Hidrólise da agua - rendimento 30%
Steam reforming .- rendimento 75%
Armazenamento
Compressão utiliza 2,1 % da energia total, tanques gigantescos
Criogénico - depósitos a 350 bar e -252ºC. Perdas de 2-3% por dia em armazenamento.
Químico - Síntese de combustíveis funcionalmente semelhantes a hidrocarbonetos
Existe mais 64% de hidrogénio num litro de gasolina do que num litro de Hidrogénio líquido
Propulsão
Células de combustivel - Rendimento de 60%. Motores eléctricos com rendimento de 90%
Combustão - Rendimento inferior em 15% comparado com gasolina, Emissões elevadas de NOx, Rendimento desce para 50% da gasolina para anular NOx.
Qualquer motor a GPL é mais eficiente do que tudo isto
Que raio… este gajo está a defender as marcas e depois diz que apenas é assim por causa da economia capitalista? What?! Então é assim ou não? Afinal em que é que ficamos?
Tu ainda não percebeste que 90 cavalos para locomover uma única pessoa + 1 tonelada de metal, é simplesmente ineficiente independentemente do tipo de locomoção?
Mas argumentar contigo ou com um pombo, é similar.
E tu ainda não percebeste que raramente os 90 cv são utilizados na sua totalidade? E que a “tonelada de metal” anda pelos 800 kg e não é apenas metal mas também muito plástico e consiste de vários elementos, boa parte destinado a protecção do ocupante?
@Three só falta dizeres que esse plástico é para proteção contra ciclistas. Ou espera, será que é para proteger contra uma das externalidades negativas do automóvel - a sinistralidade rodoviária?
A sinistralidade rodoviária não é uma “externalidade negativa” do automóvel, é apenas uma externalidade negativa devido ao facto de os seres humanos se deslocarem muito mais do que no passado.
Ainda não conseguiram perceber que a ineficiência na locomoção humana é causada pelo modelo capitalista que leva a que empresas se instalem em desertos sem acessibilidades de TPs ao que se adiciona a total falta de proactividade dos governos e autarquias em criar polos empresariais com acesso parcial ou exclusivo por TPs ?
Portanto o coração aqui será a cidade, para onde converge e diverge o fluxo. O problema no modelo real, não são apenas os aumentos de veículos (glóbulos vermelhos) mas sim a sua ineficiência no transporte (O2 ou CO2), pois transportam menos passageiros (1/2 por cada carro), enquanto um autocarro/carruagem/barco/ferry transporta com mais eficácia. Ou seja, temos uma poliglobulia, um excesso de glóbulos vermelhos, e uma falta enorme de glóbulos brancos (digamos que são os que previnem ou combatem infecções), neste caso transportes ecológicos.
Por isso, neste momento, em muitas cidades (corações), tens presente a poliglobulia e falta de glóbulos brancos, que faz com que o sistema seja frágil e propenso a doenças.
O corpo humano é incrível e tudo funciona praticamente da mesma forma. Infelizmente para muitos, o transporte de sangue para o cérebro está muito limitado para poderem ver de outro prisma.
E finalmente voltar a dizer que ter um carro é um luxo para muitos, e não é um direito como muitos pensam, pois é uma arma assassina que já matou muitos milhares no nosso país por falta de responsabilidade (em grande parte) e humanismo. Alguém que circule a mais de 50 km/h numa zona de escolas devia ficar sem carta. PONTO. E enunciava aqui tantos outros casos…
O meu Renault Clio 1.2 de 1994 realmente pesava 830 Kg, sim. O meu Opel Corsa 1.2 de 2013 pesa 1260 Kg
Mas sim… claro…
E que tem os 90 cv não serem utilizados na totalidade? Está sobredimensionado então… façam veículos mais pequenos, mais leves, e com menos cavalos. A minha bicicleta não tem 90 cv de certeza. Quanto muito tem um burrinho e leva-o mas é em cima. Não há cá sobredimensionamentos.
Além de que construir um veículo de aproximadamente 1000 Kg de propósito para transportar aproximadamente… valha-me Deus. Se tudo isto não é ineficiência, então não faço porra de ideia do que é ineficiência.
Tagus Park, Lagoas Park, Quinta da Fonte, Alfragide são exemplos mundiais de centros empresariais magníficamente servidos com TPs
Parece-me que o alienado está desse lado!
Primeiro os consumidores escolhem. Se compram veículos de 5 lugares e só usam 1 não é culpa do fabricante. Depois os motores de 90cv permitem consumos mais baixos do que motores de 50cv, - termodinâmica, para além de serem mais duráveis.
Mas se queres falar de ineficiência tens o transporte marítimo onde a tonalegame por passageiro varia de 3 ton / PAX num ferry a mais de 25 ton/PAX num paquete de cruzeiros. Porque raio não navegam todos de jangada para ser mais “eficiente” ?
E já agora, considerando que usas a tua cama apenas 8 h por dia, porque não a alugas durante as restantes 16h para ser mais “eficiente” ?
Frigideira ? Quem falou de frigideiras ? :lol:
It’s infinite, because the Universe never stops producing improved versions of ignorance.
A única coisa de jeito que eu posso responder a isso, é que a quantidade de postos de trabalho nessas zonas que referes, são “migalhas” quando comparados com o universo que existe em Lisboa.
No resto só te estás mesmo a enterrar mais… alguém dizia que os engenheiros das marcas em 24 anos (ou o que era) não resolveram um problema, defendeste-os com unhas e dentes, e agora apresentas desculpas para que não tenham resolvido o problema.
O mercado pode de facto funcionar assim… e os engenheiros das marcas continuaram sem resolver o problema. É isto.