Ferrovia em Portugal

As falácias económicas do costume, do artigo:

Os resultados apresentados em termos de percentagem da média mensal do rendimento nacional bruto per capita (RNB p.c.) colocam Portugal numa posição muito desfavorável no conjunto dos países da UE28.

Já na electricidade é a mesma historieta. Todas as comparações são em paridade poder de compra. Ora Portugal é um país com salários miseráveis (30 anos de socialismo), o que explica o facto de estes serviços serem “caros”.

Quando analisas os preços das bicicletas também vez em paridade poder de compra?

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Ouvi ontem o debate na TVI.
Pelo que me pareceu estamos basicamente reféns da bitola ibérica devido à Medway que quer continuar a ter o monopólio e não quer renovar a sua frota.

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Que debate?

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Novo podcast do Público sobre a ferrovia.

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Link para o podcast diretamente: https://soundcloud.com/publico-980450019/portugal-tem-um-problema-de-bitola

[]s

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Muito bom este novo episódio. Fala de ecopistas/ecovias, nem sempre bem e com alguma razão…

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Mais 500 milhões para a CP

Ah, isto é do ano passado, queria dizer isto:

@jmpa e @MarioJAlves a apluadirem por mais este saque em nome do “transporte público”. A CP é um autêntico sorvedouro de dinheiro, não admira que haja tanta gente com anticorpos contra a CP, e com razão.

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Até este ano a CP era obrigada pelo estado a prestar serviços que lhe davam prejuízo, sem ser paga para isso.
Essa é uma das razões pela qual a CP é um “sorvedouro de dinheiro”. Agora a CP já não dá prejuízo nessa área porque o estado paga directamente, mas a opinião pública já pode ser diferente…

Que serviço é esse exatamente? Transportar pessoas de comboio?

Foi assinado no ano passado e não este ano.

Essa notícia não especifica nada, apenas fala de “serviço público”. Presumo que seja transpor passageiros em rotas financeiramente deficitárias, aquilo que um privado faria por 1 décimo do preço. Basta olhar para a Rede Expresso.

Mas a Rede Expressos não tem que pagar a deslocação nas estradas em que anda (ou paga muito menos)… não é comparável ferrovia vs rodovia.

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Era capaz de apostar que a Rede Expressos deve ter descontos brutais em Portagens! Ou um contrato!

As escolhas de caminhos que às vejo os condutores dos autocarros a fazerem ficariam caríssimas a um carro ligeiro que fizesse igual!

Relativamente à Rede Expresso também me parece um caso do sucesso. Porém também tem os seus calcanhares de Aquiles: a supressão de rotas. Com a agravante de acontecerem em rotas onde não há alternativas de transporte coletivo. Isto aconteceu largos meses por exemplo na rota do baixo alentejo-lisboa (Almodôvar- Lisboa) que obviamente raramente regista procura completa, mas a sua supressão é dramática para quem necessita ir a uma consulta ou universidade p.e.

Relativamente à Ferrovia em Portugal penso que deveria ser dado maior enfoque à ligação competitiva à rede espanhola.
Mais do que ter de fazer um transbordo algures em Espanha para chegar à europa, choca-me o facto de não haver ligação Lisboa/Porto/Faro e destas à cidade espanhola respetiva em condições de competitividade com o automóvel ou avião. Caso isto acontecesse também seria possível suprir algumas viagens que agora são feitas de avião que não chegam a 2h, aliviando a (suposta) pressão no aeroporto de lisboa p.e

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Esta é a Rede Expresso, que recebe zero do estado:

Esta é a rede ferroviária, cujo operador CP recebe 500 milhões por ano

Quem é que faz serviço público?

Não paga portagens? Os seus autocarros não pagam ISV? O gasóleo que usam não paga ISP?

Boa entrevista com o Ministro das Infraestruturas. Pena continuar a insistir com o Montijo.

https://www.rtp.pt/play/p6717/e503441/tudo-e-economia

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esse tipo é um charlatão e fanfarrão, um Galambas 2. Recuso-me a ouvi-lo!