Impressões de um utilizador casual sobre a sua RadRunner

Primeiro, o contexto. O meu objetivo era 100% utilitário: veículo de transporte para o percurso casa-escola-trabalho-casa (levo o miúdo à escola). O meu termo de comparação era a GIRA elétrica, a única e-bike que tinha usado antes, ou seja, o meu nível de exigência era baixo. Não pretendia gastar demasiado para uma primeira e-bike.

Como percebo 0 de bicicletas, decidi primeiro falar com um especialista, o meu amigo Nuro Carvalho. Foi tremendamente útil: nas dicas para a escolha de bicicleta; nos cuidados a ter quando se pretende ir de bicicleta para o trabalho; na sugestão de oficinas. Um sincero obrigado, Nuro!

Acabei por decidir comprar a RadRunner, da Rad Power Bikes, incluindo alguns acessórios, como pára-lamas e o banco para o miúdo.

A bicicleta chega praticamente montada. Mesmo um novato como eu conseguiu montar facilmente a bicicleta e acessórios, sendo que levei-a posteriormente a uma oficina apenas para validar que estava tudo bem e afinado. Estava, o que demonstra a facilidade de montagem.

A bicicleta tem uma posição de condução bastante confortável e é tão multifacetada quanto esperava: o miúdo (10 anos) adora ir à pendura e também é robusta o suficiente para levar carga ainda com alguma dimensão. Não é uma cargo bike, é certo, mas também não envergonha.

A bicicleta é pesada, mas como o meu termo de comparação é uma GIRA, parece leve como uma pena. Em terreno liso, mesmo alguém fora de forma como eu consegue pedalar sem apoio do motor durante largos quilómetros. Agora se aparece uma subida, mesmo que suave, o motor é essencial.

Nunca esgotei a bateria, mas posso dizer que faz pelo menos 50/60 quilómetros, com algumas subidas íngremes pelo meio (ou não estivessemos a falar de Lisboa). Isto sem usar o apoio máximo do motor, excetuando nessas subidas mais exigentes.

A bicicleta não tem amortecedor nem mudanças, certamente para baixar o custo. É claro que o conforto é menor, mas para o tipo de percurso que faço, sensivelmente 11km de cada vez em terreno bom na maior parte do tempo, quase não dou por ela.

A RadRunner é uma fat bike. Se por um lado não será o ideal para uma utilização citadina, por outro é garantido que nunca vou enfiar a roda em carris, como já me aconteceu no passado…
Infelizmente, devido à pandemia, tenho estado em teletrabalho praticamente o tempo todo e usei-a menos do que o queria. Dito isto, estou ansioso que todo este contexto desapareça, por todas as razões. Usar a RadRunner é uma delas.

Seguem umas fotos. Nas fotos, a bicicleta está sem a bateria.

!

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Que sejas muito feliz e corra sempre tudo bem.

O filhote quando vai à pendura sentes muito a diferença de peso no esforço nas pedaladas? E ele agarra as mãos onde? E os pés?

Muito bom relato. Senti falta dum apoio de pés para a criança. De mãos não acho tão essencial pois pode pegar na cintura do pai.

[]s

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Tem “retractable foot pegs”… Há dias vi um adulto andar numa destas com duas crianças, uma delas à frente. Era a criança da frente que ia a pedalar… :slight_smile:

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Consegui vê-los ao ampliar a imagem, giro :slight_smile:

[]s

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Levar o miúdo não faz quase diferença nenhuma. Ele vai confortável, tem os foot pegs como o José Ralha referiu.

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Não consigo ver nas fotos, depois quando puderes tira fotos a isso e mostra, sem pressa…

ola muito boa tarde espero que continue feliz com a sua maquina, eu tambem estou muito interessado no modelo em especifico, o meu filho tambem tem 10 anos e adora bicicletas como eu. Gostaria de perguntar onde comprou a sua ou se mandou vir de fora? muito obrigado desde ja melhores cumprimentos

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Acho que as RadQualquercoisa só se vendem online…

Sim, só se vendem online. É necessário montar a bicicleta, mas não é difícil.

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João, chegaste a receber algum dos incentivos? Ou nem tentaste?

Não cheguei a tentar. Não valia a pena.

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Bom dia, obrigado pela util partilha. Não tentou, por ser dificil obter incentivos para bikes compradas online?

Não valia a pena pq já tinham esgotado, certo? Foi isso certo?

Entretanto aqui no trabalho cruzei com um colega que tem uma RadWagon novinha e ele disse que se candidatou e conseguiu o incentivo do Fundo Ambiental, que é nacional e não tem limitação de onde é comprada a bicicleta, se numa loja local ou online do estrangeiro.

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Qual é a regra do financiamento fundo ambiental das Cargo?
1000€ ou tb não pode exceder uma % do total?

50% ou 1000€ (500 se não for eléctrica), o que for mais baixo

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Muito boa tarde!

Gostaria de saber por favor quanto tempo demorou a chegar a bicicleta?
Só para ter uma ideia de quanto tempo poderá demorar a chegar!

Muito obrigado.

Ricardo,

Confesso q não me recordo, mas foi no tempo da pandemia, num contexto diferente. Não acredito que sirva de referência.

Mas posso dizer q não fiquei aborrecido com o tempo que demorou, se não lembrava-me…

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Uma pergunta, sou americano, então desculpe meu português ruim. Gosto muito deste modo de ebike e gostaria de comprar uma para passear por Coimbra mas é do meu conhecimento que este tipo de ebike com acelerador é ilegal em Portugal. Você poderia explicar se esta bicicleta é lega para andar ou se é necessária alguma licença especial.

Legally speaking, you don’t need any special licence to use an e-bike on the road in Portugal, as long as the e-bike meets this 3 conditions simultaneously:

  • The engine max power is 250W
  • The engine only assists your pedaling power
  • The engine only assists you up to 25km/h

If you happen to have an e-bike that fails to meet any of the 3 rules, you are no longer driving a vehicle equivalent to a standard bicycle (legally speaking). You will need to have a licence plate, helmet, insurance and at least a Cat. B driver’s licence.