Fórum MUBi - que estrutura?

Acho que é talvez a tarefa mais interessante neste momento pensar numa estrutura para o fórum genérico da MUBi.

Para já uma dúvida porque já não me recordo bem da estrutura do Discourse.

Qual é a sua hierarquia?

. Categoria
. Tópico

Acho que na altura descobrimos que pode haver subcategorias. Certo?

Isto é se o fórum genérico tiver as seguintes categorias (hipótese):

  • Bicicleta
  • Infra-estruturas
  • Educação
  • Regiões
  • ?

Ver com atenção o tipo de e-mails que tem a sócios e os posts do facebook do ciclismo urbano para percebermos melhor que tipo de categorias surgem.

Estas categorias podem ter subcategorias? E não simplesmente tópicos?
Por exemplo:

  • Regiões
    • Lisboa
    • Porto
    • Coimbra

Crescimento futuro:

Os grupos de trabalho que queiram começar a trabalhar no fórum não vejo problema em não terem sub-categorias (mas seria mais limpinho às vezes).

Por outro lado acho que a categoria “core” ganharia muito em ter sub-categorias pelo elevado número de mails.

1 Curtiu

Esta questão da estrutura do fórum é complexa. Será que é plausível utilizar uma estrutura de um fórum afim e tentar introduzir-lhe as nossas especificidades??? Os fóruns de bicicletas e de viagens são aqueles que mais consulto ; porém, não é com facilidade que os imagino, mesmo com a respetiva estrutura alterada, facilmente transponíveis para a MUBi. Vou continuar a pensar…

1 Curtiu

Exemplos de estruturas já existentes aqui em Portugal e lá fora ajudaria a encontrar um padrão comum.

Lembrem-se que se trata da estrutura de um fórum genérico sobre bicicletas (urbanas, apesar de puder haver obviamente algo sobre viagens e estradas).

1 Curtiu

Podemos organizá-lo por etiquetas? Assim posso cruzar assuntos. Como por exemplo “políticas” e “Porto” ou “pneus” e “cicloturismo”. É uma forma natural de pensarmos (semântica cognitiva) e mais orgânica.

2 Curtiram

do que descobri, @ricardocruz a possibilidade de colocar tags nao esta disponivel na versão de instalação do discourse mas sim como um plugin.

https://meta.discourse.org/t/tagger-tags-for-topics/14573

Não faço ideia com se instala isto
Talvez o @paulovieira possa dar uma vista de olhos.

1 Curtiu

Também sou um grande apologista de etiquetas vs categorização (gavetas).

O sistema de tags tem que tomar a opção se está aberto a todos o que têm participação ativa ou só nas mãos de umcerto nível de moderação.

Se estiver aberto, com a vantagem de exigir menos moderação, mas com a desvantagem de muita gente (a vasta maioria?) se esquecer de colocar tags na abertura de tópicos e termináramos com uma grande quantidade de etiquetas ( folksonomy, versus controlled vocabulary).

Para os que têm mais tempo. Pafece já haver vários plug-in (um deles bastante popular):
https://meta.discourse.org/t/tagger-tags-for-topics/14573

Neste momento acho o seguinte:

Já acreditei mais em sistemas “tudo ao molho” rico com etiquetagem livre (em teoria depois de depois de muitas surgiria a ordem). Acho agora que um sistema de etiquetas e categorização não são incompatíveis e podem (devem) conviver de forma complementar. A categoria pode classificar o assunto principal e as etiquetas os assuntos secundários.

Talvez valha a pena fazer uma tentativa de categorização inicial para que não fique “tudo ao molho”, mas também não tem que ser obsessivamente fragmentado (porque as etiquetas podem gerir e agrupar temas secundários).

Isto é, acho que devíamos pensar para já num sistema de categorização mínimo. E avaliar a vantagem de instalar um plug-in de tags como segunda prioridade.

Cruzamos no ar!

Teremos sempre o problema de não sabermos onde categorizar um assunto que pertence a várias gavetas. Por outro lado, havendo dois ou três de nós que possam pontualmente ler o fórum, podem sempre etiquetar cada post de hierarquia superior. Sou da opinião que devemos tentar os tags, havendo a possibilidade de ter quem possa ler os posts regularmente.

Pois é essa a grande vantagem das etiquetas.

Portanto depreendo que prefiras um sistema de etiquetas controlado pela moderação - para não terminarmos com demasiadas etiquetas, algumas delas redundantes. Acho que sim.

De qq forma acho que mesmo adoptando etiquetas podemos ter uma estrutura simples para o tópico principal. Isto é uma mistura entre categorização (primeiro nível - tópico principal) e etiquetas (refinação - tópicos secundários). Se por vezes esta distinção não é fácil (qual a gaveta principal) acho que é sempre possível fazer esse esforço sabendo que as etiquetas permitem refinar.

1 Curtiu

Sim, desde que as gavetas sejam bem grandes:

  • urbano
  • mecânica
  • políticas
  • local (agora coloca-se um problema de cruzamento de gavetas)
  • intervenção na rede
  • boas práticas
  • exemplos de vida

Algo assim?

Pois…complicado!

Fiz um exercício. Com as mensagens publicadas ultimamente na sócios tentei encaixar nas categorias que sugeri acima:

  • MUBi
    [MUBi-socios:12065] Selo; [MUBi-socios:11940] FAQs Mubi
  • Mobilidade
    [MUBi-socios:12132] Pobrezinhos, mas com automóvel; [MUBi-socios:12117] Tráfego AE Estimado x Real; [MUBi-socios:12103] mais um… 19 aninhos; [MUBi-socios:12118] Pedido de ajuda para apresentação queixa contra policia; [MUBi-socios:12005] “Handbook of Good Practices in Funding Urban Transport”; [MUBi-socios:11992] Imagem para partilha; [MUBi-socios:11978] Essen, Alemanha, onde o peão é Imperador; [MUBi-socios:11938] Quando nao se retira espaco ao automovel… (Fortaleza, Brasil); [MUBi-socios:11820] O sistema petrodólar explicado às crianças
  • Bicicleta
    [MUBi-socios:12096] Bike Europe - Miranda Invests in Portuguese Facility; [MUBi-socios:12051] Base de dados multimédia livre sobre bicicletas; [MUBi-socios:11912] O capacete com matrícula
  • Infraestrutura
  • Educação
    [MUBi-socios:12109] Lane control; [MUBi-core:17971] Queixas em massa sobre ultrapassagens ilegais; [MUBi-socios:12084] grande episódio com 3 policias de trânsito; [MUBi-socios:12010] Travel with care; [MUBi-socios:11941] Hoje fui abalroado na traseira por um carro; [MUBi-core:17960] Como proceder em caso de sinistro; [MUBi-socios:11960] Situação incacreditável com instrutor de condução
  • Norte
    [MUBi-socios:12094] Alugar Biclas no Porto
  • Centro
  • Sul
    [MUBi-socios:12081] Lisbon Bike Map. Andar em Lisboa a pedalar e de mapa na mão | iOnline; [MUBi-socios:12099] pensar estreitinho no passeio sul dafundo-cruz quebrada; [MUBi-socios:11999] ÚLTIMO DIA | Orçamento Participativo; [MUBi-socios:12001] Mobilidade alternativa em Lisboa só será possível dentro de dez anos; [MUBi-core:17912] Elevador Castelo; [MUBi-socios:11856] Orçamento Participativo de Lisboa - 2014; [MUBi-socios:11931] Pedido de ajuda do BiclaLx para ajudar o evento Cycle-A-Wish

Conclusões. Não tive muitas dúvidas em qual gavetão colocar.

Usei uma só palavra mas admito que algumas categorias fiquem mais fácil de perceber com duas palavras (e subtítulo):

  • MUBi
    (Artigos relacionados directamente com associação)
  • Mobilidade Sustentável
    (artigos sobre assuntos genéricos sobre mobilidade sustentável e políticas de cidade em Portugal ou no Estrangeiro)
  • Bicicleta e a acessórios
    (Artigos sobre a bicicletas e e acessórios relacionados com a sua utilização)
  • Infraestrutura
    (Artigos genéricos sobre infraestrutura viária e ciclovias)
  • Educação e cultura
    (Artigos genéricos sobre educação e cultura directamente relacionados com a utilização da bicicleta)
  • Região Norte
    (Artigos com carácter local na região Norte: Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança)
  • Região Centro
    (Artigos com carácter local na região Centro: Aveiro, Vizeu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria)
  • Região Sul
    (Artigos com carácter local na região Sul: Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro)

Tive mais dificuldades em fazer o mesmo com os gavetões do Ricardo.

Mas admito que possa haver mais gavetões na minha. Por exemplo: Cicloturismo (há muitas artigos sobre transporte de bicicletas em meios de transporte inter-regional);

Mais opiniões?

A minha dúvida é: Posso colocar em dois gavetões ao mesmo tempo? :slight_smile:
Vamos imaginar que o assunto é uma ciclovia nova (infraestrutura) em Almada, por exemplo.

Não. Mas esse é um defeito de ter gavetões.

Se os mantivermos grandes, poucos e relativamente vagos esse problema surge menos do que se forem muitos e específicos.

Por isso sugiro fazer um primeiro nível (tópico principal) categorizado e a partir daí etiquetas.

No exercício que fiz detectei uns poucos que poderia ter esse problema, mas nada impede que a categoria seja uma e que uma das etiquetas seja uma das categorias.

De facto fui verificar e dos exemplos que usei só encontrei um:
[MUBi-core:17971] Queixas em massa sobre ultrapassagens ilegais; (Categoria “Educação e Cultura”; etiqueta “MUBi”)

Eventualmente [MUBi-socios:12094] Alugar Biclas no Porto (Categoria “Região Norte”; etiqueta “Bicicleta”).

Portanto em resposta à tua pergunta. É um problema mas que se resolve com o auxilio de etiquetas.

A alternativa ao que estou a propor é uma só categoria (Tudo ao molho) e com “etiquetas”. No fundo como começou a inbox do gmail. Mas repara que até eles neste momento recuaram e já têm um sistema misto de macro-categorias (Primary, Social, Promotions).

Cada vez estou mais Aristotélico - no meio é que está a virtude; até chateia! :slight_smile:

Sendo assim, fará sentido retirar gavetas. Uma delas é a que fratura os utilizadores e não os assuntos. Assim, tiramos as gavetas Norte, Centro e Sul. Etiquetamos com: Norte, Centro, Sul, Ilhas, Nacional, Internacional ?

Em relação ao teu exemplo:

Penso que a categoria “Infraestrutura” só deveria conter artigos genéricos sobre infraestruturas.

No caso que exemplificas ficaria seguramente na Categoria “Região Sul” (pq não é um artigo genérico), com etiqueta “Infraestrutura”.

Pois, é isso que não gosto. Pois uma das virtudes do ‘monte’ é que nos permite saber de tudo. O que serve para uns, serve para outros. Como escrevi ali acima, se discriminarmos os utilizadores regionalmente estamos a criar três fóruns. A não ser que, ao clicar no tag consiga ter uma meta-gaveta.

Pois é de facto uma das desvantagens de sistema por categorias.

A desvantagem do “tudo ao monte” com etiquetas é o excesso de informação sem qualquer pré-categorização numa só lista. Por isso é que o gmail recuou há uns tempos. E tem agora um sistema misto, que eu uso, e ainda bem que as minhas msgs de alerta do facebook ou promoções do booking estão numa categoria fora do primary. O que faz com que uma vez por semana vou ao tab das Promotions ver o que lá está.Tens o face gmail assim?

O Social Fixer do Face + Adblock resolve-me as questões. Não uso webmail. Gosto da ideia das gavetas combinada com os tags, mas não gavetas que separem as pessoas. Estaremos a ter três fóruns virtuais, como é evidente.

De qq forma compreendo que categorias regionais podem segregar (o que é sempre uma pena - quero que continues e ler e mandar bocas sobre os Mouros!). A minha proposta sem as categorias regionais tb funciona. Ficando a região como etiqueta.

Vou investigar o Social Fixer - que tem estado na lista de coisas a experimentar. Já agora se quiseres convite para o inbox da google pede-me (já mandei um convite e acho que ainda tenho mais dois).

Acho que poderás estar a exagerar na questão dos três foruns. Repara no exercício que o fiz para as últimas mensagens da lista sócios: muito poucas mensagens regionais!