Fundo Ambiental 2022 - Compra de bicicleta eléctrica

Também acho que é arriscado, não só na candidatura mas também a andar no dia-a-dia, caso apanhe algum polícia mal disposto. Não quero ter chatices, entretanto já desisti destas marcas mais económicas e estou a olhar para outras opções.

Olá! O modelo ADO A20 FXE para além de se encontrar descontinuado e a marca não disponibilizar informação sobre o binário do motor e peso da bicicleta, também o preço não faz prever um produto eficiente, nem com durabilidade satisfatória, pois as baterias são dispendiosas («galinha gorda por pouco dinheiro»).
Para além do certificado CE apresentado apenas se aplicar à versão A20F, sem que as suas versões sejam referidas, o laboratório chinês que o emitiu tem designação de registo comercial em inglês:«Ltd» e é a mesma empresa que fabrica o produto - nestes casos, uma nota de conformidade é o mais habitual… Note-se que o manual nem sequer faz qualquer menção à sua conformidade, o que também não é comum.
Seja como for, por cá, ao contrário dos nossos vizinhos espanhóis, somente em caso de sinistro é que “alguém” se vai preocupar em averiguar, isto é, as companhias de seguros… Nem mesmo o Fundo Ambiental solicita qualquer informação a este respeito.
Contudo, a versão com acelerador não é comercializada na UE, apenas para o Reino Unido… e ainda bem, porque sentado, acelerar acima dos 6Km/h e sem matrícula, não há “certificado” que lhe valha


Seja como for, pode comprar uma bicicleta no que país da UE que entender, desde que na factura ou numa declaração se afirme que se trata de uma bicicleta citadina, o Fundo Ambiental aceita a candidatura.

3 Curtiram

Nuno, muito obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento! Entretanto já tinha desistido de comprar dessas marcas low cost (Engwe, ADO etc), não só pelo risco de vir a ter problemas com o acelerador como pela qualidade dúbia e durabilidade das próprias bicicletas. Depois de ler aquilo que diz, mais certo estou de que é a melhor decisão… Quando a diferença de preços é da ordem que é sempre de desconfiar, pior ainda quando além do produto a própria marca não é de todo confiável.

Vou antes optar por uma Dahon provavelmente, junto de uma loja em Lisboa, assim tenho a certeza que o dinheiro é muito mais bem gasto (mesmo sendo mais) e que tenho uma bicicleta sólida, que me dura e que tem o apoio/manutenção devido.

2 Curtiram

Sem querer estar aqui a fazer publicidade à cara podre, se tiveres interesse numa dobrável elétrica de qualidade por volta desses valores (~1600), feita em Portugal, podes mandar MP - eu trabalho para uma marca que se especializa apenas nesse nicho. E qualquer problema que possas vir a ter, nada como ter um contacto direto :smiley:

Agora, sei lá quantos meses depois, pedem-me novamente a fatura ou comprovativo de compra (coisa que já tinha enviado no início, até fui confirmar e ainda está lá). Mais alguém nesta situação?

Confirma se o que pedem é o comprovativo de pagamento junto com a fatura e não um ou o outro. Eu também recebi outro email uns dias antes da confirmação, a mim pediram fatura e comprovativo de pagamento no mesmo ficheiro (usei uma ferramenta online para juntar os dois .pdf) bem como fotografias da bicicleta. Na candidatura só tinha mesmo a fatura porque não era pedido comprovativo de pagamento…enviei o que pediram no dia 3 de Outubro, depois no dia 7 recebi email a confirmar que foi aceite e passado alguns dias tinha o dinheiro na conta.

1 Curtiu

Deve ser isso então. Juntei a fatura ao recibo do Paypal (espero que dê) e já reenviei.

Boas. Uma dúvida no meu caso paguei a pronto pagamento. Não vão pedir esse comprovativo certo?

Provavelmente vão pedir também, mas esperemos que aceitem como resposta que foi pago em dinheiro físico e por isso não existe recibo de pagamento. É de facto estranho pedirem tal coisa, a fatura devia ser suficiente.

A mim, assim que enviei o recibo do Paypal já comunicaram que vão fazer o pagamento.

Só por curiosidade quando submeteu a sua candidatura?

Foi a meio de Junho.

A minha foi a meio de Agosto. Sendo assim ainda falta…

Recebi email a pedir elementos adicionais. Não diz quais não sei o que fazer…

A mim aconteceu-me isso em Agosto. Por erro mandaram-me um email a pedir algo, mas não diziam o que era. Tentei contacta-los sem sucesso, e 2 dias depois voltaram a mandar-me o email, mas já dizia o que era: pediam novamente o certificado de não dívida da segurança social e das finanças o qual voltei a mandar.

1 Curtiu

Pois depois de dar voltas na candidatura lá apareceu para aplicar o :ballot_box_with_check: para autorizar verificar a situação contributiva. Deve ser apenas isso :pray:

1 Curtiu

Pois bem. Fiz como pediram, agora pedem para enviar novas declarações e para juntar o comprovativo de pagamento. Paguei a pronto e na fatura menciona isso. Estou a ver que estão a complicar para não pagar…

Um amigo meu que estava na vossa situação (pedidos de elementos, elementos que expiraram e teve que voltar a anexar, etc) teve sucesso e recentemente pagaram-lhe o devido. Continuem a tentar e a actualizar os documentos que expiraram que eventualmente devem conseguir.

1 Curtiu

A primeira vez que submeti uma bicicleta ao fundo ambiental para aí há 3 anos, correu tudo bem(praí 3 meses entre submeter processo e receber o dinheiro)e nao me solicitaram nada adicional.

Há cerca de um ano submeti umas janelas tambem ao fundo ambiental e foi um pesadelo,estavam me sempre a pedir a mesma coisa,ou nuances do que ja tinha enviado,e todo o processo demorou cerca de um ano. Claramente devem estar com falta de dinheiro,e criam estas artimanhas para adiar as transferencias!

A terça, 29/11/2022, 09:27, Carlos Fonseca via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

Alguém sabe quais são os estágios até ao pagamento e quanto tempo demora a entrar na conta? Obrigada

Eu submeti a minha candidatura a 13 de Setembro. Dia 23 de Novembro fui notificado da ausência de alguns elementos e submeti-os, tendo sido novamente notificado dia 15 de Dezembro com um outro pedido. Tive ontem a candidatura aprovada.

Pelo que tenho lido aqui, normalmente entre a submissão e a aprovação vão cerca de 3 meses, como foi o meu caso. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos em função da ausência de alguns elementos, mas normalmente segue sempre estes timings.

2 Curtiram