Hoje fiz um exercício enquanto lanchava.
Em 30 minutos, contei quantos condutores respeitavam a passagem de ciclistas (sinal de cedência de passagem para ciclistas) e passadeira. Esta zona caracteriza-se por ser de grande afluência de desportistas, ciclistas e peões em passeio. A velocidade recomendada é de 30 km/h.
Vídeo do local
Num total de 84 automóveis que se aproximavam da passadeira e da passagem de bicicletas, enquanto estavam peões/ciclistas a atravessar, a iniciar a travessia ou a menos de 1 metro da travessia, tivemos os seguintes números:
- 43 condutores (51,19%) pararam e respeitaram a travessia;
- 29 condutores (34,52%) não pararam, ou aceleraram já com peões/ciclistas a atravessar;
- 12 condutores (14,29%) travaram em cima da passadeira, demonstrando desatenção;
Verifiquei ainda que 2 condutores pediram desculpa, 15 condutores demonstraram condução agressiva, 11 iam ao telemóvel.
Este estudo foi feito no dia de hoje, 17-05-2018 no período entre as 19:00 e as 19:30.
Não foi possível estudar o comportamento dos peões e ciclistas de forma a obter um resultado exacto, mas em geral, os peões olharam para ambos os lados.
Foi feito um estudo na mesma passadeira que contraria COMPLETAMENTE os dados que recolhi, no que respeita às conclusões do comportamento dos automobilistas. Decidi fazer este estudo porque em muitas travessias neste local, deparei-me com situações de perigo eminente.
O policiamento nas ciclovias DEVE ser feito, a fiscalização a este tipo de condutores deve ser obrigatória e urgente.
Neste caso concreto, nunca vi 1 carro da polícia a passar no local. E todos os dias vou buscar pão, a maior parte das vezes de bicicleta.