Para quando ferrovia pública, com operadores privados?

Operadores privados, públicas virtudes.
Sobre a lamentável tragédia em Génova:
"…concessionária rodoviária de âmbito nacional em Itália, foi privatizada. A entidade Instituto per la Ricostruzione Industriale foi substituída por “um grupo estável de accionistas hoje liderado pela Edizione Srl”, uma “companhia controlada pela família Benetton”.
O que é privatizado é bom!
Para quem aprecia a exploração privada de sectores-chave, pode entreter-se a ler a estatística de como cresceram (e de que maneira) os acidentes ferroviários ingleses pós-privatização.
Não é coisa bonita de se ler, mas é pedagógico.

Consegues fazer uma correlação estatística e causal entre sinistros provocados por operadores e infraestructuras privados vs públicos, ou é só puro achismo? E a ponte de Entre os Rios? E a ponte da mesma empresa da de Génova que colapsou na Venezuela?

Desde a sua criação que a CP é pública e os sinistros são frequentes. Seriam mais se fosse privada? Não sei, mas acho que tu também não.

Nunca ouvi falar em qualquer causalidade entre as duas coisas… e ‘causalidade’ é quase o meu nome do meio. Não vejo motivos para que um operador público ou privado seja mais propenso a acidentes pelo mero facto de ser público ou privado…

Vai-se a ver e na volta o contrato de concessão daquela ponte é semelhante ao da nossa ponte 25 de Abril: a concessionária fica com os euros, mas é ao Estado que cabe a manutenção. Sendo Itália… não me surpreenderia nada.

1 Curtiu
2 Curtiram

Excelente notícia. Obrigado @jmpa

1 Curtiu

Um aspecto a resolver com a chegada da liberalização.

There’s a government agency in Germany - “Verkehrsverbund” - whose sole mission is to make riding public transportation easier.

How Germany standardizes signage, service and fare payment across separate transit providers
The customer experience of transit starts before you ever board a bus, train, tram, or ferry. For transit to compete effectively with driving, it needs to be easy for a person to make the informed decision that transit will offer a superior experience.

1 Curtiu

Não é só no público que há greves:

Excelente ??? Duvido, podes contar com isto

1 Curtiu

Lol, agora tiveste piada @Three.

Infelizmente nesse sector… Esta é particularmente gravosa pois essas carreiras são o único TP disponível em muitas aldeias e pequenas povoações. Greves destas deixam pessoas com idade considerável literalmente isoladas.

1 Curtiu

O problema é de regulação e não é muito diferente do setor aéreo. Quem é que regula tarifas, rotas, condições de acesso e direito dos passageiros, no espaço aéreo?

E porque motivo viajar LIS-OPO já é mais barato de avião do que de comboio? Já te questionaste?

Viagem de Lisboa para o Porto, só de ida, para 1 passageiro, classe turística

23 de Outubro

Avião: 22€

Comboio: 15€ (à 1 da manhã), ou 24,70€ (a horas normais)

20 de novembro

Avião: 9€

Comboio: 12,5€

Mas dantes, com a TAP pública e a prestar a todos os cidadãos “serviço público”, só andavam de avião entre Lisboa e Porto os ricos.

Eu jamais andei de avião entre Lisboa e Porto pois acho que é totalmente irracional, além de ser ambientalmente pouco sustentável, e o meu transporte favorito entre cidades até 500km é o comboio. Quero é relevar que não podemos de todo ignorar a questão ideológica. A ferrovia sempre esteve nas mãos do monopólio estado, e o resultado está à vista.

A questão aqui é diferente da aviação. Trata-se de harmonizar entre os diferentes operadores e modos de transporte. Tal como se está a fazer agora na Área Metropolitana de Lisboa. Leste o artigo, @Aonio_Lourenco ?

It’s difficult for people to use transit when there are multiple, separate agencies in one region. But merging transit agencies is not the answer.

Felicite-se o PAN

O único partido verdadeiramente ambientalista no Parlamento.

Para os camaradas do PEV, a flatulência só causa mau cheiro, se vier de um trabalhador do setor privado.

Não li, admito! Tenho de ler, mas sim compreendo que seja difícil a harmonização entre vários operadores, mas hoje com a tecnologia NFC nos passes, esse encontro de contas é fácil de fazer. E como refere o próprio artigo, tal não se resolve juntando tudo na mesma empresa.

@jmpa

A CP é um autêntico sorvedouro de dinheiro, e com resultados medíocres.

1 Curtiu

btw @jmpa sabes o que significa esta imagem, tirada aqui da Holanda?

Liberalismo :smile:

Na mesma estação de elétricos de uma simples cidade, operam duas empresas privadas diferentes. O problema que se colocava no séc. XIX para que a liberalização da ferrovia tivesse sido um fiasco (diferentes passes, diferentes títulos, etc.) fica hoje facilmente resolvido com a tecnologia. Eu tenho um passe único NFC, que posso usar em qualquer empresa, sendo que cada empresa é ressarcida em conformidade consoante a minha utilização. Preciso sempre de picar à entrada e à saída, pois o pagamento é ao km e não à viagem.

1 Curtiu

Viste esta thread?

@Aonio_Lourenco faz lá este teste para eu ver o teu resultado.

Provavelmente já toda a gente sabe disto, mas aqui fica.
Os carris estão MESMO desimpedidos para privados?
O que vocês acham do assunto?

1 Curtiu