Fundo Ambiental 2022 - Compra de bicicleta eléctrica

Recebi e-mail exatamente igual. Penso que poderá ser pelas certidões eventualmente já terem expirado, mas ainda assim gostava de saber se é exatamente isso para depois não virem com desculpas para não pagar.

Já enviei e-mail e tenho estado a tentar telefonar, mas sem sorte.

2 Curtiram

Recebi examente o mesmo email.
Já enviei email para eles a questionar, vamos ver se respondem em tempo útil.
Para além disso tentei atualizar as certidões que eles pedem na candidatura (caso já tivessem expirado), fiz editar e tal e quando vou tentar gravar aparece um alerta: “lamentamos mas não é possivel submeter uma resposta, uma vez que a data limite foi ultrapassada”…
Quer dizer pedem elementos adicionais e se tentas adicionar alguma coisa não deixa…

2 Curtiram

Boa tarde. A mim aconteceu o mesmo e não faço ideia o que possa estar em falta. Será necessário colocar número de quadro ou chassi?? Realmente não faço ideia!

1 Curtiu

Bem, nesse caso deve ter sido algum erro da parte deles. Eu achei estranho porque só ainda foram processados 500 e tal pedidos e quando eu submeti o meu já ultrapassava as 1000 candidaturas, por isso não estava à espera que a minha fosse processada já. Imagino que sejam centenas de pessoas a quem isto aconteceu!

Também já contactei por email e tenho tentado por telefone (sem sucesso). Quando chegar ao quinto dia útil de que eles falam, se não tiver resposta, vou submeter novamente com tudo igual…

2 Curtiram

Aconteceu o mesmo ao meu parceiro e a mim; tínhamos submetido em Maio. Quase que parece ter sido um erro. Enviei email mas ainda não tive resposta…

1 Curtiu

Acabei de reparar que no Total de Candidaturas se vê que todas as candidaturas, em todas as rubricas, passaram de “por validar” para “aguarda elementos adicionais”… diria que foi um erro que afectou o sistema todo!

4 Curtiram

Só por curiosidade na sua candidatura não sei que tipo de veículo submeteu, mas colocou número de quadro ou chassi?? Obrigada

1 Curtiu

No meu caso foi uma bicicleta elétrica, o número do quadro está na fatura mas o campo referente a isso no site também aparece em branco.

Recebi outro email hoje igual ao de ontem mas agora já diz que o que falta é a declaração de não dívida à SS/AT. Na verdade a declaração está lá mas vou sacar uma nova e juntar à candidatura pelo sim pelo não!

1 Curtiu

Recebi o mesmo email a poucos minutos

Olá a todos,

Estou a achar isto mesmo estranho - já recebi três emails: o primeiro a pedir que altere elementos mas sem identificação de quais, e dois (um ontem e um hoje) a dizer que preciso de actualizar as declarações da AT e da SS. Mas eu autorizei o fundo a fazer consulta da minha situação directamente com estas entidades… enviei email a pedir esclarecimentos e ainda não tive qualquer comunicação excepto as q mencionei. Alguém que tenha tentado ligar ou que também tenha enviado emails teve alguma resposta?

2 Curtiram

Muito sinceramente acho que o fundo ambiental esta a usar esta estrategia para adiar a atribuição dos fundos(provavelmente falta de liquidez).

Eu submeti candidatura para uma bicicleta electrica antes da pandemia(3anos) e tudo foi agil e em poucos meses tinha o dinheiro na conta.

Ha um ano atras submeti ao fundo ambiental umas janelas duplas, e ja me recusaram/“embrulharam” o processo com esse tipo de situacoes. Autorizei que consultassem as minhas situacoes e exigiram que apresentasse as declarações. Têm andado a enrolar o processo,ate que cheguei a um ponto em que nao conseguia reponder no portal e tive de reiniciar o processo do inicio…

A domingo, 21/08/2022, 18:53, Ana Silvia via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

Eu desde o início fiz ambas as coisas, anexei as declarações mesmo tendo também autorizado o acesso a ambas. O que fiz agora foi simplesmente confirmar que o Fundo tinha acesso bem como pedir duas novas declarações online e substituí as antigas pelas novas no processo.

De qualquer forma isto parece ter sido claramente um erro, pelo que acredito que validar a candidatura novamente com os dados atuais, se tudo estiver correto, vai funcionar também.

Duvido muito, são 5 milhões… o fundo este ano tem um orçamento acima dos 1000 milhões, mais do dobro do ano passado. Estou mais inclinado a acreditar que foi um erro.

1 Curtiu

A mim, novamente, aconteceu-me o mesmo. Enviaram-me este fim de semana 2 email iguais a pedir que envie (novamente) os certificados de não dívida da Segurança Social e das Finanças.
Já enviei, vamos lá ver no que dá.

(Achei estranho uma coisa: o certificado da segurança social diz que tem a durabilidade de 4 meses e ainda só se tinha passado 2 meses)

Malta, já alguém submeteu uma candidatura de uma bicicleta dobrável com acelerador que tenha sido aprovada? Ou sabem se esse tipo de análise é feita?

Pergunto porque estou entre comprar a ADO A20 FXE (sem acelerador, ± 60 km de autonomia), e a Engwe C20 Pro (com acelerador, ± 100 km de autonomia - graças à bateria de 19 Ah). Além disso, a Engwe tem também um display mais apelativo e parece mais sólida. Sei que o acelerador não é legal, não usarei em via pública, mas face às outras características da bicicleta gostaria de optar por este modelo.

Obrigado.

2 Curtiram

Embora com tempo que levam a analisar as candidaturas dava para analisar minuciosamente todos os detalhes da bicicleta, na prática penso que não o fazem. Certamente não terás problemas com isso.

Muito obrigado pela ajuda!

Pelo que sei, o acelarador de mão é legal até aos 6 km/h.
Penso que até há um documento que é uma norma da União Europeia com um artigo a dizê-lo.
Mas não serei a pessoa mais informada sobre o assunto.
O @naturmotriz é talvez a pessoa que no fórum melhor sabe os tais pormenores que passam à vista desarmada sobre o que é legal ou não das bicicletas eléctricas.

3 Curtiram

Muito obrigado, Sérgio :slight_smile:

1 Curtiu

Os 6km/h refere-se à assistência sem pedalar, normamente chamado walk assist. Qualquer bicicleta equipada com acelerador não vai tê-lo para funcionar unicamente como walk assist, naturalmente.

Eu não esperaria que a candidatura fosse aceite, sinceramente, mas não custa tentar.

Já agora, na última semana o número de candidaturas aceites passou de ~500 para ~700, parece que finalmente se estão a mexer!