Mail Geral: Approaching Monthly Send Limit: 91%

Boas @jpbarreto, concordo com a tua análise, a questão por agora era mesmo de curto prazo e de urgência porque o fórum está sem mails. Repara que o envio de mails é algo automático para todos os membros, e que serve entre outros, para que se possa participar no fórum por email. Eu todavia, estou sempre “colado” ao fórum e nem uso os mails, mas há muitas pessoas para quem a funcionalidade de email dá muito jeito.

Aqui vai a estatística

O preçário do mandril não é linear, ou seja, para grandes quantidades o preço por mail diminui, e é dos servidores mais baratos do mercado. Nós temos uma VPS, podes por conseguinte instalar um servidor de mail, mas como o @brunobarao já explicou pode ser algo complexo de gerir, e pode exigir manutenção, mas é algo que já não domino. Plz @paulovieira say something :slight_smile:

@MarioJAlves que achas? Por mim, não faz diferença, mas poderá fazer para outros!
@brunobarao, referias que usavas o fórum só por mail, achas mesmo que é algo crucial? Podemos tentar diminuir o número de mails, mas quando um membro se regista num tópico, recebe logo mails de cada vez que alguém escreve uma mensagem.

@MarioJAlves não tinhas feito a subscrição automática? Podemos tentar passar para manual. Terei de rever

Tenho estado a assistir à discussão sem saber como fazer e ajudar.

Estive no forum do discourse e não parece ajudar…

Mas encontrei isto:

‘Post by E-Mail’ should definitely be an ‘opt-in’ feature for those who are interested, and off by default. 99% of any given Discourse’s users probably won’t use it, but the ones who do will likely be among the most dedicated users that Discourse has.

Já não me lembro como é que isto se faz… podemos desligar os mails dos que nunca postaram nada… dará trabalho pois acho que são 90% dos 200 e tal.

o problema é que estive no painel de administração e não econtrei nada que o permitisse. Ou se desliga os mails para todos (mails de msgs) ou têm todos mails (parece-me).

O fórum tem cerca de 300 membros e envia o “digest” uma vez por semana. Se desligarmos o “digest” poupamos 1200 mails por mês. É pouco, mas já é algo.

As preferências de mail são definidas por cada um, os admin. (e bem para evitar spam) não podem configurá-las.

@brunobarao acho que é mesmo de avançares com o sevidor de mail na VPS. Que te parece?

A poupança é mínima e acho que o digest é precioso.

É estranho que não haja mais fóruns com o mesmo problema!

1 Curtiu

Por acaso podem. Se fores ao perfil público e “opções” podes configurar cada utilizador.

Mas… “espiolhei” vários utilizadores deste muito recentes até a veteranos e todos tinham as duas últimas opções da tua imagem desactivadas. Só o Bernardino (pq sabia que ele prefere email) foi o único utilizador que tem tudo (as 5 opções) activado. Quero com isso dizer que parece que por defeito nem se devia estar a enviar demasiados emails - mas acho que há algo a escapar-me.

Há qq coisa
http://meta.discourse.org/t/trouble-getting-billing-set-up-with-mandrill/26304

E presumo que no resto dos outros fóruns se configure um próprio servidor de mail, visto que tal é possível, pois o Discourse exige que se tenha um VPS.

A grande maioria - diria - recebe mails por cada mensagem que é criada. Basta que se tenha aquelas checkboxes ligadas. Basta multiplicares o número de membros do fórum pelo número de mensagens que são criadas por dia (esta é uma) que chegas facilmente a esses números.

Verifica se tiveres paciência. Eu visitei as opções de uns 10 veteranos e muito recentes e todos só tinham as 3 primeiras activadas. Só o Bernardino é que tinha as 5 (imagino que como o Bernardino hajam muitos, mas pareceu-me ser a excepção e não a regra).

Já verifiquei por alto, e como bem referes a maioria tem apenas as duas primeiras caixas selecionadas.

Vê todavia o caso da tabela que cito lá em cima, mais especificamente, o da coluna de “ontem”. Nesse dia foram escritas 38 mensagens e enviados 459 emails. Ora dá aproximadamente 12 emails por mensagem, que é um valor perfeitamente razoável. Basta que haja 12 membros com as caixas todas selecionadas que o número se alcança.

1 Curtiu

Entretanto antecipo-me ao @paulovieira: fui ler mails antigos da mubi-core e relembrei que o serviço que aloja o discourse é o digitalocean, sendo que nós pagamos a tarifa de $15/mês.
Fui ao site da digitalocean ver o que é que eles oferecem,na esperança de encontrar um serviço de mail incluído no pacote.

Aparentemente eles não oferecem isso, nem mesmo para as tarifas mais altas:

Já agora, o artigo acima concorda com a recomendação do @brunobarao de não nos metermos nos trabalhos de instalar e manter um servidor de mail:

“setting up and maintaining your own mail server is complicated and
time-consuming, and there are several affordable alternatives—most
people will get more value, in the form of saved time, out of using a
paid mail service”

No entanto:
O nosso principal problema é o grande volume de envio de mails aos membros.
Imagino que não tenhamos problemas com o volume de emails recebidos dos membros (aí só contam aqueles membros que enviam posts por mail - serão poucos membros, e com atividade limitada).

Então, “dividindo para conquistar”

  1. Envio de emails:
    Uma solução poderia ser instalarmos apenas um serviço simples de entrega de emails, como o Postfix.
    How To Configure a Mail Server Using Postfix, Dovecot, MySQL, and SpamAssassin | DigitalOcean

Isso permitiria resolvermos o problema da entrega das mensagens aos membros gratuitamente e com um esforço de instalação/manutenção relativamente baixo.
Notem que é bem mais simples instalar um serviço de envio de mails (essencialmente, é um servidor SMTP) que instalar o suporte completo para envio+receção (aí é preciso serviços de SMTP + mailboxes + POP3/IMAP).

  1. Receção de emails
    Aqui poderíamos, por exemplo:
  • continuar a usar o mandrill (pois o tráfego incoming deverá ser abaixo do limite gratuito)
  • usar conta no gmail com domínio da mubi.pt

Pode estar a escapar-me alguma coisa, mas penso que não há problema em termos ambos os problemas (envio e receção) desacoplados em serviços diferentes.

O que acham?

Experimentamos instalar e usar o postfix para envio destes milhares de emails originados no discourse?
Eu posso encontrar algum tempo para isso no domingo.

Abraço,
joao

1 Curtiu

Estou confuso @jpbarreto; o Mandrill é apenas usado no envio de mails.

Para receber o processo é outro diferente e funciona como bem referes por POP3 através de uma conta de mail, mas essa conta é da Google Apps que o @Bruno_Santos mantém em nome da MUBi.

Entratanto já perguntei lá à malta do Discourse o que fariam:
http://meta.discourse.org/t/mandrill-payment-methods/29966

@jpbarreto, estive a ler o tutorial e parece muito bom.
Mas isso é exatamente fazer a instalação de um servidor para envio de mail no nosso VPS.

@jpbarreto, @brunobarao, @paulovieira querem tentar instalar?

O @brunobarao teve a amabilidade de fornecer um cartão de crédito temporário com o MBnet e funcionou :slight_smile: Carreguei com 55USD.

@brunobarao dá o teu NIB ao @JoaoBernardino para que ele te possa pagar esse valor.

Pessoal, isto é uma solução provisória que nos dará tempo para refletir o que fazer. Com 55USD já teremos segundo as minhas contas pelo menos 6 meses de emails.

Estou a receber mails que deviam estar pendurados…

sim, estavam 976 mails pendentes à espera do pagamento. A situação deve normalizar muito em breve.

Desculpem a falta de resposta. Tenho estado fora nestes dias. Penso que o assunto já foi resolvido por enquanto. Logo à noite dou o meu input.

boas @paulovieira, entretanto criei uma conta no VPS para o @brunobarao com permissões sudo. Ele já se voluntariou para instalar o servidor de mail :slight_smile:

1 Curtiu

esquece. eu é que estava confuso! pensava que o Mandrill servia tanto para enviar como receber mails do forum.

1 Curtiu