Utilização por email - escolha dos endereços

Penso que os endereços para criar novos tópicos ainda não estão totalmente
criados e/ou configurados. Por enquanto o que funciona bem é apenas a
resposta a tópicos já existentes.

Quando os emails de cada categoria estiverem criados serão publicados no
tópico fixo “sobre esta categoria” (relativo a cada categoria)

1 Curtiu

Porque acho importante ter esta questão definida:

Há emails que caem no [email protected] e nos grupos de trabalho que é preciso reencaminhar para aqui.

Há assuntos na web que podem servir para dinamizar o fórum-socios e o fórum-cafe-central. Era interessante poder enviar páginas e links facilmente para o fórum via email, numa perspetiva de dinamização do fórum para sócios. Ou seja, os assuntos que tão facilmente se lançam para dentro de um grupo de facebook como o “Ciclismo Urbano em Portugal” deveriam igualmente facilmente lançar-se para o socios-forum e para o cafe-central. A não ser assim, se for necessário haver truques de copy & paste, edição de texto, etc, será muito difícil dinamizar o fórum.

Espero que a minha argumentação vos convença.

Nem que estes endereços sejam só do conhecimento dos moderadores (sócios e cafe-central!)

Excelente ideia Ricardo.

É possivel configurar o email geral da MUBi com filtros específicos para reencaminhar certo tipo de mensagens diretamente para o fórum em qualquer categoria. Pelo menos ficaria mais fácil para todos criar tópicos por mail.

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

Convence!

Mesmo assim acho mais racional dizer aos sócios se quiseres abrir um tópico no fórum sócios envia um mail para [email protected] com o tópico no assunto do mail.

Do que dizer aos sócios

  • se quiseres abrir um tópico na categoria café central manda um mail para [email protected] com o assunto do tópico.
  • se quiseres abrir um tópico na categoria mobilidade sustentável manda um mail para [email protected] com o assunto do tópico.
  • se quiseres abrir um tópico na categoria Educação e Cultura manda um mail para [email protected] com o assunto do tópico.

Aparentemente o @Bruno_Santos diz que ambas as opções são tecnicamente muito simples.

A primeira adere ao método KISS mas poderá dar mais trabalho aos moderadores. Acho que os mail para [email protected] deviam ir para o café central podendo ou não os moderadores moverem o tópico à posteriori.

O segundo método (que pode existir em paralelo para os entusiastas da core) tem a vantagem de os emails caírem diretamente na categoria correcta. Mas acho que é informação excessiva para um sócio. Podemos sempre colocar esta informação disponível num local menos visível ou só mais tarde. Muita informação para quem acaba de chegar ao fórum é prejudicial.

Devo tb dizer que apesar de ter sido eu a pensar nas categorias não estou seguro que elas “peguem” (pode acontecer que a maior parte das pessoas prefiram a balburdia do café), não sei se elas mudarão de nome no futuro (como acabou de acontecer com a “cicloturismo”) ou diminuir ou aumentar o número de categorias. Com os emails já definidos todas estas alterações seriam mais complicadas.

Como ninguém liga a isto - acho que pelo menos podemos decidir o seguinte:

1 - os mails dos grupos de trabalho são urgentes e não há duvida. Criar:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]

E reencaminhar estes mails para as categorias de trabalho respectivas.

Como solução temporária sugiro

2 - Criar o mail:
[email protected]

E reemcanhar todos para o “café-central”

3 - Sem urgência (talvez seja melhor esperar que as categorias sedimentem) criar os mails para cada categoria mas talvez não divulgar logo ou proeminentemente aos sócios que acabam de chegar.

PS @ricardocruz que raio está esta ultima msg (podia ser PM) a fazer neste tópico? :slight_smile:
Podes apagar! Resolvido.

1 Curtiu

Parece-me lógica a proposta do Mário. Estou a pensar como membro- core, claro. Aos sócio novos é capaz de fazer alguma confusaõ as siglas SdB, BtoS, BB. É necessário que saibam antecipadamente o que elas significam.

Continuo a achar má forma usar siglas e também acho que não é sustentável depender do trabalho de moderadores para andar a mudar mensagens de categoria (já bastarão as criadas no próprio fórum).

Assim o que sugiro, e que acho que não é complexo para novos utilizadores, é definir um formato fixo para todas as categorias que tornem fácil deduzir o endereço de email a usar para criar novos tópicos.

[email protected]

Se alguém não conseguir usar isto depois de lhe ser explicada a forma simples, embora longa, do endereço, é porque não estará à vontade a usar o e-mail como ferramenta de comunicação, e haverá certamente outros locais onde aprender a fazê-lo.

Estar a limitar funcionalidades, ou a simplificá-las a ponto de serem mais complexas (qual era a sigla desta categoria?) por causa dos inexperientes, na minha opinião, não faz sentido.

1 Curtiu

Discordo :smile:

deveriam ser por questões de coerência de domínios e URL

[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Concordo Bruno, só acho que a estrutura deveria ser diferente, para distinguir hífenes, que separam o nome da categoria, do ponto, que se refere ao fórum. É mais coerente e intuitivo:

[email protected]

Okay. Sobre o uso de abreviaturas já concordei em parte contigo. Não me pareceu grave e evita moradas de email demasiado longas. O @joaopferreira tb envereda pelas abreviaturas dos GT. Mas admito que o @Bruno_Santos tenha razão: por questões de coerência usar o nome da categoria (por extenso).

Sobre a questão de depender do moderador. Já expliquei que poderia ser uma solução temporária. Admito que as pessoas da core tenham a informação toda.

São problemas diferentes.
De qualquer forma 90% dos sócios não precisa de saber as moradas dos GT.

Na minha proposta para os sócios:

  • uma só morada
  • eventualmente daqui a uns meses (ou mesmo já mas colocar esta informação numa hierarquia bem mais baixa e só para entusiastas) explicar que podemos abrir tópicos directamente em cada categoria.

As pessoas já se estão a queixar que o fórum é complexo tal como está. Acho que não devemos sub-estimar que na mudança haverá excesso de informação e não deverá ser transmitida toda de uma vez.

Em resumo concordo contigo - mas não é urgente e temos o cuidado de não atulhar os sócios acabados de chegar com 6 ou 7 novas moradas de mail.

Excluindo as pessoas da core não imagino que haja mais do que um ou dois tópicos abertos por dia (por mail).

Discorda é do Bruno!! :smile: Proposta foi dele! :smile:

Como leigo acho mais lógico ir do maior para o menor. Isto é, fórum-categoria e não categoria-forum.

Se é ponto ou traço é-me igual.

1 Curtiu

Não é assim que funciona, é o contrário, ora repara em forum.mubi.pt :slight_smile:

Discordo. Acho que não devemos fazer este tipo de implementações técnicas a conta gotas pois a mudança no futuro complica-se devido à inércia. Se o endereço de email for claro, igual ao nome da categoria (também mudei de opinião sobre isto), não vejo onde está o problema. O fórum primeiro estranha-se, depois entranha-se :slight_smile:

O problema que vejo para já, é que as hiperligações enviadas por mail, não parecem por vezes ser bem processadas pelo Discourse.

Não estava a falar da lógica dos domínios mas tens uma certa razão que para ou lado ou para outro, serve.

Por isso admito e propus que a mudança técnica se pudesse fazer já - com a desvantagem de as categorias ainda não estarem sedimentadas.

Nesse caso então só faço questão que não se coloque as 6 ou 7 moradas à disposição dos que acabam de entrar.

Parece que se está a chegar a um consenso.

[email protected]

Gosto. Evita que se ande a perguntar qual o email. Basta ir ver o nome da categoria no fórum e acrescentar [email protected]

Boa!

Sim @MarioJAlves
esse endereço de email ficaria no tópico ‘sobre’ da categoria. Quem quisesse usar usava. Repara que só quem está nos grupos tem permissões para criar tópicos, por mail ou tradicionalmente.

A questão das categorias alterarem-se não se coloca se cumprirmos aquela regra de o endereço de mail do fórum ser igual ao nome da categoria.

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

1 Curtiu

Okay. Colocar os mails respectivos no “About” parece-me refundido o suficiente. :smile:

Mesmo assim proponho que na FAQ geral ou na FAQ email (a tal que eu achava importante fazer - como usar o fórum por email) devia ser muito simples e talvez ampliar um pouco a que tu já fizeste sobre os filtros do gmail.

Acho que explicar como usar o fórum só como mail é mais importante que os filtros (que até é deterimental para a participação, todas as listas que coloquei com filtro para arquivo deixei de participar). Proponho que a tua FAQ dos filtros seja enriquecida com o lado do fórum e retires a ideia de arquivar os mails do fórum :smile: )

Acho que é complicar, misturar pontos e hífenes que são fáceis de passar despercebidos como sendo diferentes, mas não me faz muita confusão. De notar que como os endereços são geridos no Google Apps, é possível ou mesmo provável, que usar o ponto ou não, seja indiferente. Já o hífen tem que estar lá. Ser sempre hífen parecer-me-ia mais intuitivo que misturar separadores.

mas são diferentes Bruno, o hífen separa as palavras do título da categoria; já o ponto faz apenas referência ao fórum. Acho que fica mais claro e coerente, até porque tens categorias cujo nome envolve a palavra “fórum”, e seguindo essa prática terias categorias cujo email seria

[email protected]

o que ficaria esquisito e isso sim pouco intuitivo

ao contrário de

[email protected]

2 Curtiram

E daria para abdicar de usar a palavra fórum nos nomes das categorias? Ou é fundamental?

@Bruno_Santos respondendo à tua pergunta - acho difícil!

Se tiveres sugestões seria ótimo. Digo isto, pq já tenho pensado no assunto. Não é tanto o uso da palavra “fórum” para uma categoria, mas o facto de existirem duas categorias com o mesmo nome. Eu pessoalmente concordo com o nome “meta” sugerido pelo discourse mas talvez seja demasiado obscuro e high-brow para o comum dos mortais.