Uma das coisas que não gostava no kit anterior, que estava montado numa bicicleta normal era exactamente isso. Prendia a bicicleta e tinha de carregar com a bateria para todo o lado. Até em paragens rápidas, porque aquilo não tem chave para trancar a bateria.
Na Brompton, não me parece ser grande problema, porque nuca a deixo na rua (nem sequer ando com cadeado). Ela vai comigo para todo o lado, e mesmo dobrada consegue rolar sem ter de a pegar em peso. Portanto, é só uma questão de tirar a bateria, mete-la dentro da mala e siga. Ou então nem sequer tirar a bateria e rolar a Brompton em shopping cart mode
Daí desta vez ter pedido o kit para Brompton. Basicamente fico com uma Brompton electrica mas posso converte-la rapidamente em Brompton mecânica, bastando para isso trocar a roda da frente e deixar a bateria em casa
Esta bateria é mais leve e tem menos capacidade mas prefiro assim. A Brompton rola muito bem. O motor so me faz falta para fazer subidas mais depressa. O resto do tempo até pode ir desligado.
Se fores de Lisboa é facil experimentares uma Brompton.
Eu também as achava estupidamente caras. Aliás, comprei a minha praticamente nova em 2ª mão e a um preço bastante atractivo. Achei que era uma boa oportunidade de experimentar, e que se não gostasse vendia-a e não perdia dinheiro.
A verdade é que gostei muito e neste momento até a uso mais que a minha bicicleta full size que adoro. Se antes de comprar a Brompton alguém me tivesse dito que isso ia acontecer, chamava-o maluco.
Eu em 20 anos já me roubaram 5 bicicletas. Mas reparei que há mais roubo quando deixamos a bicicleta sempre no mesmo sítio.
Muitas vezes a culpa foi minha: cadeado fracote, ou mal presa.
No entanto, uma electrica, será sempre mais cobiçada.
O pior é deixá-la na rua à noite num local onde não haja mais bicicletas.
Eu procuro sempre locais com várias bicicletas porque:
Há mais chances de roubarem outra que não a tua.
Há mais chances de o dono de alguma bicicleta chegar e apanhar o ladrão.
E repara que a maior parte das pessoas não faz nada quando vê uma bicicleta a ser roubada. Mas se for um ciclista a ver uma bicicleta a ser roubada há mais chances de que faça alguma coisa.
Recebi o meu Swytch há duas semanas após 7 meses de espera devido a múltiplos atrasos covid + brexit… Kit primorosamente embalado, instruções detalhadas e com suporte digital, videos, troubleshooting etc. Todo o material do kit tem muito bom aspeto, com acabamentos de qualidade e atenção ao detalhe. Altamente profissional!
Montei na minha btt roda 28/700c, e demorei cerca de uma hora a pôr tudo certinho e aprumado.
A primeira saída foi de experiência exaustiva dos settings, levei os dois miúdos à pendura o que acresce uns bons 35/40kg ao meu peso.
O kit respondeu lindamente, subidas normais sem esforço, rápido na resposta e os 35km/h de velocidade de ponta são fantásticos. A bateria sobre o guiador (pro kit) é pequena, pesa apenas 1,5kg, confortável e estimam autonomia acima dos 50km.
Voltei a casa um happy customer!
Segundo dia e após 100m, deu-me um erro “abnormal current to motor”, o motor desligou-se e está inoperacional há duas semanas.
A equipa de suporte da swytch é simpática e prestável mas lenta a responder aos tickets. Cada troca de mensagens demora 2 dias
Suspeitaram de avaria no encaixe da bateria ao guiador, enviaram nova peça mas foi um tiro ao lado e o motor continua sem funcionar.
Se recomendo? não sei dizer, mixed feelings e frustrado para já…
A ideia do motor é auxiliar nas subidas com os dois na garupa… Subir a calçada de Carriche é um pesadelo e chego ao cimo a precisar de uma transfusão : )