Fundo Ambiental 2022 - Compra de bicicleta eléctrica

Sem querer estar aqui a fazer publicidade à cara podre, se tiveres interesse numa dobrável elétrica de qualidade por volta desses valores (~1600), feita em Portugal, podes mandar MP - eu trabalho para uma marca que se especializa apenas nesse nicho. E qualquer problema que possas vir a ter, nada como ter um contacto direto :smiley:

Agora, sei lá quantos meses depois, pedem-me novamente a fatura ou comprovativo de compra (coisa que já tinha enviado no início, até fui confirmar e ainda está lá). Mais alguém nesta situação?

Confirma se o que pedem é o comprovativo de pagamento junto com a fatura e não um ou o outro. Eu também recebi outro email uns dias antes da confirmação, a mim pediram fatura e comprovativo de pagamento no mesmo ficheiro (usei uma ferramenta online para juntar os dois .pdf) bem como fotografias da bicicleta. Na candidatura só tinha mesmo a fatura porque não era pedido comprovativo de pagamento…enviei o que pediram no dia 3 de Outubro, depois no dia 7 recebi email a confirmar que foi aceite e passado alguns dias tinha o dinheiro na conta.

1 Curtiu

Deve ser isso então. Juntei a fatura ao recibo do Paypal (espero que dê) e já reenviei.

Boas. Uma dúvida no meu caso paguei a pronto pagamento. Não vão pedir esse comprovativo certo?

Provavelmente vão pedir também, mas esperemos que aceitem como resposta que foi pago em dinheiro físico e por isso não existe recibo de pagamento. É de facto estranho pedirem tal coisa, a fatura devia ser suficiente.

A mim, assim que enviei o recibo do Paypal já comunicaram que vão fazer o pagamento.

Só por curiosidade quando submeteu a sua candidatura?

Foi a meio de Junho.

A minha foi a meio de Agosto. Sendo assim ainda falta…

Recebi email a pedir elementos adicionais. Não diz quais não sei o que fazer…

A mim aconteceu-me isso em Agosto. Por erro mandaram-me um email a pedir algo, mas não diziam o que era. Tentei contacta-los sem sucesso, e 2 dias depois voltaram a mandar-me o email, mas já dizia o que era: pediam novamente o certificado de não dívida da segurança social e das finanças o qual voltei a mandar.

1 Curtiu

Pois depois de dar voltas na candidatura lá apareceu para aplicar o :ballot_box_with_check: para autorizar verificar a situação contributiva. Deve ser apenas isso :pray:

1 Curtiu

Pois bem. Fiz como pediram, agora pedem para enviar novas declarações e para juntar o comprovativo de pagamento. Paguei a pronto e na fatura menciona isso. Estou a ver que estão a complicar para não pagar…

Um amigo meu que estava na vossa situação (pedidos de elementos, elementos que expiraram e teve que voltar a anexar, etc) teve sucesso e recentemente pagaram-lhe o devido. Continuem a tentar e a actualizar os documentos que expiraram que eventualmente devem conseguir.

1 Curtiu

A primeira vez que submeti uma bicicleta ao fundo ambiental para aí há 3 anos, correu tudo bem(praí 3 meses entre submeter processo e receber o dinheiro)e nao me solicitaram nada adicional.

Há cerca de um ano submeti umas janelas tambem ao fundo ambiental e foi um pesadelo,estavam me sempre a pedir a mesma coisa,ou nuances do que ja tinha enviado,e todo o processo demorou cerca de um ano. Claramente devem estar com falta de dinheiro,e criam estas artimanhas para adiar as transferencias!

A terça, 29/11/2022, 09:27, Carlos Fonseca via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

Alguém sabe quais são os estágios até ao pagamento e quanto tempo demora a entrar na conta? Obrigada

Eu submeti a minha candidatura a 13 de Setembro. Dia 23 de Novembro fui notificado da ausência de alguns elementos e submeti-os, tendo sido novamente notificado dia 15 de Dezembro com um outro pedido. Tive ontem a candidatura aprovada.

Pelo que tenho lido aqui, normalmente entre a submissão e a aprovação vão cerca de 3 meses, como foi o meu caso. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos em função da ausência de alguns elementos, mas normalmente segue sempre estes timings.

2 Curtiram

Boa tarde!

Estou interessado em adquirir um dispositivos de mobilidade pessoal elétricos (Trotinete - categoria T5), mas verifiquei que existem quase 2000 candidaturas do ano de 2022 por validar. A minha pergunta é a seguinte:
Quais as candidaturas vão ser tratadas primeiro? As novas submetidas em 2023 ou as candidaturas por validar de 2022?

Obrigado

Penso que ainda não é possível fazer candidaturas para 2023. Nem é 100% certo que venha a haver essa possibilidade, tendo em conta a descida do IVA nas bicicletas.

A ordem de tratamento é a a da data de submissão.

Cada ano tem tido um programa próprio.

É certo q haverá em 2023. Tal como ficou inscrito no OE2023, cabe ao membro do governo responsável pela área do ambiente e acção climática definir e publicar o despacho com os termos do programa para 2023.
Em anos anteriores isso tem acontecido nos 2-3 primeiros meses do ano, mas com efeito a partir de 1 de janeiro.

1 Curtiu