Há alguma ideia dos preços praticados em Berlim para a utilização destas bicicletas?
1€ por 20 minutos + 0.1€ por minuto além dos 20 iniciais.
Baratinho…
Se for esse preço é Bem mais barato que as trotinetes
0,15€ por minuto? Sou só eu achar que é estupidamente caro este serviço?
Quanto te custaria uma boa bicicleta eléctrica? Mais um cadeado? Mais a electricidade? Mais manutenção?
Quanto me custaria isso tudo não sei, mas comparando com o serviço que a GIRA presta é ridiculamente caro.
A Gira cobra:
25€ Passe anual
15€ Passe mensal
A UBER a cobrar 0,15€ por minuto… se andares 2h gastas 18€. Por 15€ poderias andar 45 minutos sem pagares mais durante 1 mês.
Viagens de 45 a 90 minutos:
Acresce 1€
Viagens superiores a 90 minutos:
Acrescem 2€ por cada período adicional de 45 minutos acima dos 90 min de viagem
e… quando o serviço passar a ser cobrado diariamente seria:
Viagens até 45 minutos:
0,10€* – bicicletas clássicas
0,20€* – bicicletas elétricas
Se calhar podia ter escrito um pouco mais á pouco e ter posto estes dados como justificação. Mas a minha opinião mantem-se, é caro!
A gira não chega a todo lado, portanto se comparares entre não ter ou ter algo não é caro.
A gira é paga por todos nós, se assim não fosse não teria esses valores que basicamente são um subsídio.
Eu prefiro que a câmara faça mas é ciclovias e demais infraestruturas e deixe o modelo de negócio de bicicletas e trotinetas para as empresas privadas, focando em alguns fiscalização do espaço público.
Em Sevilha o que acabou por acontecer, que aliás já se nota ligeiramente em Lisboa, é que ao final de uns anos o sistema de bicicletas partilhado começou a ser menos usado porque as pessoas começaram a ter as suas próprias bicicletas. Eu sei de muita gente que comprou bicicleta, convencional ou pedalecs, por causa da nova infraestrutura e escassez de Giras.
Sobre o custo da Jump, se for caro não terá sucesso, se for justo terá mercado.
Sabendo que as Lime pagas logo 1€ pelo aluguer da bicicleta e depois 0,15€ por minuto penso que não
Até nem acho caro tendo em conta que não recebeu milhões de euros do estado.
Para um serviço totalmente suportado pelo utilizador até é um preço em conta, provavelmente porque poupam bastante na implementação das docas e as bicicletas devem ser mais simples.
Imaginem como poderiam ser a GIRA se tivesse usado os milhões que recebeu num sistema como este. Se calhar poderiam ter milhares de bicicletas disponíveis por toda a cidade.
@rf17, as Giras tiveram ai uns soluços mas parece que a rede e número bicicletes ainda vai crescer, e muito. Mas eu preferia que gastassem o dinheiro em melhorias da infraestrutura ao invés do sistema de bicicletas, pois essas aparecem se houver condições das pessoas as usarem.
Obviamente que é sempre positivo, mas a estratégia poderia ser outra…
eu acho que tudo ajuda, as giras foram um grande empurrão, mas se já tínhamos pouco estacionamento para bicicletas particulares agora ainda vamos ter menos com as jump e as trotinetes
é exigirmos mais e mais… pior seria se houvesse infraestrutura e estivesse às moscas, assim seria um argumentos dos petrol-heads de que se andava a gastar dinheiro sem sentido… Roma e Pavia não se fizeram num dia! O caminho faz-se caminhando!
Estas bicicletas têm a vantagem de requerer estacionamentos tradicionais. Vão colocar pressão na câmara para fazer mais estacionamentos.
pormenor interessante da noticia, mas que não está relacionado com as Jump
“Estamos empenhados em ter soluções, como andar de bicicleta. Há cerca de sete mil pessoas a usar bicicletas GIRA e seis mil pessoas trotinete”, por dia, perfazendo cerca de 13 mil utilizadores de plataformas de mobilidade partilhada.
e
Miguel Gaspar afirmou ainda que a autarquia tem como objetivo a criação de mais três mil estacionamentos para bicicletas, de forma a chegar aos sete mil na cidade, e lembrou que, até ao fim do mandato, deverão ser construídos mais de 300 quilómetros de ciclovia.
Ena Ena!
E no próximo mandato não quer vir para Leiria?