Fórum MUBi - que estrutura?

Mário, a tua amostra não é representativa… Dos membros da MUBi terias que:

  • saber de onde são todos os sócios.
  • fazer um ranking de participação.
  • cruzar ambas as variáveis.
  • extrair a conclusão.

Gosto da tua ideia. Muito. Colocar as regiões como etiquetas. Que te parece a sugestão de regiões que deixei?

Pois eu sei que não é para dizer a verdade parei de escolher exemplos só pq me fartei… nem sei se foi uma semana. Acho que foram cerca de duas semanas. Mas seria bom que alguém fizesse o mesmo exercício com mais posts. Eu aprendi bastante com este exemplo prático.

No entanto poderá haver um mal entendido. Acho que estás a pensar que as pessoas do Porto só publicariam na “Região Norte” (como se fosse um fórum autónomo porque nessa categoria se discutiria mobilidade sustentável, bicicletas, etc.), mas de facto não é assim que a minha proposta funciona.

Se um tópico tiver como tema principal Mobilidade Sustentável, independentemente da origem geográfica do autor fica na categoria Mobilidade Sustentável - seria errado que lá por o autor gostar mais da categoria “Região Norte” publicar lá algo que não tem como tópico principal a um local da região Norte.

Engraçado que um dos tópicos da Região Sul teve origem em ti (do Norte carago!): o mapa das bicicletas de Lisboa.

Referes-te a: Norte, Centro, Sul, Ilhas, Nacional, Internacional ?

Sim parece-me muito bem porque não deixa nada de fora.

As regiões não tinham gaveta, mas haveria obrigatoriamente uma primeira etiqueta que caracterizasse o artigo geograficamente. Acho que todos os artigos podem ser caracterizados com as que sugeres.

1 Curtiu

Não podes ir buscar apenas um exemplo para extrair uma conclusão… Ou podes? :stuck_out_tongue:

Seria interessante fazer esse estudo. Mas nada nos diria sobre os que nunca disseram nada e apenas fazem lurking…

Continuo a considerar a minha perspetiva como válida. As pessoas de cada região colocarão os seus posts nas respetivas regiões. Aquilo que sugeres no teu segundo parágrafo é aquilo que eu defendi acima:

“Sendo assim, fará sentido retirar gavetas. Uma delas é a que fratura os utilizadores e não os assuntos. Assim, tiramos as gavetas Norte, Centro e Sul. Etiquetamos com: Norte, Centro, Sul, Ilhas, Nacional, Internacional ?”

Gostei do teu compromisso há pouco:

“De qq forma compreendo que categorias regionais podem segregar (o que é sempre uma pena - quero que continues e ler e mandar bocas sobre os Mouros!). A minha proposta sem as categorias regionais tb funciona. Ficando a região como etiqueta.”

É isso :slight_smile:

Fazendo o exercício sem categorias regionais mas com etiqueta obrigatória regional (Norte-N, Centro-C, Sul-S, Ilhas-I, Nacional-N, Internacional-Int):

  • MUBi

[MUBi-socios:12065] Selo; N
[MUBi-socios:11940] FAQs Mubi; N
[MUBi-socios:11931] Pedido de ajuda do BiclaLx para ajudar o evento Cycle-A-Wish; S

  • Mobilidade

[MUBi-socios:12132] Pobrezinhos, mas com automóvel; N
[MUBi-socios:12117] Tráfego AE Estimado x Real; N, Int
[MUBi-socios:12103] mais um… 19 aninhos; N
[MUBi-socios:12118] Pedido de ajuda para apresentação queixa contra policia; S
[MUBi-socios:12005] “Handbook of Good Practices in Funding Urban Transport”; Int
[MUBi-socios:11992] Imagem para partilha; Int
[MUBi-socios:11978] Essen, Alemanha, onde o peão é Imperador; Int
[MUBi-socios:11938] Quando nao se retira espaco ao automovel… (Fortaleza, Brasil); Int
[MUBi-socios:11820] O sistema petrodólar explicado às crianças; Int, N
[MUBi-socios:11999] ÚLTIMO DIA | Orçamento Participativo; S
[MUBi-socios:12001] Mobilidade alternativa em Lisboa só será possível dentro de dez anos; S
[MUBi-socios:11856] Orçamento Participativo de Lisboa - 2014; S

  • Bicicleta

[MUBi-socios:12096] Bike Europe - Miranda Invests in Portuguese Facility; N
MUBi-socios:12051] Base de dados multimédia livre sobre bicicletas; Int
[MUBi-socios:11912] O capacete com matrícula; Int
[MUBi-socios:12094] Alugar Biclas no Porto; N

  • Infraestrutura

[MUBi-socios:12099] pensar estreitinho no passeio sul dafundo-cruz quebrada; S
[MUBi-core:17912] Elevador Castelo; S

  • Educação

[MUBi-socios:12109] Lane control; Int
[MUBi-core:17971] Queixas em massa sobre ultrapassagens ilegais; N
[MUBi-socios:12084] grande episódio com 3 policias de trânsito; S
[MUBi-socios:12010] Travel with care; Int
[MUBi-socios:11941] Hoje fui abalroado na traseira por um carro; S
[MUBi-core:17960] Como proceder em caso de sinistro; N
[MUBi-socios:11960] Situação incacreditável com instrutor de condução; S
[MUBi-socios:12081] Lisbon Bike Map. Andar em Lisboa a pedalar e de mapa na mão | iOnline; S

Devo dizer que gosto menos e dá mais trabalho. Mas é uma hipótese.

1 Curtiu

Não foi um exemplo foram as 30 msgs mais recentes da sócios. Seria interessante quem tivesse tempo fazer as últimas 100 ou 200 :smile:

Acho que a conclusão se manteria - há poucas msgs cujo o tema principal é regional.

Quanto às pessoas de uma região colocarem posts genéricos de Mobilidade Sustentável na tópico da sua região admito que possa acontecer mas os moderadores fariam questão de as mudar para o lugar correcto.

Vê o exercício que fiz usando o método que preferes.

Referia-me ao meu exemplo do meu post :smile:

Ora, pegando na tua especulação, com a qual concordo, de que há poucas mensagens cujo tema principal é regional, ambos estamos de acordo em não criar secções regionais no fórum :slight_smile: bastando umas etiquetas para os mais curiosos organizarem a informação por área, certo? :wink:

Agora, repara… eu posso sempre colocar um assunto sobre [região] + outra gaveta. Posso sempre afunilar o escopo da minha participação. E não faz sentido um moderador estar a retirar a [região], pois se a gaveta existe e se o tópico x diz respeito apenas àquela região… Certo?

Por isso gosto da ideia que lançaste de etiquetar as regiões e não de as engavetar…

Diz o Mário A. : “Incluir Apresentações?
Incluir Anúncios (compras, vendas, roubos)?
Incluir Eventos?”

Concordo com as três. Nas apresentações não sei. Teríamos que fazer a ponte para a inscrição de novo sócio. Ou as apresentações seriam para qualquer um deixar a nota biográfica sua. Não sei.

Olá,

Não li todas as mensagens para cima.

Do que apanhei, prefiro poucas categorias, muito abrangentes, e os tópicos identificados por etiquetas pré-definidas. Embora o exercício do Mário tenha corrido bem e, aparentemente, até foi fácil distribuir as mensagens pelas diferentes categorias, acho que rapidamente começaríamos a ter mensagens que fariam sentido estar em duas categorias, ou não saberíamos onde colocar uma mensagem por não se enquadrar em categorias que sejam demasiado específicas.

As etiquetas pré-definidas evitam alguma confusão com grafias diferentes do mesmo termo, ou com demasiados sinónimos. Podemos ter uma etiqueta outros e um admin poderia verificar porquê a atribuição dessa etiqueta a um determinado tópico, eventualmente motivando a criação de etiquetas adicionais.

abraços

RF

1 Curtiu

Em relação a apresentações, não será suficiente cada um preencher a sua ficha de utilizador?

Anúncios? de roubos, parece-me indispensável. De compras e vendas, nem por isso. Já existem imensas outras plataformas muito especializadas, além de vários grupos do facebook.

Idem para os eventos. Aqueles que nós decidirmos divulgar, fazemo-lo pelo nosso blog e facebook.

Fui ver um fórum de uma marca de bicicletas bicicletas que é recente, presumo eu, por ter ainda poucos posts e poucos tópicos. Lembro-me de que há meses tinha uma estrutura diferente. Não sei se ele é muito aplicável ao nosso caso; de qualquer forma talvez sirva de ajuda para a arrumar ideias
http://forum.dahon.com/

Pessoal,

Lembram-se na outra versão do discourse que a pagina de abertura tinha as categorias organizadas em caixas com os topicos lá dentro?
@paulovieira, @ricardocruz, voces lembram-se de certeza!

Não era mais arrumado? e intuitivo? Assim ias directamente à tua área de interesse…
Já procurei nos settings mas não encontrei essa opção, terá caído com a nova versão?!

A proposta do Mário, com uma alteração minha:

  • MUBi
    (Artigos relacionados directamente com associação)

  • Mobilidade Sustentável
    (artigos sobre assuntos genéricos sobre mobilidade sustentável, infraestrutura e políticas de cidade em Portugal ou no Estrangeiro)

  • Bicicleta e a acessórios
    (Artigos sobre a bicicletas e e acessórios relacionados com a sua utilização)

  • Educação e cultura
    (Artigos genéricos sobre educação e cultura directamente relacionados com a utilização da bicicleta)

  • Cicloturismo
    (Artigos genéricos sobre viagens e cicloturismo)

Proponho retirar a categoria infraestrutura, que pode ficar dentro da mobilidade ciclável.

Incluir Apresentações?
Incluir Anúncios (compras, vendas, roubos)?
Incluir Eventos?

Eu dispensaria estes. As apresentações podem estar no perfil de cada um. Quem quiser ser curioso que as consulte. Os anúncios seriam uma dor de cabeça para moderar. A não ser que façamos daquilo uma terra de ninguém, algo que não me agrada. Os eventos seriam maioritariamente de BTT e ciclismo de estrada, o que sai do nosso âmbito.

Não faço ideia. Mas lembro-me sim.

uma citação engraçada do codinghorror, o Jeff Atwood co-founder do discourse

codinghorror said:
We believe categories should be optional to start with. I hate being slammed in the face with the Dewey Decimal Catalog system as the home page of every forum ever. Don’t give every new arrival a PhD in your particular local definition of Animal, Vegetable, or Mineral by forcing them to select a subforum when they arrive. Just show me what the heck is actually being discussed here already, man!

:slight_smile:

3 Curtiram

Estive a ver o plugin das etiquetas, mas não é compatível com a última versão do discourse (que é a que está instalada).

Mais detalhes: https://meta.discourse.org/t/tagger-tags-for-topics/14573/102

Mas “diz que” os programadores-core do discourse vão adoptar este plugin, pelo que deverá ficar oficialmente disponível numa próxima versão: https://meta.discourse.org/t/tagger-tags-for-topics/14573/127

Em alternativa, o problema da incompatibilidade deverá ser resolvido no futuro, desde que hajam “reclamações” qb por parte dos utilizadores.

Concluindo: de momento ainda não há etiquetas, mas há boas perspectivas de ficarem disponíveis daqui a uns tempos.

3 Curtiram

Epa, concordo inteiramente com a linha essa linha de pensamento do Jeff Atwood.

A mim também me faz confusão chegar a um fórum e ver logo imensas categorias e sub-categorias. Parece que estamos na loja do cidadão das laranjeiras. Um gajo só quer renovar o cartão do cidadão, mas nem sabe bem onde ir com tantas opções.

Sou a favor do sistema mais simples possível para começar, com um mínimo de segregação. Afinal de contas é assim que as listas da mubi têm funcionado ao longo destes anos, e ninguém se queixou. Temos:

  • mubi-core (Direcção)
  • mubi-socios (Sócios)
  • grupo A
  • grupo B
  • etc

Porque não replicar o sistema aqui?

Todas essas classificações e subclassificações poderiam ficar para as tags, que oferecem uma abordagem mais flexível.

Exemplo: uma pessoa quer conselhos sobre quais os conhecimentos de mecânica recomendados para fazer uma viagem de bicicleta até ao Algarve. Qual a categoria? Cicloturismo? Mecânica de bicicletas? É sempre discutível.

Por mim ia tudo para uma categoria “Sócios”.

Se mais tarde concluirmos que faz sentido criar ccategorias mais específicas, nada nos impede de avançar para essas novas categorias.

2 Curtiram

Olá,

Como já tinha dito é sempre uma opção ficar tudo ao molho e confiar nas “etiquetas”.

Mas também já fui mais fan da folksonomy absolutamente pura baseando a organização só em etiquetas. Neste momento recuei um pouco e inclino-me mais para um sistema misto, mas só muito ligeiramente categórico.

Aliás se repararem o gmail fez exactamente o mesmo recuo. Quando foi lançado era o “hype” do “tagging” e a crise profunda da categorização. E assim foi “tudo ao molho” durante anos sem grande crise. Recentemente criou 3 categorias - com possibilidades do utilizador acrescentar até 4 ou 5. Eu uso as 3: Primary, Promotions, Social. E devo dizer que retirar coisas do “primary” foi para mim e muita gente um alívio!

Por isso continuo a perceber e a advogar “tagging” com as vantagens óbvias que todos conhecemos… mas continuo a achar que o mínimo de categorias iniciais ajuda muito a reduzir o barulho, a estruturar o fórum e principalmente a perceber “what the heck is actually being discussed here already”.

Sobre os problemas referidos pelo @paulovieira: Sim, haverá sempre problemas de categorização. Mas serão sempre uma percentagem pequena e sempre resolvidos numa segunda linha pelas etiquetas. No fundo a pergunta antes de categorizar é: Qual o assunto principal? Diria que 90% dos tópicos terão um assunto principal mas mesmo que não tenham escolhe-se um e usa-se etiquetas para os outros assuntos.

Concordo com o @ricardocruz em colocar as infraestruturas na “Mobilidade Sustentável” para além de ajudar a contextualizar (só faz sentido falar de infras se elas tiverem bem enquadradas), reduz o número de Categorias.

Concordo também que não haja “Apresentações”.

Concordo também que não haja (compras e vendas). Só pensei que seria um chamariz. Mas traz vários problemas que não acho interessantes.

Balanço em relação a Roubos. Mas pode ficar na secção da bicicleta.

E cada vez estou mais convencido que é útil uma secção mais relax e bagunceira tipo “café central” onde ponde participar sócios e não-sócios.

E sim @antoniopedro já me tinha interrogado sobre o mesmo - era a forma mais simples de visualizar as categorias.

1 Curtiu

verdade, mas where it is?!
ja andei no forum discourse e nao encontro referencias, será que caiu simplesmente ou era a vista de categorias que agora aparece tb em lista…nao sei