Página inicial

Por mim podemos voltar a ter a “categoria” como página padrão. É um pouco chato para um utilizador frequente pois não é fácil acompanhar o que é mais recente. Provavelmente clicarei sempre primeiro nas “recentes”, mas concordo que é mais atraente. Eventualmente os ícones podem reduzir de tamanho para ficar tudo mais compacto.

Já agora: porque é que mesmo fazendo “unpin” as msgs que foram “pinned” continuam no topo da minha lista tirando espaço a msgs que ainda não li?

2 Curtiram

Tb gosto desta: http://forum.mubi.pt/categories

2 Curtiram

Acho que os antigos farão scroll e consultarão as novidades cá em baixo, nos posts marcados como ‘new’ ou com bola azul. Que acham?

Voto em http://forum.mubi.pt/categories como página de entrada. Até porque há acesso direto às Recentes no menu de topo.
Por outro lado, também sugeria que estas Recentes se chamassem Últimas, mas também pode ser apenas “vício” meu.

1 Curtiu

Eu percebo o vosso ponto, todavia considero que esta seria a melhor página de entrada.
http://forum.mubi.pt/c/mubi-socios
pois é a que interessa à grande maioria dos potenciais utilizadores que nos visitam e dos nossos sócios que são a maioria dos membros da MUBi.

Em acréscimo os murais públicos dos GT não têm quase atividade, por isso sugeria passar esses fóruns públicos para a categoria dos sócios. A página de entrada deve ser simples, intuitiva e ter info relevante para um visitante médio.

Lembrem-se que um sócio ou um anónimo não tem acesso à core, nem aos trabalhos dentro dos GT, tendo apenas acesso aos murais, que têm muito pouco conteúdo.

Acho muito mais apelativo um visitante na página inicial deparar-se logo com informação potencialmente muito mais debatida e que diz respeito a todos os sócios, e isso na página inicial de categorias, fica muito reduzido.

Resumindo, sugiro

  • passar os murais públicos dos GT para o fórum dos sócios, com o nome do GT como uma subcategoria da sócios, preservando o ícone.

  • desenvolver ícones para as categorias do fórum (eu posso pagar a um designer, caso ninguém se voluntarie)

  • passar a categoria dos sócios, para a página inicial

  • os grupos de trabalho, para a questão de trabalho, seriam uma subcategoria da core (não é desprestigir os GT, mas apenas colocar tudo o que é de foro privado, dentro da mesma categoria).

Temos de pensar em quem nos visita, e não no fórum para nós próprios, pois já conhecemos os cantos à casa, e para nós, basta ir a “últimas” e temos logo tudo o que precisamos saber.

Os tópicos que mais apelativos à comuinidade estão todos dentro da sócios

@MarioJAlves, apesar dos teus nobres esforços para puxar a malta através do Facebook, continua a ser Google quem atrai mais gente para o fórum :smile:

Nunca um momento duvidei disso. Já geri muitas páginas web na última década e sei que a seremptidade do google é imbatível - principalmente qd estamos a lidar com páginas muito ricas em palavras chave como as do fórum. O meu problema com o google é de outra natureza:

  • Não acho saudável para determinadas comunidades estarem abertas a
    quem não contribui um mínimo que seja.
  • Não acho legítimo expor todas as opiniões expressas no fórum de uma
    comunidade a que sejam indexadas para todo o sempre sem autorização
    expressa dos autores - ver o processo do “direito de esquecer” que a
    google foi sujeita na Comunidade Europeia.
  • Não me interessa nada a quantidade (visitas casuais ou acidentais de
    alguns segundos) mas sim a qualidade um sócio interessado num
    determinado tópico publicado no facebook

É o que me lembro.

2 Curtiram

Pessoal, que vos parece a minha proposta de colocar a página inicial como sócios?

A estrutura seria:

  • Café Central
  • Mobilidade Sustentável
  • Bicicleta e Acessórios
  • Educação e Cultura
  • MUBi
  • Viagens
  • Sexta de Bicicleta
  • Bike Buddy
  • Bike to School
  • Selo
  • Fórum
  • Core (privado)
  • Comunicação
  • Sexta de Bicicleta
  • Bike Buddy
  • Bike to School
  • Selo
  • Fórum

Make it simple and intuitive

Com o Discourse esta alteração é muito simples de efetuar

3 Curtiram

@MarioJAlves o teu silêncio preocupa-me :slight_smile:

Nada de preocupar. :smile:

Li à tarde no telemóvel “marquei” mas como não há no menu “marcados” tenho tendência para me esquecer.

Concordo com passar os murais para o fórum sócios.

Mas não concordo tanto passar os grupos de trabalho para dentro da core… mas é uma possibilidade… mas lembro-me do @BPereira durante meses quis fazer parte de Grupos de Trabalho mas não da core. Lembro-me que o Miguel Barroso faz(?) parte do GT do B2S mas não faz naturalmente parte da core. Mas acho que são casos excepcionais…

Repara que a organização é apenas de imagem. O facto de a categoria SdB estar dentro da core, não implica que o pessoal da SdB tenha acesso à core. São categorias diferentes com permissões diferentes. A hierárquia é apenas visual e não de permissões de acesso para utilizadores ou grupos.

2 Curtiram

Pensei que as permissões eram hierárquicas.

Então por mim, sim.

Mas como é uma alteração algo radical (apesar de ter poucas consequências) era bom ouvir mais opiniões.

Preocupa-me a necessidade de criar logotipos para todos os sub-tópicos do fórum sócios… mas podemos começar sem eles pq aliás destaca os GT com logo em relação aos outros sub-tópicos sem logo. Acho que sinceramente não devias gastar dinheiro nisso… as pessoas são muito esquisitas a comentar logos… imagina a core a comentar 6 ou 7 logos ao mesmo tempo!

Quem desenhou o da BiketoSchool? Podíamos pedir.

Mais opiniões?

Gosto da proposta do @joaopferreira. Quanto aos logos, é fácil arranjar quem os faça por aqui…

1 Curtiu

Fui eu… mas @LuisQuental tb tinha uma proposta muito boa que acabou por não ser discutida. Eu só estou a evitar o pesadelo de ter os membros da core a comentar 6 ou 7 logo. Podemos experimentar só os GT com logos… o que é compreensível e até justificável.

Mais opiniões?

Epah, então estão contratados pois acho que está muito fixe :slight_smile:
para o café central eu já tinha feito um que (me pareceu) não estava mal.

Feito! Os ícones são provisórios só para não estar sem nada!

Sugestões ou erros digam!

1 Curtiu

Acho que estão “engrassades”.
Não faltou um? Da Educação?

epah, não quero arriscar, tenho medo que a malta não goste :slight_smile:

para já o mais importante foi a simplificação e colocar tudo na mesma página inicial. Já tivemos desde então duas mensagens de membros que nunca tinha visto

1 Curtiu