sei que não me perguntaste, mas eu acho que não se insere… mas lá está, pode ser uma cortesia do veículo lento se efetivamente o poder fazer em segurança, eu quando há bermas que o permitam faço-o sem qualquer problema… não vou a atrapalhar ninguém!
Mas se perguntares ao troll de serviço vai dizer que devia ser obrigatório!!
A berma pode ser usada, sim, no caso das bicicletas. Mas, novamente, uma situação em que um condutor de automóvel não conseguisse fazer uma ultrapassagem legal e segura a uma bicicleta sem que o condutor desta adoptasse uma posição secundária (seja na faixa de rodagem ou na berma), e sendo esta posição secundária efectivamente viável e segura, será uma raridade.
O automóvel fez uma ultrapassagem, claramente a uma velocidade muito elevada, a um utilizador que circula em conformidade com o código de estrada (dá para ver que está à direita do eixo da via), sem ultrapassar pela via adjacente (ao que o código obriga) sem manter uma distância de segurança de 1,5m (ao que o código obriga) e com tráfego em contra-mão (o que o código proíbe veementemente!), pondo em perigo ele próprio, a quem ele ultrapassa, e a pessoa que segue em sentido inverso!!
Contudo, quem está mal é o Nuro…
Seria mesmo caso para fazer uso de uma linguagem que as regras do fórum não permitem…
Porra, no outro dia houve um acidente entre dois carros ao pé de Coimbra, em que morreram TODOS! A única coisa que se deve concluir dali é que o acidente não deve ter sido culpa de ninguém… porque não havia ali um ciclista para culpar.
Por amor de Deus… as porcarias que um gajo lê. Até se fica mais estúpido.
Art.º 90 CE.
3- Os condutores de velocípedes devem
transitar pelo lado direito da via de trânsito, con-
servando das bermas ou passeios uma distância
suficiente que permita evitar acidentes.
Isto não retira responsabilidade ao automóvel por ultrapassar com uma viatura a circular em sentido contrário. Mas circular a 2 m da berma é um abuso
Que tem isto a ver? Lá por existirem grunhos irresponsáveis a conduzir automóveis não significa que sejam todos iguais. De igual forma se um criminoso matar alguém com uma faca de cozinha não as vamos proibir a toda a população
Circular a 2m da berma, à direita do eixo da via de trânsito não é ilegal e respeita o código da estrada. Só é “um abuso” nas cabeças tacanhas que teimam em não aceitar as bicicletas como veículos de pleno direito na via pública.
Pois, tenho o mesmo problema numa avenida aqui em Aveiro, por detrás da Estação de Comboios. Duas vias no mesmo sentido + uma berma quase com largura de uma via. Já me aconteceu apitarem para eu ir para a berma. Já me aconteceu ultrapassarem-me em simultâneo pela via da esquerda e pela berma à direita. Eu não me importava de ir sempre pela berma, a questão é que mais à frente na rotunda, tenho de sair na última.
Já agora, se uma via tem 3 m de largura, circular a 2 m da berma coloca-te à esquerda do eixo da via,(diferente do eixo da faixa de rodagem), e não à direita!
O teu erro está em assumir que a bicicleta está a 2m da berma. No video vê-se perfeitamente que circula à direita do eixo da via de trânsito. Ninguém falou em eixo da faixa de rodagem. Isso já são delírios febris.
Tu leste tudo o que eu escrevi? Porque é que só citas parte do meu post? Aquilo é tudo um só texto para ser interpretado conjuntamente.
E onde é que o Nuro circulava à esquerda do eixo da via?
Eu até te vou dar umas pistas. Olha bem, no vídeo, em que “limite da janela” começa o traço que delimita a via da berma, e em que “limite da janela” começa o traço que delimita a via direita da via da esquerda. O traço da berma começa no fundo (a parte de baixo!) da janela! O traço que separa as vias já só começa no lado esquerdo dessa mesma janela! Em termos de perspectiva, sabes o que isso significa? Significa que o Nuro circulava mais próximo da berma que da via adjacente! E sabes o que é que significa o Nuro circular mais próximo da berma que da via adjacente? Significa que circulava à direita do eixo que divide a via direita em duas partes iguais!
“O eleito do PS diz que, perante a falta de espaços na urbanização, não será possível fazer “milagres” e que construir novos parques de estacionamento poderá obrigar a reduzir os espaços verdes”.
Nem para nós somos bons. Qualquer dia começamos a construir jardins dentro dos carros para termos aquela sensação de natureza.