Porto: Nova rede de ciclovias

Na altura fui à Polícia para saber o que poderia ter feito. Foi-me dito que o mais correcto seria chamar o reboque da Câmara Municipal. O número é 222 090 461. Acho que vou meter nos favoritos.

Pode não parecer, mas à sombra das árvores o carro via-se muito mal, principalmente no percurso que estava a fazer no sentido Rotunda → Campo Alegre (como está orientado o carro). Para ultrapassar tive que ir para a via à esquerda senão ainda ficava com as marcas da porta na cara. Acima de tudo é uma falta de civismo. Teve sorte pois a polícia municipal não atendeu antes de saírem, senão ainda ia a pé para casa.

5 Curtiram

Informação de dois modelos de atrelado que eu conheço “ao vivo”:


Largura = 78 cm


Largura = 80 cm

Embora haja atrelados mais largos, sobretudo os que levam duas crianças par-a-par.
Estive a ver na net e encontrei:


Largura = 105 cm

Penso que a distância entre pinos deverá então ser 120 cm ou pouco abaixo disso. Não há nenhum carro tão estreito.

Até para um tractor agrícola pequeno será difícil de entrar.

1 Curtiu

Pois, por aí acho que tão cedo não vamos lá, aqui no Porto.
Estive a falar com um amigo da PSP, eles não ligam nada à App.
Ainda me alertou para o facto dessa App usar os nossos dados do CC, além de implicar recolher dados de terceiros, uma foto de um carro em determinado local e hora, o que segundo o novo RGPD pode ser um dado pessoal indireto.

1 Curtiu

O limite legal de largura para circulação em ciclovia é 100 cm.

Percebo. Contudo não parece fazer muito sentido, já que a matrícula, ou seja o dado que poderá identificar o condutor, é visível na via pública. Vou pesquisar mais sobre este assunto.

A matrícula identifica um carro, que é um objeto! Depois existem trâmites legais por quem de direito para apurar responsabilidades.

3 Curtiram

Fonte?

(A publicação tem que ter pelo menos 10 carateres)

isso é tanga!
em Lisboa e Oeiras fiz muitas denuncias que deram em autos de contraordenação!

As autoridades queixam-se e com razão de falta de meios, mas tb não fazem um bom serviço com estes pruridos todos.

Em UK as filmagens são usadas para fazer denuncias e provar crimes e ilegalidades rodoviárias.

3 Curtiram

Código da estrada…

1 Curtiu

Obrigado. Está aqui o texto, no ponto 3:

Segundo o gdpr.eu e um documento da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, a matrícula de um automóvel poderá identificar o proprietário do mesmo, não podendo assim ser livremente transmitida.

Agora a questão que coloco é esta recolha é proibida para fins de denúncia, já que o infractor poderá não ser o proprietário.

a matrícula está à vista de todos… não faz sentido.

1 Curtiu

O meu amigo é um quadro superior da PSP, não tenho qualquer dúvida que a prática que referi é a comum da PSP no Porto.
Isto independentemente da opinião que eu posso ter, que como é evidente gostaria que não fosse como ele refere.
Se o assunto acaba na polícia municipal e eles seguem os casos, fantástico!
Quanto à gestão de dados a interpretação que ele/eles faz/fazem, é a interpretação formal do RGPD.
Mais uma vez a mim também me chateia quando estes formalismos vêm no sentido de obstar à implementação de medidas que pudessem resolver os problemas.
Seja como for é preciso perceber a interpretação deles, e nessa perspetiva, do que conheço do RGPD parece-me lógica a interpretação de que a utilização de uma foto de um veículo vai divulgar que uma determinada pessoa estava num determinado local a determinada hora. São dados pessoais, indirectos. Não interessa serem públicos, interessa que os captamos e os estamos a divulgar.
Claro que eu defenderei sempre o contrário. Perceber um entendimento não é concordar com ele.

Certo. Não obstante não concordo, nem o percebo. Parece um subterfúgio para se demitirem das responsabilidades… Perdem mais tempo a dizer pq não fazem do que a fazer.
UK pode e terá muitos problemas, mas quando estive lá de férias já um par de anos os meus familiares contaram que a relação que tem com a polícia é diferente, eles estão lá para servir a comunidade, se alguém aborda um polícia por causa de um tema, mesmo de somenos, eles agem. Aqui só inventam desculpas… Já ouvi uns a dizer “mas as pessoas têm de estacionar nalgum sitio.”

E atenção, eu respeito a autoridade e sei que tal como outras classes (enfermeiros, professores, bombeiros, etc) fazem muitas vezes milagres com o que tem… Mas a atitude recorrente de desculpabilização dos automobilistas cansa! Muito…

3 Curtiram

Se vires o que a PSP faz quanto a trânsito no Porto, percebes logo :slight_smile:
Só os vejo a fazer segurança (paga!) e controlo de tráfego (às vezes também pago!).

3 Curtiram
3 Curtiram

Bem-vindo, @arlindopereira!

Estamos a agendar reunião da MUBi Porto para breve. Contacta-nos por email ou via msn do fb, se te interessa participar.

Até breve!

Vera Diogo, Pl’a MUBi Porto

4 Curtiram

Infelizmente o meu caminho diário não passa por nenhuma ciclovia da cidade do Porto, mas sempre que tenho tempo faço desvios para ir passando, especialmente por esta, para mostrar presença de bicicletas no espaço e ver como as coisas estão a evoluir nesse sentido.

A verdade é que a cada dia que lá passo a perspectiva que tenho é muito diferente. Já vi motas, taxis e carros estacionados. Já vi pessoas a andar nela. Já tive dias em que por lá passei e não houve qualquer obstáculo.

Acredito que isto vai demorar o seu tempo. Para a grande maioria dos condutores isto é uma novidade e o facto de saberem que podem fazer praticamente tudo o que quiserem sem grandes consequências, não ajuda. De minha parte, sou “chatinho”, e sempre que vejo um gajo lá parado tiro 1 minuto do meu dia para explicar que não pode estar ali. Acho que só assim, aos poucos, os vamos conseguir fazer perceber que há outro sítio para parar o carro.

Da parte que toca à MUBi, este tópico deu-me a ideia de colocar a questão à CMPorto e perceber de que forma a Polícia Municipal pode ajudar a resolver este problema e se podemos criar uma ligação rápida e directa entre utilizadores de ciclovias e a polícia. Talvez chamar a atenção para a existência desta app seja uma boa ideia.

13 Curtiram

Percebo bem o que queres dizer com “chatinho”. Também não é algo que adore, até me incomoda e tento evitar, mas há situações que não posso deixar passar. É necessário partilhar e respeitar o espaço da via pública para que as pessoas se sintam seguras ao usar transportes suaves.

Usei a app Aqui Não que me ajudou a compor um texto à Polícia Municipal. Assim que enviei o e-mail, duas horas depois recebi uma resposta onde me pediam para me deslocar até à Câmara Municipal para formalizar a denúncia. Hoje fui lá e pareceu-me que foi dado seguimento. Vamos ver no que isto dá.

4 Curtiram

É óptimo saber que recebeste resposta com tanta celeridade! Nunca experimentei a app, mas já sei o que fazer da próxima vez :wink:

2 Curtiram