Malta, vamos fazer um brainstorming rápido para decidir os endereços de email associados ao fórum.
Primeiro uma curta explicação.
Para cada categoria no fórum, vai ser necessário haver um endereço de email específico que lhe está associado. Só assim será possível criar novos tópicos no fórum via email (em vez se poder apenas responder a tópicos já existentes, via email).
para a categoria “Fórum MUBi-sócios”, o endereço podia ser [email protected] (um email enviado para [email protected] teria como consequência a criação de um novo tópico na categoria “Fórum MUBi-sócios”)
Isto significa que a criação de novas categorias deve ser acompanhada da criação de um novo endereço (o que dá trabalho de configuração). Isto é mais um motivo para não abusarmos no número de categorias.
Propostas para os endereços, tendo em conta as categorias existentes actualmente:
NOTA: para simplificar sugiro que existam endereços apenas para as categorias principais. Por exemplo, a sub-categoria “café central” não teria endereço. Mas assim que o tópico existir no fórum, os moderadores poderão fazer essa arrumação.
Uma excepção poderão ser as sub-categorias privadas (exemplo: “Selo (Trabalho)”). Nesse caso convém arranjarmos nomes coerentes, senão acabamos com uma quantidade de endereços sem fim, e as pessoas deixam de saber o que é o quê.
Não me parece exequível que os moderadores categorizem cada nova mensagem
na sócios, assim deveria haver também emails para cafe-central,
bicicleta-acessórios, etc.
O mais importante: é preciso saber se não existe limite de endereço de
emails do lado do Bruno e presumo que este tipo de contas Google Apps tenha
um custo adicional por endereço de email extra, se não me engano http://www.google.com/intx/pt-PT/work/apps/business/pricing.html
Se as subcategorias deveriam ter morada própria? Percebo os dois pontos de vista - do Paulo e do João.
Mas para perceber melhor:
Pelo sistema do Paulo só os novos tópicos enviados por email é que surgiriam na raízes da categoria? Em principio e pelo nosso sistema as raízes das categorias não têm nenhum tópico, certo? A não ser que se enviasse um novo tópico por mail que depois os moderadores colocariam na categoria correcta. As respostas de mensagens por email continuaria a poder ser feita de qq mensagem e ficaria colocada no sítio certo.
Imagino que pelo menos nos primeiros tempos haverá muito poucas mensagens a criar tópicos por email. Isto é, vejo enorme potencial em interagir com o fórum por email como resposta a tópicos já existentes. Nem me chocaria muito que até fosse impossível criar novos tópicos por email. Acredito que não haja muita gente a fazê-lo.
Admito que se possa experimentar o método do Paulo nos primeiros tempos.
Por outro lado as sub-categorias de trabalho dos grupos deveriam ter morada. Senão pode ser muito trabalho extra de arrumação à posterior.
“Nem me chocaria muito que até fosse impossível criar novos tópicos por
email. Acredito que não haja muita gente a fazê-lo.”
concordo plenamente, até porque é algo que tecnicamente é trabalhoso pois
exige uma conta de email extra para cada categoria, e até presumo que haja
um custo adicional por cada conta extra Google.
Num futuro, se o domínio mubi.pt estivesse ligado à VPN do Paulo, isso sim
seria em princípio mais barato.
Mário Alves: Em principio e pelo nosso sistema as raízes das categorias não têm nenhum tópico, certo?
Ah, não me tinha apercebido que havia esse objectivo. Para mim a categoria “MUBi-sócios” poderia até ser a “default” (a não ser que a discussão tenha um tema muito bem definido). Ou seja, as subcategorias seriam usadas apenas quando estivesse perfeitamente claro que o tópico pertencesse a essa subcategoria. Se isso não estiver claro, o tópico ficaria na categoria-pai.
De qualquer modo, quem trata da criação dos endereços é o Bruno Santos. Estamos em contacto com ele, vamos esperar pela resposta dele para ver se dá.
Assim por alto teriam de ser 20-25 emails (por enquanto). Vai dar algum trabalho de configuração, mas é daquelas coisas que se fazem uma vez na vida.
João, queres dizer VPS (virtual private server), e não VPN. O fórum está num VPS que eu abri, mas só é “meu” no sentido em que foi aberto por mim. Quando as raízes do fórum pegarem passará a ser o VPS da MUBi.
De qualquer modo, não estou muito virado para ter de fazer estas coisa de configuração de emails no VPS. Tudo o que tenha a ver com envios de email é delegado para serviços externos (o tal Mandrill). Mas se alguém se quiser chegar à frente para fazer isso…
Nunca foi discutido se sim ou não. No entanto com as categorias criadas e o café central espero que não haja necessidade de usar a categoria pai.
Não me choca que os poucos tópicos criados por email entrem na categoria pai para depois serem arrumados. Espero que haja muito poucos tópicos criados por email. Mas é difícil de prever. Até podíamos dizer que é interdito criar tópicos por email, só interagir com tópicos existentes. Mas antes de saber se é um problema pode ser excessivo.
Qual é o maior obstáculo neste momento? A minha rotina com os e-mails é abrir uns quantos do mesmo tema, e ler para baixo toda a conversa. Normalmente, é o suficiente para ler todas as mensagens e manter o fio à meada. Com os mails gerados pelo fórum, apenas vem o post que acabou de ser feito e, eventualmente, um quote daquilo a que se está a responder. Isso obriga-me a abrir os mails todos para saber o que foi dito sobre assunto A ou B. Será que há alguma opção para incluir todo um tópico no mesmo mail? é capaz de ser muito pesado e não fazer sentido para o sistema.
O resultado é que, neste momento, já tenho mais de 300 e-mails enviados pelo fórum, e que não abri
Com o telefone, quando vou no comboio ou tenho algum tempo morto, acabo por abrir todos os mails, pois é mais prático do que alternar entre mail aberto e página de navegação. Começo no mais antigo, e vou subindo até ao mais recente.
@paulovieira
Confirmo, também vejo os emails assim.
Quando me referia à VPS não me referia ao serviço SMTP de envio de emails,
esse pode ficar bem no mandril; mas caso o domínio mubi.pt estivesse
associado/ligado à VPS, a VPS não poderia criar e gerir contas de emails de
forma fácil e simples? Pergunta de ignorante, pois trabalhei sempre com
servidores com um cpanel onde isso é possível fazer facilmente, nunca
trabalhei com VPS.
@MarioJAlves
Não compliquemos
para já estamos em contacto com o Bruno, para ver se tal é possível de
forma fácil e simples. Confesso que estou ansioso pela abertura do fórum
aos sócios pois o processo alonga-se com pormenores nada críticos e
perfeitamente geríveis, cuja vislumbração da solução por vezes só se
encontra após a implementação.
Não estou a complicar. Quero que a primeira experiência dos sócios no fórum seja positiva e não frustrante como está a ser a do Ricardo! Ele é um entusiasta e não vai desistir mas nem toda a gente é assim.
Não há razão nenhuma para não esperar mais uma semana? Isto está a ficar cada vez mais activo sem ser uma explosão. O ideal.
Pois, eu vejo as mensagens listadas independentemente do seu assunto. Sou capaz de ter de rever as configs, porque nalgumas pastas ele agrupa-me as mensagens de todos os assuntos, e noutras não. Como não sou grande fã desse agrupamento, nunca me preocupei muito em consegui-lo em todas as pastas.
No fundo, não há uma ferramenta perfeita. Gosto do hotmail por alguns motivos, do gmail por outros.
Acho que o problema está em grande parte do meu lado. Mudei recentemente para o windows 8.1 e espero em breve encontrar uma ferramenta que me agrade verdadeiramente para gerir os mails todos. Há muito que me cansei do outlook, mas há tantos clientes de e-mail que sou capaz de experimentar alguns.
Ontem depois da reunião opinei que isso poderia ser muito confuso.
Por acaso esquecemos de falar nisto na reunião.
Acho que para um sócio ter uma lista de moradas para escolher é excessivo.
Por isso para os sócios acho o seguinte:
Abrir tópicos por email em princípio devia ser a excepção e não a regra - o mail deveria ser mais para responder a tópicos em que estamos a participar ou nos chamam com um @ - por isso admito até que nem se crie essa hipótese para simplificar.
Se quisermos abrir essa hipótese de abrir um tópico por email acho que devia ser um email. Por exemplo a raiz do fórum-socios ([email protected]) e depois os moderadores colocariam o tópico no local certo. Se este sistema se revelar demasiado trabalhoso revisitamos o problema e então criamos a tal lista de mails por categoria. Por questões de arrumação podemos só deixar criar tópicos no café central e canalizamos todos os mails [email protected] para o café central.
A vantagem deste sistema era que para os sócios só havia uma morada de email para o fórum. A desvantagem é que os moderadores teriam que arrumar as msgs à posteriori.