Painel de Cidadãos ALLÔ-Ciclo. ALLO: Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas

para discussão de alguns percursos possiveis ate ao momento.

2 Curtiram

Eu já tinha pensado no assunto para uma rua e transmitido ao @pauloj_rosa:

A Rua de Angola no Olival Basto agora é assim:

Podia ser assim:

Desde a rotunda esquisita do Senhor Roubado — já agora o melhor nome de sempre para uma estação de Metro! — até à ponte sobre a CRIL.

Se não percebeste era:

  • inverter o sentido da via do meio, o que até deixaria alguns automobilistas contentes pois há um bocado em que por agora só podem andar num sentido.

  • A via mais encostada aos cruzamentos seria uma ciclovia.

2 Curtiram

Vamos jogar ao “Escolha o papagaio”: Em função do Concelho em que vivem, escolher ver o respectivo vídeo da “Semana Europeia da Mobilidade 2020” em https://www.youtube.com/channel/UClc-FqtlxEghl214TaPYkNQ/videos

2 Curtiram
4 Curtiram

O @Sergio_Loureiro já os questionou e estamos à espera de uma resposta :slight_smile:

2 Curtiram

Sim:


«
Há possibilidade de alguma intervenção por parte da população civil no processo? Obrigado.

Eu e outras pessoas estamos a querer participar, como se pode ver em https://forum.mubi.pt/…/painel-de-cidadaos-allo…/7877
»

image

2 Curtiram

Estou atento mas sem poder visitar o “Painel” por agora. Ate já.

Nunca vi a CMOdivelas a comunicar este inquérito no facebook:

Ainda demorei a preencher e só me recordo de 2 a 3 questões sobre bicicletas :frowning:

Vou preencher e veremos os resultados, espero.

2 Curtiram

Bom dia,
Vou partilhar a resposta da cm-odivelas relativamente à minha questão sobre ciclovias em Odivelas:

Agradecemos o seu contacto.

Na sequência da exposição apresentada por V. Exa. e de acordo com os serviços, serve o presente para informar que a Divisão de Planeamento Urbanístico (DPU) desenvolveu o Plano de Desenvolvimento da Rede Viária e Ciclável do Município de Odivelas (PDRVC) em 2014, resultante da junção da rede ciclável municipal ao Plano de Desenvolvimento da Rede Viária do Município de Odivelas (PDRV) existente. Esta rede visa promover a ligação urbana no município, bem como a ligação intermunicipal com os municípios adjacentes.

Atualmente encontra-se em fase de aprovação o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho de Odivelas (PMUS) desenvolvido pela DPU, o qual também reflete a rede principal ciclável do PDRVC e visa a adoção de políticas de mobilidade que promovam os modos ativos de mobilidade. Após aprovação, o plano será publicado no portal do município.

O Fundo Ambiental – Portugal Ciclável 2030 surgiu no contexto da necessidade de promover o uso da bicicleta nas deslocações não recreativas, visando a criação de uma rede ciclável urbana e interurbana entre os principais centros urbanos a nível nacional, o qual financia uma parte das ligações cicláveis entre pares de municípios.

Neste sentido, informa-se que em Setembro de 2019, Odivelas formalizou 3 candidaturas, estando a aguardar a divulgação dos resultados oficiais, as quais cumprem os seguintes percursos:

  • Lisboa/Odivelas – linha de ligação entre a Calçada de Carriche e Avenida D. Dinis, Freguesia de Odivelas, no sentido Norte-Sul;

  • Loures/Odivelas – linha que liga o centro histórico de Loures, intercetando a Freguesia da Póvoa de Santo Adrião, desenvolvendo-se até à Avenida D. Dinis, no sentido Nascente-Poente;

  • Odivelas/Amadora – Linha de ligação entre o interface de transportes da Pontina e Encosta do Sol (Amadora), no sentido Nascente-Poente.

Sempre disponíveis em www.cm-odivelas.pt e na rede social facebook, apresentamos os nossos cumprimentos.

8 Curtiram

A final estão mais interessados que imaginava. Aguardo para ver Obra.
Já por loures a coisa ciclavel ainda é minúscula mas não sei ainda qual o plano da autarquia para a mobilidade, aguardando resposta após o aviso de receção do meu mail com as soluções da MUBI.

O que estou a ver é algumas reacções negativas nas redes sociais às obras no centro de Odivelas, como os comentários em:

ou o ponto i. de:

Não queria dar uma opinião definitiva, pois as obras ainda não foram acabadas e eu não tenho passado por lá. Mas o que me consta é que e transformaram a D.Dinis numa via de sentido único, o que, caso não tenha uma ciclovia que permita circulação no sentido oposto, até prejudica a circulação em bicicleta.

Enfim, o que me parece é que acho que viram o que Loures fez na Avenida principal de lá, e quiseram fazer uma cópia na Avenida principal de Odivelas.

Não sei qual o propósito, mas se era melhorar a circulação em bicicleta, falharam redondamente. O troço da D. Dinis onde fizeram as obras, eu nunca tive nenhum problema em circular lá, fosse de bicicleta ou a pé. E um bocado do troço já era sentido único, excepto transportes públicos.

O mesmo se pode dizer do “Cu da agulha”, aquele estreito ao lado da Câmara, onde fizeram uma Zona 30, num sítio onde, dado a circulação automóvel já ter que ser feita vagarosamente, devido ao alternar entre os 2 sentidos.

A conclusão que tiro é que estão a fazer o que não é preciso e a não fazer o que é preciso.

Talvez ainda lá passe hoje, para ver o andamento das coisas.

2 Curtiram

Já lá passei.

No “Cu da agulha” existe mais alguma, pouca abertura abertura ao trânsito, mas nada que deixe conseguir atravessar do cruzamento com a Rua Fernando da Cunha ao Mosteiro. As obras estão ainda um estado muito incipiente para se conseguir perceber o que estão a fazer ali.
O bocado entre a Tendinha e a Tasca do Conde tem obstáculos New Jersey em ambas as pontas, com sinal de " Trânsito Proibido", mas não vedam em toda a largura da rua, só metade. Parece que não estão a respeitar a proibição, vi lá carros estacionados e outros a circularem.
A Rua do Neto continua cortada ao trânsito e com uma passagem estreitíssima para peões, por causa das obras.

Quanto à Avenida Dom Dinis, parece que estão a fazer só uma faixa para carros ao centro, de sentido único Leste => Oeste, e envolvida por duas áreas pedonal larguíssimas, pelo menos até onde cruza a Rua Fernando da Cunha. Tenho a ideia que estarão também a eliminar a rotunda que existia nesse ponto de cruzamento. A primeira ideia que levantou na minha cabeça foi um grande ponto de interrogação: “Mas onde é que param os autocarros neste trecho todo?”
Daí para a frente, está tudo em obras até ao Centro Comercial Oceano. Não consigo deduzir se querem continuar a mesma distribuição do espaço neste trecho, pois as obras aqui também estão em estado muito incipiente.

Todo o espaço que eu referi está a ser um inferno para os peões, pois as obras estão em todo o lado a deixar um espaço muito apertado para se circular como peão :frowning_face:

3 Curtiram

Nem sei que o dizer :frowning:

€ 609.588,00 em 31 viaturas híbridas para Diretores Municipais, Diretores de Departamento e Vereadores Municipais

€ 91.275,84 num Contrato de Prestação de Serviços para Criação, Desenvolvimento e Implementação de Campanhas de Comunicação da Atividade Municipal (aquilo que classificamos de Publicidade Institucional)

€ 86.715,00 num Contrato de Prestação de Serviços para Produção, Montagem e Desmontagem para Painéis para Divulgação de Campanhas Institucionais da CM Odivelas (aquilo que classificamos de Publicidade Institucional)

€ 28.579,00 num Contrato de Aquisição de Complementos para o Placard Eletrónico do Pavilhão Multiusos de Odivelas e por fim

3 Curtiram

isto é que é vergonhoso!

3 Curtiram

Desenvolvimento do município nas mais vertentes áreas nada feito, só pinturas de publicidade ou seja obras pontuais para enganar os munícipes em… Não me lembro! :thinking:

1 Curtiu

Recebi a resposta da CMO ao meu email de 17 de julho de 2020:

"Processo 252/RC/2020


Saída/2021/4080

Exmo. Senhor

Fernando Costa,

No seguimento do pedido apresentado por V. Exa., e de acordo com a Divisão de Planeamento Urbanístico (DPU), informamos que este serviço criou, em 2014, uma Rede Ciclável que anexou ao Plano de Desenvolvimento da Rede Viária do Município de Odivelas (PDRV), criando assim o PDRVC.

A Rede Ciclável proposta no PDRVC promove a ligação dos municípios vizinhos a Odivelas, às áreas urbanas e às rotas culturais que poderão divulgar o interesse turístico e cultural no nosso município.

Tem sido crescente o uso da bicicleta como meio de transporte particular, verificando-se já em algumas artérias de Odivelas alguns utilizadores e outros, como é caso deste munícipe, que começam a questionar se estará a Camara Municipal a acompanhar a mesma filosofia politica e estratégica da Área Metropolitana de Lisboa.

Foi dentro deste contexto que surgiu o Aviso do Fundo Ambiental – Portugal Ciclável 2030, que financia em parte as ligações cicláveis entre pares de municípios e que é referido igualmente pelo munícipe.

O Município de Odivelas candidatou-se com os Municípios de Lisboa, Loures e Amadora para a execução de 3 ciclovias a ligarem aqueles concelhos ao concelho de Odivelas.

O resultado final das candidaturas já é conhecido e as 3 propostas foram aceites.

Assim, haverá da parte do Fundo Ambiental financiamento para a execução das seguintes ciclovias:

  • Lisboa – Ligação ciclável da Calçada de Carriche até à Av. D. Diniz em Odivelas

  • Amadora – Ligação ciclável através da Av. 25 de Abril na Pontinha até ao Metro da Pontinha.

  • Loures – Ligação ciclável através da Póvoa de Santo Adrião, desde a Av. D. Diniz até Loures.

Mais se informa que, neste momento, se encontram a ser elaborados os projetos em articulação com os pares de municípios respetivos a cada uma das candidaturas.

Sempre disponíveis, em www.cm-odivelas.pt e na rede social facebook, apresentamos os nossos cumprimentos"

Não entendo a ligação da Amadora com Odivelas.
As outras, ambas vão ter Av. D. Diniz

4 Curtiram

Também eu não entendi a da Amadora, pois ligação ciclável entre o Metro da Pontinha e Av. 25 de Abril da Pontinha já existe. Será prolongamento até a rotunda da Av Ruy Luís Gomes, onde aí já é de facto a entrar no concelho da Amadora?

2 Curtiram

Boa notícia ,agora aguardemos o resultado mas temos que ir sempre a luta como carraças.

5 Curtiram

Estou muito curioso para ver como ficará esta ligação:

Tem imenso potencial pois é uma zona plana e com muita densidade populacional.

5 Curtiram