Os resultados apresentados em termos de percentagem da média mensal do rendimento nacional bruto per capita (RNB p.c.) colocam Portugal numa posição muito desfavorável no conjunto dos países da UE28.
Já na electricidade é a mesma historieta. Todas as comparações são em paridade poder de compra. Ora Portugal é um país com salários miseráveis (30 anos de socialismo), o que explica o facto de estes serviços serem “caros”.
Quando analisas os preços das bicicletas também vez em paridade poder de compra?
Ouvi ontem o debate na TVI.
Pelo que me pareceu estamos basicamente reféns da bitola ibérica devido à Medway que quer continuar a ter o monopólio e não quer renovar a sua frota.
@jmpa e @MarioJAlves a apluadirem por mais este saque em nome do “transporte público”. A CP é um autêntico sorvedouro de dinheiro, não admira que haja tanta gente com anticorpos contra a CP, e com razão.
Até este ano a CP era obrigada pelo estado a prestar serviços que lhe davam prejuízo, sem ser paga para isso.
Essa é uma das razões pela qual a CP é um “sorvedouro de dinheiro”. Agora a CP já não dá prejuízo nessa área porque o estado paga directamente, mas a opinião pública já pode ser diferente…
Essa notícia não especifica nada, apenas fala de “serviço público”. Presumo que seja transpor passageiros em rotas financeiramente deficitárias, aquilo que um privado faria por 1 décimo do preço. Basta olhar para a Rede Expresso.
Relativamente à Rede Expresso também me parece um caso do sucesso. Porém também tem os seus calcanhares de Aquiles: a supressão de rotas. Com a agravante de acontecerem em rotas onde não há alternativas de transporte coletivo. Isto aconteceu largos meses por exemplo na rota do baixo alentejo-lisboa (Almodôvar- Lisboa) que obviamente raramente regista procura completa, mas a sua supressão é dramática para quem necessita ir a uma consulta ou universidade p.e.
Relativamente à Ferrovia em Portugal penso que deveria ser dado maior enfoque à ligação competitiva à rede espanhola.
Mais do que ter de fazer um transbordo algures em Espanha para chegar à europa, choca-me o facto de não haver ligação Lisboa/Porto/Faro e destas à cidade espanhola respetiva em condições de competitividade com o automóvel ou avião. Caso isto acontecesse também seria possível suprir algumas viagens que agora são feitas de avião que não chegam a 2h, aliviando a (suposta) pressão no aeroporto de lisboa p.e