Oportunidade para a promoção da bicicleta?

Parece que o PSD vai organizar uma corrida entre um burro e um Ferrari, entre o Campo Grande e o Saldanha, já esta sexta-feira. Bem sabemos qual será o objectivo (populista) da iniciativa.

Não seria esta uma boa oportunidade para marcar presença, introduzindo na corrida um participante surpresa - a bicicleta?

Não seria interessante mostrar que já estamos em pleno século XXI (embora não pareça) e que há outros meios de transporte com vantagens claras em meio urbano (que estas obras estão a levar em consideração)?

PSD organiza corrida entre burro e Ferrari em Lisboa, recriando iniciativa de 1993

6 Curtiram

Acho excelente… eu não estou em Lisboa, mas quem estiver é levar uma action cam e filmar a cena! Simples…

1 Curtiu

O q a senhora do PSD diz é “saber se as obras servem para melhorar a mobilidade dos lisboetas”.
A única mobilidade q existe é mobilidade de carro. Que mais poderia haver?

Podem sempre sugerir ao PSD a inclusão de uma bicicleta na corrida. E se eles não aceitarem, ou não responderem, então meter uma à socapa … e como sugeriu o Nuro, filmar a cena. Até era fixe, para além da action cam, tb alguém a filmar na saída e na chegada.

2 Curtiram

Tenho pena de nesse horario nao conseguir ir, mas e’ importante a MUBi estar la’ com, pelo menos 2 ou 3 pessoas.

Serve nao apenas para provar que a Bicicleta e’ mais rapida que qualquer um dos outros meios de transporte, mas tambem para promover a MUBi, porque ira’ aparecer em toda a imprensa.

1 Curtiu

Penso que é mesmo uma boa oportunidade para mostrar e satirizar o absurdo do carro e da mentalidade petrol-head.

Eu estou fora de Lisboa e não consigo mesmo, mas disponibilizo a minha actioncam se alguém quiser fazer o obséquio de ir filmar a situação.

Sugestão:

  • É preciso um mínimo de 3 ou 4 voluntários: 1 para ser filmado, um para ir atrás a filmar, um no início a filmar a partida, pode ser o mesmo que vai atrás, e um a filmar a chegada.
  • Convinha que a pessoa filmada ou fosse uma menina ou sendo um homem fosse numa bicicleta “normal” (não de ciclismo ou de btt);
  • De preferência com roupa casual e sem capacete, mas não me parece ser imperativo;

Eu não consigo perceber a que horas é que é isto afinal…alguem sabe? é às 8h45 ou às 18h15?

@frslb92, @pmmsanches, @Herculano_Rebordao, @Pedro_Nobrega_da_Cos, @sequeira_pedro_rc, @anabananasplit, @anapaulascardoso, @jpbarreto, @BPereira, @JoaoBernardino, @miguelbarroso, @Filipe_Pinto, @brunobarao, @Bruno_Santos ?
conseguem fazer isto acontecer??

@rickyrosa, consegues ver se isto podia ser acompanhado?

Isto é uma oportunidade única!!

2 Curtiram

A partida desta corrida está marcada para as 8h45 na Rua Professor António Flores, junto à Faculdade de Direito de Lisboa, na Cidade Universitária, e terá chegada na Praça Duque de Saldanha, com “meta instalada” junto ao edifício do Monumental.

Era gajo para alinhar nisto se não me ocupasse a manhã toda. Posso levar a minha GoPro e fazer o percurso.

2 Curtiram

bora, eu também posso levar a minha, depois editamos tudo num video giro com foco na partida e chegada

quanto a falar com alguém do psd e fazer isto oficial, não me parece que dê tempo, e que fossem concordar, afinal a ideia deles certamente não é passar a mensagem de que a bicicleta é um bom meio de transporte, pois se assim fosse não estavam a protestar contra as obras que vão criar as ciclovias

ah, e para além de um “competidor” que pode partir ao mesmo tempo e chegar bem antes podemos ter 1 ou 2 a fazer companhia ao ferrari, um na frente e outro atrás p.ex., assim garantimos que se quiserem filmar o carro vão ter de mostrar que “até uma bicicleta” o acompanha ^^

3 Curtiram

Outra ideia é usar o Strava para registar o percurso e depois usar esta cena para fazer um filme giro:
https://www.relive.cc/

2 Curtiram

Tenho coisas combinadas amanhã às 9h30 :’(

Mas quando li esta noticia tive também a mesma ideia. Acho que era mesmo bom se fosse possível fazê-lo. Se conseguir ajudar de outra forma estou ao dispor.

Tal como o Nuro posso emprestar a minha action cam.

Mais do q o assunto da promoção da bicicleta, o q acho mesmo preocupante nisto é em 2016 termos um dos dois grandes partidos portugueses, na maior cidade e capital portuguesa, a considerar como única opção de mobilidade urbana o carro!!!

São esses senhores q vão para assessores, vereadores, presidentes de câmara, deputados, secretários de estado e para ministros q nos governam!

Isto faz-me pensar q continuaremos por muitas décadas com políticas de mobilidade de merda, e medidas de encher chouriços!

4 Curtiram

Ok, concordo q não vale a pena falar com o PSD.

Vejo aqui mt boas ideias.
Claro q se forem mais bicicletas e mais câmaras melhor.
Mas a cena é já amanhã … por isso, mesmo q seja apenas uma bicicleta e uma câmara, acho q vale a pena alguém estar lá.

Pah, vou tentar. É um bocado em cima mas vou tentar. Deixem-me lá ver se consigo orientar o meu dia e já confirmo se consigo ir.

@sequeira_pedro_rc, estás mesmo disponível?

2 Curtiram

Eu também não consigo ir :frowning:
Mas seria tão bom haverem várias bicicletas (uma já era porreira, mas várias então) a darem “boleia” ao Ferrari e ao burro… Além da visibilidade para a mobilidade em bicicleta, deitaria por terra a intenção do PSD.

Todos sabemos que as ciclovias muitas vezes são mal planeadas e as obras não vão de encontro às melhores práticas de urbanismo… mas há que defendê-las, porque ainda assim, representam um avanço no bom sentido.

2 Curtiram

Neste momento não estou a trabalhar em Lisboa, portanto não sei se consigo estar presente. Mas ainda não coloquei a hipótese de parte.

Uma ou duas pessoas de bicicleta já fariam toda a diferença. E levar um simples cartaz na bicicleta não seria mal pensado para a questão do mediatismo. Seria importante chamar a atenção dos media para a inclusão da bicicleta na “corrida”, e um simples cartaz chama as câmaras e os olhares e facilmente proporciona uma photo op.

1 Curtiu

Com a tshirt da MUBi :slight_smile:

1 Curtiu

O que acham de deixarmos o link da notícia no Facebook da MUBi e desafiar os sócios para se juntarem à corrida com as suas câmaras? Depois quem quiser pode ceder as suas imagens para o corte e costura de um vídeo.

2 Curtiram

Sim, ter uma mini massa critica também era giro, acho que quando mais melhor

De qualquer forma eu e o @pmmsanches já estamos confirmados, já dá para 1 “ganhar” e o outro fazer de escolta ao ferrari xD

@Rui tens toda a razão, mas mudar mentalidades demora muito e é chato, tornar a acção deles ridícula é rápido e fun :smiley:

ps: não tenho nada de “divulgação” para levar, tipo t-shirt e coisas assim :x

2 Curtiram

Não garanto!! Pelo sim pelo não já guardei aqui a minha camera… mas ja sabem, o je não anda causal e anda smp de capacete, e com sapatos spd :stuck_out_tongue:

2 Curtiram

Pois, também não tenho nada para levar.

Pedro Sanches

escreveu:

É porreiro porque assim temos variedade. :smiley:

Agora só falta arranjarmos uma ou duas voluntárias.