Prioridade em passagem para ciclistas (marcas M10 ou M10a)

a prioridade é igual à de um peão na passadeira.
velicípedes em passagens para velicípedes
e peões em passagens para peões
estão em conjunto nas alíneas em que aparecem

“Artigo 103.º
Cuidados a observar pelos condutores
1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
2 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões ou velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.”

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@miguelmaia Por acaso dei uma olhada por esse artigo hoje, e denoto uma falha: repara que ele diz que o condutor deve deixar passar os peões «que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem».

Sim, essa situação que descreves é comum, pois o desconhecimento das passagens para velocípedes é generalizado. Nem mesmo a maioria das pessoas que circulam de bicicleta o sabem e ao circularem numa ciclovia que atravessa uma estrada, como está geralmente ao lado duma passadeira, usam a passadeira, em vez de usarem a passagem para velocípedes.

Eu já escrevi sobre isto: http://cicloriente.pt/2015/01/22/passagens-para-velocipedes/

O principal problema das passagens para velocípedes é serem mal sinalizadas, com tinta normalmente já gasta e da mesma cor que o asfalto.

Solução: deviam ser pintadas com um fundo diferente (verde ou vermelho), com pictogramas de bicicletas e triângulos brancos de perda de prioridade para os veículos, do lado de fora do tracejado que delimita a passagem. Também deviam ser sobre-elevadas e precedidas dum estreitamento da via para garantir o cumprimento do código da estrada e proteger os mais vulneráveis

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Pois é… mas é verdadeiramente irritante que, no meio de tantas críticas que dirigem aos ciclistas, ainda nos criticam erradamente quando estamos a fazer tudo bem.

Nem mais!
E as fotos que acompanham o que escreveste são muito interessantes pois a sinalética no asfalto está feita para quem vem do passeio, isto é, para ciclistas e peões mas não para quem vem a circular na estrada.

Este é um exemplo do que poderia ser feito para todos, intuitivamente, sem ter de ler os códigos e regulamentos, sabermos onde passam as bicicletas.
https://goo.gl/images/4QRpv7

Viva.

Sendo este um primeiro post, uma saudação a todos os membros deste fórum.
Em forma de apresentação à comunidade, Hugo Velez, jovem de 40 e utilizador de bicicleta há vários anos na zona de Lisboa.

Tenho estado a ler os diferentes tópicos deste fórum e (infelizmente) demasiados relatos de incidentes.

Relativamente a este tópico, “prioridade em passagem para ciclistas”, por experiência própria considero estas passagens o principal problema e um sério risco para quem circula em ciclovias.

Como diz e bem o gonperes no seu blog, há melhorias que podiam ser realizadas mas tudo se resume ao facto de os condutores de veiculos motorizados não reconherem estas passagens para ciclistas como reconhecem e respeitam as passagens para peões…(os que respeitam).

O mesmo se aplica a agentes de autoridade e companhias de seguros, o velocipede pode ter a legislação a seu favor mas se forem atropelados numa passagem para ciclistas não contem com a “jurisprudência”, são considerados responsáveis pelas companhias de seguro.

Estas batalhas legais e o vazio em termos de apoio juridico para utilizadores de bicicleta fica para outro post.

Até lá, boas pedaladas.

Olá @velez, bem vindo. :slight_smile:

Porque dizes que somos considerados responsáveis pelas companhias de seguro?

Ainda há poucos dias deixei duas ocorrência no portal Na Minha Rua da CML a respeito deste assunto:

Aquando da repintura da passagem para peões neste local, foi retirada e completamente esquecida a passagem para velocípedes que lhe era adjacente. De momento, num local onde existe uma ciclovia de ambos os lados da estrada, não existe uma passagem que permita aos velocípedes fazer o atravessamento da faixa de rodagem, à semelhança do que foi feito originalmente. Existe apenas uma “passadeira” que, como saberão, os velocípedes estão proibidos de usar à luz do Código da Estrada. As marcas rodoviárias deverão ser as M10 ou M10a à luz do actual Regulamento de Sinalização do Trânsito (Request Rejected). Exemplo: https://i2.wp.com/bragaciclavel.pt/wp-content/uploads/2016/10/Dutch-Intersection-Biscuit.jpg

Idealmente, a passagem para velocípedes deverá ser pintada na mesma cor da ciclovia (neste caso, vermelho) por forma a alertar os condutores que circulam na faixa de rodagem para a aproximação de uma passagem com estas características: Exemplo: http://kojects.com/wp-content/uploads/2014/09/songdo2014_13.jpg

https://naminharualx.cm-lisboa.pt/gopiv2/naminharuav2/ocorrencias/563336/fotos/939

Ontem também passem na Avenida 24 de Julho e reparei que, junto ao Mercado da Ribeira, as passagens para velocípedes foram pintadas de verde! Não obstante, e devido aos rodados do tráfego automóvel, a cor já está esbatida e próxima do tom do alcatrão. A ideia era boa mas será necessário reajustar para que a passagem seja efectivamente visível.

Ali na zona de telheiras, em todos os cruzamentos da ciclovia, com o asfalto do auto-deus-todo-poderoso-móvel, existe um triângulo branco, pintado no chão… mas na ciclovia.
Que raio de legislação é essa que legaliza, primeiro um triângulo branco, em jeito de stop(?), e depois, com que direito esse sinal se pode sobrepor ao código que diz ao automóvel para esperar?
quanto à questão “que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem”, no fundo, parece-me que o que quer dizer, é que quem bate, paga.
Se for o carro a bater no ciclista, a culpa é do carro, se não, lixa-se o ciclista. (Na prática lixa-se sempre o mais vulnerável.) Pode haver ali uma ou outra coisa que salvaguarde, como a zona em que o ciclista «bate» no carro… as seguradoras, normalmente, para análise do acidente, referem-se a uma análise estática do acidente…

Essas marcas rodoviárias de cedência de passagem só têm validade legal quando acompanhadas por sinalização vertical. No caso das ciclovias, isso raramente acontece:

M9 e M9a — linha de cedência de passagem e linha
de cedência de passagem com símbolo triangular:
consiste numa linha transversal descontínua e
indica o local da eventual paragem, quando a
sinalização vertical imponha ao condutor a
cedência de passagem; esta linha pode ser refor-
çada pela marca no pavimento do símbolo constituído
por um triângulo com a base paralela
à mesma;

Viva.

@pmmsanches, é de louvar o teu esforço cívico.

Em resposta à tua questão: "Porque dizes que somos considerados responsáveis pelas companhias de seguro?"
Porque é esse o seu negócio, defender a todo o custo os seus clientes, colocando os objectivos financeiros da empresa acima de tudo resto… minimizar custos, aumentar lucros.

O @miguelmaia e o @Rui, já aqui enunciaram os artigos do Código de Estrada para este tipo de situações, tal como outros membros que revelam grande conhecimento de causa sobre os códigos e regulamentos existentes.

A questão fundamental é: Também as companhias de seguros e eles lidam diariamente com estas questões.

Podem ter a lei do vosso lado, repletos de razão mas isso não vos garante que as companhias de seguros reconhecam isso. Vão interpretar, contornar e fazer tudo o que puderem para não pagarem… é para isso que existem departamentos juridicos.

É por estas e por outras que temos, infelizmente, tópicos como: “A jurisprudência nos crimes rodoviários METE NOJO!”.

A titulo de exemplo, e falando por experiência própria, se forem atropelados numa passagem para velocípedes, devidamente regulada por sinalização luminosa, sinalização horizontal e vertical… mesmo com auto da PSP, a resposta que vão obter de uma companhia de seguros será algo como isto, citando:

"Assim, informamos que concluímos pela responsabilidade do condutor da vossa viatura/bicicleta, pelo que, declinamos a responsabilidade.

A nossa posição baseia-se no facto do condutor do velocípede ter violado o disposto no art.78º - A nº1, alíneas c), d) e f) do Código da Estrada.

"1-Numa zona de coexistência devem ser observadas as seguintes regras:
c)Os condutores não devem comprometer a segurança ou comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário; d)Os utilizadores vulneráveis devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem desnecessariamente o trânsito de veículos; f) O condutor que saia de uma zona residencial ou de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos."
__Sem outro assunto,"

De salientar, não é meu objectivo discutir os artigos do Código da Estrada, já os enumerei na reclamação que fiz por escrito à companhia de seguros.

O objectivo é “alertar” para uma tomada de consciência dos que utilizam as ciclovias todos os dias com um sentimento de segurança e protecção… uma falsa segurança que pode ser fatal.

Nada de serve argumentar artigos de lei quando estamos debaixo de um carro.

Boas pedaladas e muita atenção nessas passagens, estradas, ZABs, zonas de coexistência e afins.

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Tenho andado a colocar no Na Minha Rua pedidos de pintura da marca M10, na ciclovia de Telheiras a Benfica.

Sugiro que as sigam, não sei se contará para a sua visibilidade.

Este post é fundamental para andar nas ciclovias e “dialogar” com condutores menos informados.

Podias partilhar esses pedidos. Penso que no portal é possível que outros utilizadores manifestem apoio ao pedido.

Quando estou de bicicleta a atravessar a estrada vindo da Ciclovia no Saldanha em


e o semáforo tem uma bicicleta amarela a piscar, tenho prioridade sobre os carros, certo? Não tenho a certeza.

Mesmo tendo, borro-me todo ao passar ali, e prefiro deixar os carros passarem do que levar com um em cima!

Tens prioridade. O amarelo intermitente apenas adverte para cautela, não regula prioridades e permite avançar.

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Tens de te impor na estrada. Nem toda a gente sabe ainda como funciona, mas tens prioridade pelo que deves passar primeiro – com cautela, claro, mas impondo prioridade na mesma!

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Depois de algumas situações de conflito na ciclovia do Campo Grande resolvi fazer este pedido. Espero não dito nada de errado.

Conhecem outras situações semelhantes que mereçam o reparo?

Usei estes links como referência:

Pag 4 à http://www.ansr.pt/Noticias/Documents/Novos%20Sinais%20Regulamento%20de%20Sinalização%20do%20trânsito%20-%202019.pdf

Hummm, acho que não tens razão :frowning:

O sinal é triângulo vermelho, ou seja, perigo zona de passagem de ciclistas:

E nós temos no chão da ciclovia escrito STOP, ou seja perda de prioridade…

Tens razão, mas assim ainda temos uma situação mais ambígua.

Se o ciclista não tem prioridade não faz sentido pintar de verde. Assim ficamos em terra de ninguém.

De qualquer modo, mesmo sem a indicação M10, continua a ser uma passagem de velocípedes assinalada. O artigo 32 não se aplica?

Eu espero sempre que algum carro pare. Alguns param outros não… é sempre incerto.

Hoje apanhei um susto, porque o carro parou para deixar passar um grupo de ciclistas, mas foi ultrapassado por uma mota a apitar em protesto, que ia levando ciclistas à frente.