Patrulhamento das ciclovias em bicicletas GIRA - Lisboa


(Nuro Carvalho) #1

“Polícia Municipal de Lisboa
Iniciamos hoje o patrulhamento das ciclovias, com o apoio das GIRA - Bicicletas de Lisboa.”


(Pedro Sanches) #2

Pergunto-me o que significará isso…


(Daniel Garcia) #3

para quem andar de bicicleta não deve significar nada, penso que a municipal só serve para estacionamento


(Rui Igreja) #4

Se os ladrões cooperarem, só fogem pelas ciclovias :smiley:


(Cláudio Coelho) #5

Tenho andado nas ciclovias em Lisboa e reparo que mtos ciclistas não param qdo o sinal está vermelho e talvez a polícia vá começar a controlar isso…


(Cláudio Coelho) #6

Policia Municipal patrulha ciclovias

Mais um artigo relacionado com este tópico que me parece conter mais algumas respostas às nossas questões.


(Rui Fonseca) #7

Para isso mais vale controlar os automobilistas que passam sinais vermelhos, que é muito mais grave e comum.


(Miguel Araujo) #8

Hoje fiz um exercício enquanto lanchava.

Em 30 minutos, contei quantos condutores respeitavam a passagem de ciclistas (sinal de cedência de passagem para ciclistas) e passadeira. Esta zona caracteriza-se por ser de grande afluência de desportistas, ciclistas e peões em passeio. A velocidade recomendada é de 30 km/h.

Vídeo do local

Num total de 84 automóveis que se aproximavam da passadeira e da passagem de bicicletas, enquanto estavam peões/ciclistas a atravessar, a iniciar a travessia ou a menos de 1 metro da travessia, tivemos os seguintes números:

  • 43 condutores (51,19%) pararam e respeitaram a travessia;
  • 29 condutores (34,52%) não pararam, ou aceleraram já com peões/ciclistas a atravessar;
  • 12 condutores (14,29%) travaram em cima da passadeira, demonstrando desatenção;

Verifiquei ainda que 2 condutores pediram desculpa, 15 condutores demonstraram condução agressiva, 11 iam ao telemóvel.

Este estudo foi feito no dia de hoje, 17-05-2018 no período entre as 19:00 e as 19:30.

Não foi possível estudar o comportamento dos peões e ciclistas de forma a obter um resultado exacto, mas em geral, os peões olharam para ambos os lados.

Foi feito um estudo na mesma passadeira que contraria COMPLETAMENTE os dados que recolhi, no que respeita às conclusões do comportamento dos automobilistas. Decidi fazer este estudo porque em muitas travessias neste local, deparei-me com situações de perigo eminente.

https://www.diariodominho.pt/2018/02/21/comportamento-de-peoes-e-automobilistas-em-passadeiras-um-estudo-efetuado-na-cidade-de-braga/

O policiamento nas ciclovias DEVE ser feito, a fiscalização a este tipo de condutores deve ser obrigatória e urgente.

Neste caso concreto, nunca vi 1 carro da polícia a passar no local. E todos os dias vou buscar pão, a maior parte das vezes de bicicleta.


(Miguel Araujo) #9

Desculpem o quase “off-topic” mas não era necessário abrir um tópico para falar sobre Braga :slight_smile:


(Nuro Carvalho) #10

Mas podes abrir esse tópico específico sobre Braga… Força nisso!


(Miguel Araujo) #11

Acho que sou o único membro de Braga activo…


(Nuro Carvalho) #12

Como assim? Tens aqui o @Mario_Meireles do Braga Ciclável pelo menos… Quiçá outros…


(Miguel Araujo) #13

Não sabia! Por acaso não faço parte de nenhum grupo mas conheço alguns elementos do Braga Ciclável e eles fazem um bom trabalho. Infelizmente a autarquia não acompanha em tempo devido as pretensões de quem quer fazer da bicicleta o principal meio de deslocação.


(Nuro Carvalho) #14

Man, tens de te juntar ao Braga Ciclável. Juntos terão mais força… a energia de grupo traz frutos.

E continuar a usar e contribuir aqui no fórum, age local, pensa global :slight_smile:


(Nuro Carvalho) #15

@Miguel_Araujo, se ainda não és sócio da MUBi faz-te sócio. É grátis e terás acesso a muitas mais categorias aqui dentro do fórum com mais informação e sem trols.


(Miguel Araujo) #16

FEITO! :grinning::grinning::grinning:


(Nuro Carvalho) #17

O processo é manual, pode demorar uns dias até teres acesso…

Tb cá anda no fórum o @victordomingos, tb daí de Braga.


(Victor Domingos) #18

Eu e também, pelo menos, o @Mario_Meireles. Provavelmente mais pessoas.

Mas diria que, neste momento, a forma mais fácil de encontrar mais malta de Braga que se desloca de bicicleta é no Facebook da Braga Ciclável e no nosso grupo Ciclismo Urbano em Braga. É por lá que temos estado mais ativos, apesar de gostarmos muito da MUBi e do trabalho que desenvolve :wink:


(Mário Meireles) #19

Temos que falar :stuck_out_tongue: E já agora junta-te à Braga Ciclável :wink: Também podes ser associado. Precisamos de gente para escrever, para analisar coisas e fazer novos projetos.

Agora imagina essa travessia sem os mecos e sem as lombas (como esteve no início). MEDO.

Esse estudo que saiu no Diário do Minho é um riso. O @victordomingos chegou a enviar email ao homem.

Durante o Verão a Ciclopatrulha da PSP costuma patrulhar. Cheguei a vê-los junto à UM a multar carros mal estacionados (ainda antes daquela miséria de obra da Rua Nova de Santa Cruz).


(Miguel Araujo) #20

Eliminei o FB e nunca vou criar um, pelo menos em minha representação. Mas sei que vocês têm feito um bom trabalho e já estivemos a falar. É a única coisa de que sinto falta no FB.