Garagens em Lisboa com parqueamento para bicicletas

Ouvi em tempos que em Lisboa, havia uma obrigação para que as garagens dos prédios novos tivessem alguns lugares para bicicletas. Alguém sabe de alguma informação? @temospena acho que falaste disso em tempos. Estou metido num empreendimento ainda em construção e queria forçá-los a colocar lugares para bicicletas. Alguém da @MUBi ?

Se fosses associado, vias as discussões sobre estes assuntos.

Basicamente isso depende de cada município. Pode estar inscrito no PDM essa obrigatoriedade.

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O RMUEL? (Regulamento Municipal Urbanístico e de Edifícios de Lisboa … não tenho certeza quanto à designação exacta) contempla algo sobre isso.
Acho q a versão anterior do RMUEL até era mais completa quanto a isto (com detalhes de espaço, etc). E desde a última revisão, passou a ser mais incompleto.

@Aonio_Lourenco, se procurares na net, deves encontrar o RMUEL actualmente em vigor, q certamente se aplica a novos edifícios.

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É isso.
Uma versão anterior do RMUEL obrigava a ter espaço para bicicletas em novos edifícios, mas na sua revisão isso caiu.

artigo sobre parqueamento de bicicletas ( 58º )

Versão RMUEL 2008

1 — As obras de edificação nova, com área de implantação superior a 225 m2, devem prever a existência de espaços cobertos para parqueamento de bicicletas, de fácil acesso, de modo a promover a utilização eficaz da bicicleta e evitar o seu furto e deterioração, de acordo com as seguintes regras:
a) Cada edifício de habitação deve dispor de um lugar coberto de estacionamento para bicicletas no interior da parcela por cada fogo até 100 m2 de área bruta de construção, e dois lugares para fogos com área superior;
b) Os estabelecimentos escolares do 3.º ciclo ou superior devem dispor de 1 lugar de estacionamento para bicicletas no interior da escola por cada 20 alunos e funcionários;
c) Os edifícios de serviços, de comércio e outros usos devem dispor de 1 lugar coberto de estacionamento para bicicletas no interior do lote por cada 20 utentes do edifício, contabilizados a partir da média da sua utilização instantânea ou de valor estimado equivalente.
2 — Em situações onde o declive não permita a construção de uma rampa e seja necessário ultrapassar um lance de escadas para aceder ao estacionamento, deve ser colocada uma calha de deslizamento ao longo das escadas, que possibilite a colocação e o deslize das rodas da bicicleta quando transportada à mão.
3 — Os parqueamentos de bicicletas devem garantir um estacionamento apropriado, atendendo às seguintes condições:
a) Garantir um espaço equivalente a um paralelepípedo com 2,00 m de comprimento × 1,50 m de altura × 0,65 m de largura por bicicleta, e dispor de um sistema de amarração segura que permita a fixação simultânea da roda e do quadro ao mesmo ponto fixo;
b) Localizar-se no piso de soleira e preferencialmente no interior do edifício, em compartimentos de acesso restrito e evitando a ultrapassagem de obstáculos;
c) Estar devidamente sinalizados se situados no exterior dos edifícios, localizando -se próximo da entrada principal ou em lugar de passagem frequente e com boa visibilidade, dispor de iluminação nocturna e oferecer protecção relativa às condições climatéricas.
4 — Exceptuam-se do disposto no presente artigo as situações em que as condições existentes, justificadamente, não permitam a materialização das normas constantes nos números anteriores.

Proposta de redacção do artº 58º no RMUEL de 2011

1- As obras de edificação nova devem prever a existência de espaços cobertos para parqueamento de bicicletas, de fácil acesso, nos parques de estacionamento ou arrecadações, de modo a promover a utilização eficaz da bicicleta e evitar o seu furto e deterioração.
2- Quando o parqueamento da bicicleta for previsto em parque de estacionamento, o mesmo pode corresponder a um acréscimo de 0,5 m ao comprimento do lugar de estacionamento, com a instalação do respectivo suporte.
3- (Revogado.)
4- (Revogado.)
As especificações da tipologia do estacionamento de bicicletas são basicamente apagadas. O antigo artº 58º obrigava à colocação de estacionamentos de bicicleta nas novas construções acima de 225m2 de implantação e dimensionava os referidos consoante o uso.

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http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/regulamentos/rmuel

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Vi hoje em Lisboa junto à estação CP de Entrecampos

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Fornecimento e instalação de bike-hangar: http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=6093858

Preferia uma versão mais simples com chave para zonas residenciais, e bike-boxes gigantes com app nos terminais de transporte público…

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Sim, acho que só cabem umas 8 bicicletas. Só existe este exemplar?
Podem começar com coias simples: debaixo das pontes e viadutos há sempre espaço que pode ser utilizado para Bike-park, bastando un gradeamento “sério” e umas chaves…

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Há outro diferente perto do Marquês: Cidade Ciclável

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Acho que também há na Expo

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Já no Concelho de Loures, mas mesmo na fronteira com o de Lisboa:

Metro Moscavide - Átrio Poente

  • Cacifo onde se paga o valor de 1 euro por lugar.
  • 10 lugares
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1 Euro por lugar por quanto tempo?

Em qualquer caso, a mesma treta de sempre, o peão é o mexilhão, olha o bocadão de passeio que isso ocupa. Em vez de tirarem um lugar de estacionamento

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O peão naquele sítio já estava com o espaço ocupado antes, o que se vê por trás são as escadas do Metro que ocupam aprox. a mesma largura, e há outras da parte da frente que não se vêem na imagem, portanto não é por aí. E não me parece que haja aqui falta de espaço aqui, pois até há uma esplanada num café.
Quanto ao 1 euro, penso que seja por tempo indeterminado, mas a minha opinião é pura especulação, pois falo sem nunca o ter experimentado.

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Ok, mas podiam ao menos ter alinhado longitudinalmente com o passeio

Tendo em conta que precisas de assegurar espaço para introduzir ou retirar as bicicletas dos cacifos, se estivesse posicionado longitudinalmente, formaria um maior obstáculo. Lembro-me de ler sobre a instalação destes cacifos e de como houve, de facto, o cuidado de o colocar onde menos perturbasse a circulação de peões (não sei se havia espaço na faixa de rodagem ou em estacionamento automóvel).

Talvez não seja perceptível na foto, mas há portas dos dois lados dos cacifos. São 5 de cada lado, portanto 10 arrumos ao todo.

Portanto, alinhar longitudalmente com o passeio é má ideia. Estaria a potenciar a colissão entre os carros que passam na estrada e as bicicletas que saiem dos cacifos com a porta virada para o lado da estrada.

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digo apenas que se habitasse naquela porta que aparece na imagem, ficaria mesmo fulo, e lamento é mesmo de quem não quer tirar lugares de estacionamento

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Se eu morasse naquele prédio ficava feliz da vida por não ter que subir com a bicicleta às costas. É um mono feio? Admito que sim, mas o luxo de ter uma garagem para a bicicleta em frente à porta compensa largamente.

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Nem toda a gente pode ou quer usar bicicletas (conheço bem aquela zona de Moscavide e a maioria da população é envelhecida), da mesma forma que não gosto quando os meus vizinhos estacionam os carros em cima do passeio à porta de casa só porque lhes dá jeito.

Além disso dá muito mau sinal à comunidade colocar isso em cima do passeio, porque legitima que a bicicleta serve para circular em cima do passeio.

Roubem lugar aos carros, não lixem o mexilhão

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Não parece. Ali não há nenhum estacionamento de carros, nem tal seria possível por causa das escadas do Metro e da paragem do autocarro.