Reparei que ninguém abriu tópico sobre a apresentação da futura rede ciclável apresentada pela Câmara Municipal do Porto. Eu sei que as promessas do Rui Moreira são o que são (a maioria não saem do papel), mas julgo que convém, pelo menos, discuti-las.
Aproveitei a única imagem que conheço do plano (uma captura de ecrã do vídeo de apresentação no YouTube) para dividir a rede em 9 troços de forma a facilitar a discussão:
Aproveito ainda para perguntar se este plano foi criado com influência da MUBI; se a MUBI está a fazer pressão para que seja implementada das formas mais adequadas; e se existe alguma forma de consultar este plano de forma detalhada.
A MUBi Porto tem estado em contacto com a CMPorto desde o final do ano passado e temos feito os possíveis para influenciar a câmara a tomar as decisões correctas neste tópico.
Infelizmente, até ao momento, não nos foram mostrados planos concretos, embora já os tenhamos pedido.
A CMPorto diz estar interessada na nossa opinião crítica tanto antes de começar as obras como durante e após as mesmas, por isso resta-nos aguardar que tenhamos a oportunidade de ver os planos e opinar sobre os mesmos. Temos feito pressão para que isso aconteça, até porque o que nos foi revelado que irá acontecer na Avenida da Boavista levantou-nos várias questões.
Reitero o conselho do Nuro, junta-te a nós! Cada pessoa interessada faz toda a diferença
A experiência que tive com movimentos pró-bicicletas na cidade do Porto não foi a melhor (muita desorganização). Mas como foi antes da criação da MUBI Porto, estou disponível para experimentar e ajudar no que for preciso e no que conseguir. Como posso aderir?
Sobre a Av. Boavista, salvo erro, li que iriam passar a ciclovia entre a Rotunda e o Bessa para o eixo da via, o que não seria pior do que o estado actual. Também gostaria de saber mais pormenores sobre esse plano.
@joaobrandao e @veralvespdiogo, façam o vosso enquadramento, juntem o Daniel à categoria da Secção Local Porto para ele estar mais por dentro dos temas.
@Daniel_Marques, amanhã há Assembleia Geral da MUBi em modo virtual, sendo associado podes e deves assistir. Falar-se do trabalho das secções.
Caro Rui, referes te à secção no fórum ou colaboração na equipa?
Se é q 1a, estou a pedir auxílio p o efeito; se a segunda envia email p [email protected]!
Fica bem!
Ola a todos,
Deixem-me tentar ajudar nesta questão.
As categorias das secções locais (SL) no forum destinam-se ao trabalho dos associados que são voluntários nas SL, ou seja estão reservados o acesso a quem colabora nos trabalhos e projectos das SL.
No entanto nem todas as SL usam o forum para organizar e colaborar nos trabalhos. Há SL que preferem contactos através de outras plataformas seja email, facebook etc. que é o caso Porto até agora. certo @veralvespdiogo?
Assim @ruimizusaki, como referia a Vera, se pretendes colaborar entra em contacto com eles através do email [email protected]
Se quiseres saber /seleccionar tópicos sobre o Porto podes seleccionar a tag “Porto” na parte de cima do forum:
De facto, estava a esquecer-me que esta secção está aberta para membros ativos. Faz sentido.
Vou passar/copiar o último post sobre as nossas atividades para outra secção, de modo a divulgar efetivamente… Qual a secção mais adequada?
Assim, @ruimizusaki , contacta-nos por email se quiseres colaborar mais ativamente. Se não tiveres disponibilidade, segue-nos pelo facebook.
Pelo que tem sido divulgado, cheira-me q querem fazer omeletes sem ovos
as pinturas no pavimento avançam
[…]
A operação é relativamente simples, pois basta avançar com marcações e pinturas no pavimento
[…]
o investimento praticamente inócuo
[…]
Operacionaliza-se fundamentalmente com sinalização rodoviária e sem obra
[…]
ciclovias partilhadas com outros meios de transporte
Se vão limitar-se a pintar a Rua Gonçalo Cristóvão, é garantido que vai continuar a servir como estacionamento. Por esta altura, seria de esperar que a CMP tivesse aprendido com os erros, mas não ficaria surpreendido se voltassem a fazer as mesmas cagadas.
E a insistência em “pinturas no pavimento” dá-me a entender que grande parte desta rede ciclável será feita com sharrows. Mas espero estar enganado.
Passei para ver a situação e, para os padrões a que estamos habituados, não está nada mal. É uma ciclovia bidireccional da Rotunda da Boavista até à última passadeira (a partir daí, tenho a ideia que vai seguir pelo passeio até à Faculdade de Letras).
Positivo:
é larga (tem a largura da faixa rodoviária que foi cortada)
parece que estão a cobrir o asfalto com uma camada anti-escorregadia, o que dá a ideia que é algo para ficar, e não temporário
Negativo:
sendo bidireccional, complica a viragem à direita para as duas ruas perpendiculares que rodeiam o shopping Cidade do Porto
está colocada entre a faixa rodoviária e a praça de táxis. mesmo que seja segregada com pilaretes, provavelmente vamos ter lá 1 ou 2 táxis parados
cruza com uma saída e uma entrada de parques de estacionamento subterrâneos (carros lá parados a tentar entrar na via)
já havia várias motos de entregas estacionadas na ciclovia em frente a uma hamburgueria (e aposto que vão usar como estacionamento)
Nesta foto, podem ver o final da ciclovia na passadeira, dando a ideia que irá continuar do outro lado da via, em cima do passeio, até à Faculdade de Letras. Depois, imagino que continue no asfalto até à Faculdade de Arquitectura.