Patrulhamento das ciclovias em bicicletas GIRA - Lisboa

Hoje fiz um exercício enquanto lanchava.

Em 30 minutos, contei quantos condutores respeitavam a passagem de ciclistas (sinal de cedência de passagem para ciclistas) e passadeira. Esta zona caracteriza-se por ser de grande afluência de desportistas, ciclistas e peões em passeio. A velocidade recomendada é de 30 km/h.

Vídeo do local

Num total de 84 automóveis que se aproximavam da passadeira e da passagem de bicicletas, enquanto estavam peões/ciclistas a atravessar, a iniciar a travessia ou a menos de 1 metro da travessia, tivemos os seguintes números:

  • 43 condutores (51,19%) pararam e respeitaram a travessia;
  • 29 condutores (34,52%) não pararam, ou aceleraram já com peões/ciclistas a atravessar;
  • 12 condutores (14,29%) travaram em cima da passadeira, demonstrando desatenção;

Verifiquei ainda que 2 condutores pediram desculpa, 15 condutores demonstraram condução agressiva, 11 iam ao telemóvel.

Este estudo foi feito no dia de hoje, 17-05-2018 no período entre as 19:00 e as 19:30.

Não foi possível estudar o comportamento dos peões e ciclistas de forma a obter um resultado exacto, mas em geral, os peões olharam para ambos os lados.

Foi feito um estudo na mesma passadeira que contraria COMPLETAMENTE os dados que recolhi, no que respeita às conclusões do comportamento dos automobilistas. Decidi fazer este estudo porque em muitas travessias neste local, deparei-me com situações de perigo eminente.

https://www.diariodominho.pt/2018/02/21/comportamento-de-peoes-e-automobilistas-em-passadeiras-um-estudo-efetuado-na-cidade-de-braga/

O policiamento nas ciclovias DEVE ser feito, a fiscalização a este tipo de condutores deve ser obrigatória e urgente.

Neste caso concreto, nunca vi 1 carro da polícia a passar no local. E todos os dias vou buscar pão, a maior parte das vezes de bicicleta.

6 Curtiram

Desculpem o quase “off-topic” mas não era necessário abrir um tópico para falar sobre Braga :slight_smile:

1 Curtiu

Mas podes abrir esse tópico específico sobre Braga… Força nisso!

Acho que sou o único membro de Braga activo…

Como assim? Tens aqui o @Mario_Meireles do Braga Ciclável pelo menos… Quiçá outros…

Não sabia! Por acaso não faço parte de nenhum grupo mas conheço alguns elementos do Braga Ciclável e eles fazem um bom trabalho. Infelizmente a autarquia não acompanha em tempo devido as pretensões de quem quer fazer da bicicleta o principal meio de deslocação.

1 Curtiu

Man, tens de te juntar ao Braga Ciclável. Juntos terão mais força… a energia de grupo traz frutos.

E continuar a usar e contribuir aqui no fórum, age local, pensa global :slight_smile:

5 Curtiram

@Miguel_Araujo, se ainda não és sócio da MUBi faz-te sócio. É grátis e terás acesso a muitas mais categorias aqui dentro do fórum com mais informação e sem trols.

FEITO! :grinning::grinning::grinning:

2 Curtiram

O processo é manual, pode demorar uns dias até teres acesso…

Tb cá anda no fórum o @victordomingos, tb daí de Braga.

2 Curtiram

Eu e também, pelo menos, o @Mario_Meireles. Provavelmente mais pessoas.

Mas diria que, neste momento, a forma mais fácil de encontrar mais malta de Braga que se desloca de bicicleta é no Facebook da Braga Ciclável e no nosso grupo Ciclismo Urbano em Braga. É por lá que temos estado mais ativos, apesar de gostarmos muito da MUBi e do trabalho que desenvolve :wink:

3 Curtiram

Temos que falar :stuck_out_tongue: E já agora junta-te à Braga Ciclável :wink: Também podes ser associado. Precisamos de gente para escrever, para analisar coisas e fazer novos projetos.

Agora imagina essa travessia sem os mecos e sem as lombas (como esteve no início). MEDO.

Esse estudo que saiu no Diário do Minho é um riso. O @victordomingos chegou a enviar email ao homem.

Durante o Verão a Ciclopatrulha da PSP costuma patrulhar. Cheguei a vê-los junto à UM a multar carros mal estacionados (ainda antes daquela miséria de obra da Rua Nova de Santa Cruz).

5 Curtiram

Eliminei o FB e nunca vou criar um, pelo menos em minha representação. Mas sei que vocês têm feito um bom trabalho e já estivemos a falar. É a única coisa de que sinto falta no FB.

3 Curtiram

Em breve, quando ganhar mais visitantes no canal, crio um FB associado ao “bike street justice” que tento ser. Aí junto-me a todos os grupos que têm o mesmo objectivo. Espero que se juntem mais e tenho colocado o site deste fórum na descrição do vídeo para futuramente juntar mais à nossa causa.

Quase todos os dias falo com ciclistas que se cruzam no caminho, e a opinião é geral. Braga peca em não ter ligações das várias zonas importantes da cidade com pelo menos uma marcação delimitadora para as bicicletas. A cidade está dividida por 3 grandes artérias inultrapassáveis (a não ser que se recorra à ilegalidade) para fazer um percurso normal de trabalho.

Aproveito também para saudar o vosso trabalho para uma cidade melhor.

4 Curtiram

Boa observação e partilha de experiência!

Eu passo por duas passagens para bicicletas no meu dia-a-dia, e os automobilistas desrespeitam muito a prioridade que as bicicletas têm, mais até do que aos peões. Eu fico sempre com a sensação que, por a passagem ser adjacente a uma passadeira, pensam que estamos a tentar passar montados na passadeira e ignoram-nos. Aliás já fui interpelado uma vez precisamente por causa disso…

2 Curtiram

Já enviei um e-mail à ANSR a questionar se têm algum programa pedagógico para condutores apanhados pelas Action Cameras a cometer infracções graves e muito graves, após uma denuncia.

Sei que existe uma obrigação de frequência de um tipo de aula quando se comete uma infracção.
Aqui quero ir mais longe: um condutor que seja chamado, seja submetido a um teste psicotécnico, a uma avaliação das alterações ao CdE, a exame prático de código, e só depois ser considerado capaz de conduzir. Não quero ser alarmista, mas acho que há demasiados condutores nas estradas sem capacidade para conduzir. E são muitas vidas que estão em risco!

7 Curtiram

Muitos de nós tb achamos isso…

2 Curtiram

@Miguel_Araujo, estás cheio de vontade e de iniciativa! É disso que a mobilidade activa precisa! 'Bora lá “fazer a **** da revolução”. As coisas têm que mudar!

1 Curtiu

Estou com tal vontade que estou a escrever uma denuncia à polícia de uma condutora que passou o vermelho 4 segundos depois. Confrontei-a e nem respondeu nem olhou para mim.
O mais grave, é que foram 2 condutores a fazê-lo…

E sai mais uma denuncia!

3 Curtiram

Nos semáforos do Largo Senhora-a-Branca, os peões que atravessam entre o largo e a parte da Avenida Central têm de esperar 90 segundos e depois têm apenas 25 segundos para atravessar. Na prática, os primeiros 5 segundos ainda são para deixar passar carros. Sobram para aí 18 a 20 segundos. Volta e meia, acaba o tempo e há peões que ainda estão a atravessar. Já por várias ocasiões assisti a pessoas com dificuldades motoras, com andarilho, a ficarem ali presas no meio do largo, com carros a passar de um lado e do outro…