist.
Notei que quando a carga está a 30% o sistema não funciona bem. Fica intermitente e quase inutilizavel. Portanto não consigo usar até descarregar completamente.
Agora não tenho andado muito porque estou em Lx e uso o transporte da empresa mas os miúdos adoram :blush:
Só far so good👍

1 Curtiu

Boa noite Luís,
Depois de alguma pesquisa na internet sobre o kits de conversão para e-bike, eis, que vi o seu testemunho neste fórum.
Reparei que existem vários kits, sendo que já há lojas de bicicletas que já dispõem da opção de transformar as bicicletas, mas nenhuma das que vi faz referência ao kit da Bafang.
Baseando-me em vários testemunhos, incluindo o seu, estou a pensar adquirir o kit da Bafang, mas tenho algum receio, visto que não sei bem se os sites que vejo são de confiança.
Se possível, pode dizer onde adquiriu o seu kit? e já de agora qual o seu custo?

Muito obrigado,
Bruno Nobre

1 Curtiu

Olá Bruno.

Aqui vai o “relatório” :slight_smile: Espero que não seja muito longo…

A Bafang é uma marca bastante conhecida. Por exemplo, as bicicletas da JUMP (Uber) que circulam em Lisboa têm motores Bafang (na roda).

O Kit que adquiri é para instalar na pedaleira e é de 250W (o mais básico da Bafang). Parece-me que os que “saem” mais são os de 350W e 500W, mas estes não permitem que mantenhas a bicicleta na classe dos velocipedes, ou seja, legalmente não são bicicletas.

Existem opções de kits que não vêm com a bateria incluída. Podes comprá-la à parte e desta forma aumentar a autonomia (mais capacidade (amperes) = mais autonomia).

Encomendei o kit na Amazon (site alemão) mas o produto foi fornecido por uma empresa chinesa (SHANGHAI LEISHUN INDUSTRIAL CO.,LTD.).

A empresa de logística foi a GLS. Não me recordo se tive de desalfandegar a encomenda e se paguei alguns impostos (penso que não), sorry…

A descrição dos itens foi esta:

36V 250W Bafang 8fun Mittelmotor Conversion Kits with LCD-TFT850C Display + 36V 15AH Tube TigerShark Frame Case iFunMobi Cell Battery with 5A Charger

O custo total foi de 839EUR à data da encomenda Abril 2018, mas atualmente mantém o preço:

https://www.amazon.de/Mittelmotor-Conversion-LCD-TFT850C-TigerShark-iFunMobi/dp/B078VJR82Z/ref=sr_1_1?__mk_de_DE=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=36V+250W+Bafang+8fun+Mittelmotor+Conversion+Kits+with+LCD-TFT850C+Display+%2B+36V+15AH+Tube+TigerShark+Frame+Case+iFunMobi+Cell+Battery+with+5A+Charger&qid=1588682047&sr=8-1

NOTAS ADICIONAIS:

Existem outros displays com mais ou menos funcionalidades.

A bateria de 15AH dá uma autonomia bastante boa (depende do modo de utilização). Consigo andar uns 80Kms/100Kms sem carregar, usando basicamente o nível 2 e 3 de assistência e muito pontualmente o nível 5 (max.) em subidas (curtas) muito íngremes. Normalmente não uso o acelerador, reduz significativamente a autonomia, só se necessitar de arrancar numa subida muito íngreme e por qualquer razão não estou com a mudança certa (um imprevisto do transito por exemplo). O acelerador (ilegal nos velocipedes, mas ninguém repara nisso… :wink: ) tem vantagem porque o motor responde logo, normalmente necessitas de pedalar um pouco até ligar a assistência (isso não é bom nos arranques em subida).

A bateria vem com 2 carregadores, um “normal” e o de 5A. Este consegue carregar totalmente a bateria num “par de horas”.

Adicionalmente, além da bike usada (OLX) comprei umas ferramentas especiais para montar e desmontar o kit e o eixo pedaleiro e consumíveis elétricos (conectores e materiais para passar a cablagem).

Vê o resultado final em anexo. :slight_smile:

Abraço.

Luís Rocha

Bruno Nobre via Fórum da MUBi [email protected] escreveu no dia segunda, 4/05/2020 à(s) 23:59:

6 Curtiram

@mrbaptista, por curiosidade, qual o teu feedback sobre o sistema da Swytch? Estou interessado na V2 que eles estão a lançar agora.

1 Curtiu

Encomendei um kit na primeira campanha deles de crowdfunding. Tive vários problemas com maus contactos em que a bateria se desligava a meio caminho ou que o motor soluçava. O próprio motor também fazia muito barulho e introduzia muito atrito quando não estava a trabalhar. Muito mais do que noutras bicicletas eléctricas que já experimentei.
Mandei o kit de volta e enviaram-me outro. Tive exactamente os mesmos problemas, se bem que em menor escala. Voltei a manda-lo de volta e devolveram-me o dinheiro.
Ainda perguntaram se queria trocar por um dos da 2a geração que supostamente já não sofriam desses problemas, mas não quis arriscar.

Para além disso a localização da bateria no guiador para mim não resulta. Ficas com um guiador muito pesado e com o peso muito elevado que te vai tornar a bicicleta muito menos ágil em manobras, e menos estável devido ao centro de gravidade elevado. Para além disso esse peso frontal era muito mau para transportar a bicicleta escada acima, coisa que tinha de fazer diariamente. E também interferia com o bagageiro frontal, limitando muito a sua capacidade de carga.

Dito isto, eu não o recomendo. Mas pelo que sei o @luxorman tem um e está satisfeito.

1 Curtiu

Viva,
Estou a estudar a hipótese de instalar um kit pedelec numa bicicleta, e tenho algumas questões para as quais pedia a vossa ajuda,
A bicicleta que vou usar será uma btt dos anos 90, com quadro em cromoly, roda 26. Ainda não me decidi se será um motor de cubo ou central. Uma das hipóteses sobre a qual tenho lido é o motor central de 250w da bafgang que aqui já foi falado. A seu favor terá a maior eficiência e torque do que os de cubo, resultando em mais potência e maior autonomia, para a mesma bateria do que um de cubo.
@Luis_Rocha, que tal tem sido a experiência com o bafgang? Dado que os comentários anteriores são antigos, pode deixar algum feddback actualizado dessa utilização?
Algumas dúvidas em concreto que tenho:

  • houve alguma avaria?
  • que manutenção é que o motor precisa? E qual o intervalo de km’s para essa manutenção?
  • qual é a relação que tem na transmissão, (prato e cassete) e se sente que é suficiente? É que ao instalar o kit fico só com um prato à frente e a cassete que tenho atrás não tem muita amplitude. Pelo que andei a ler, com esses motores convém rolar leve, com mais rotação do que carga, para optimizar o motor e tb para o preservar, certo?
  • qual é o desgaste que o motor introduz na transmissão, ou seja, aproximadamente qual a frequência com que troca de corrente e cassete?
    Coloquei a questão ao @Luis_Rocha pela experiência que ele pode já ter com este kit em particular, mas agradeço todos os contributos que possam dar.
2 Curtiram