Utilização por email - escolha dos endereços

já foi substituído e parece não funcionar, ou estará a faltar-me alguma coisa?
acho que tens que reencaminhar esse mail de respostas para o mail [email protected] pois é nessa caixa de mail que as respostas são processadas

ou então tens que me dar acesso POP (user and password) à caixa de email [email protected] pois o que o Discourse faz é entrar na caixa de correio de resposta por POP e analisar a inbox

entretanto vou colocar o mail de resposta como estava, para que funcione

@joaopferreira todos os endereços são um alias de [email protected], não existem caixas de correio em nenhum endereço além do [email protected].

Não mudes a configuração, sff.

Já detetei o problema. O sendmail não trata os endereços user+key como o gmail, e isso faz com que as respostas falhem por não existir um user com aquele endereço. Vou resolver de outra forma. :smile:

OK, a forma mais simples que encontrei foi usar um alias do lado do Google
para as respostas que também vai para o [email protected].

Assim a conta [email protected] recebe tudo, os forwards ficam no sendmail do
subdominio forum.mubi.pt e existe um alias adicional [email protected]
para onde vão as respostas aos tópicos.

Perfeito :slight_smile:
assim a conta [email protected] tem tudo centralizado.

Abraços e obrigados Bruno Santos

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia

Grande trabalho malta da IT! :smiling_imp:

Uma cena fixe era fazer uma documentação rápida sobre como se determinada tarefa, para que outras pessoas mais tarde possam reproduzir sem perder muito tempo.

Eu tenho esse tipo de coisas em relação à instalação do fórum / mudança de um servidor para outro.

Podíamos centralizar essas informações num dado sítio (google drive da mubi)

2 Curtiram

só mais uma pergunta @Bruno_Santos para que fique tudo claro, a que é que te referes quando falas de “sendmail”? Refereste ao mandrilapp que envia os mails do fórum?

Ainda há questões a limar em relação a um aspecto do uso do fórum exclusivamente por email: não é possível colocar a morada do fórum em forward ou em cc. O que é um pequeno grande problema que teremos que resolver no futuro.

É muito importante fazer forward dos mails da geral para o fórum.

@Bruno_Santos, @joaopferreira, @paulovieira

Há soluções ou formas de tornear este problema?

Qual é a necessidade de ter endereços em CC?

Já tentaste em BCC? Ou um simples forward directo (sem mais nenhum endereço em CC) não chega?

Para quem gere o mail da geral responde muitas vezes a quem nos escreve com conhecimento ao resto da core.

Acabei de testar e um mail para o @Herculano_Rebordao com cc para
[email protected]

Voltou para trás com a seguinte msg:

Pedimos desculpa mas a sua mensagem de email para [“[email protected]”] (titled Re: Convite a todos os voluntários para a elaboração do KITEBIKE - 05/03/2015) não funcionou.

Nenhum dos endereços de destino é reconhecido. Por favor, certifique-se que o endereço do sítio está na linha Para: (não em Cc: ou em Bcc:), e que está a enviar para o endereço de email correto fornecido pelo pessoal.

Em relação ao forward é ainda mais útil para enviar msgs recebidas na geral para discussão e resposta.

Já descobri que é um assunto conhecido e parece que se consegue retirando o cabeçalho do email. O que é chato pois o cabeçalho é importante. Pode ser que o assunto se tenha resolvido nas últimas versões.

Tenta ao contrário, como diz a mensagem de erro: envias para o forum com cc ao Herculano, o resultado não é o mesmo?

Olá,

Não pensei grande coisa sobre a ideia que vou lançar. Surgiu-me ao ler a mensagem à qual respondo. E se acrescentarmos o endereço [email protected] como um user do forum. Ou entao o [email protected].

Ao repensar, a primeira hipótese deve resultar em zero quanto ao objectivo. Já a segunda, o geral poderá enviar um mail para qualquer grupo. Admito que me esteja a escapar algo, porque parece demasiado simples para alguém não ter já pensado nisso.

Abraços

RF

Olá @ricferr de facto Geral (MUBi) já é membro do fórum. Vê os vários testes feitos ontem:

1 - forwards de um mail da ECF sobre a velocity

conclusão provisória: os forwards funcionam se apagarmos os cabeçalhos do forward. Não é uma solução eficaz nem definitiva, pois os cabeçalhos são importantes e devem ser enviados - assinalam quem, quando e para quem foi enviado o email.

2 - cc com o pobre do @Herculano_Rebordao como teste no email sobre a JF dos Olivais.

conclusão provisória: a morada do fórum não pode ser usada em cc. Mas funciona se se trocar - como colocar a morada do fórum no “para:” e a da pessoa que se quer mandar o mail no “cc”. Também não é uma solução eficaz e efectiva - da trabalho e não tem lógica.

Se alguém tem mais sugestões sobre estes dois problemas, diga.

1 Curtiu

@paulovieira , achas que dá para modificar as linhas do ficheiro:

Para ir buscar também o que está no cc_address além do to_address?

Não tenho experiência com ruby, mas acho que não deve ser complicado.

O problema é que ao modificarmos esse ficheiro na nossa instalação, muito provavelmente isso vai impedir que mais tarde o Discourse possa ser actualizado. Digo isto porque penso que a actualização consiste em actualizar o código com o git (git fetch), pelo que se houverem ficheiros modificados o git não vai conseguir fazer o merge da nova versão.

E mesmo se ele conseguir fazer o merge, na próxima actualização as nossas alterações ficam perdidas.

Estarei a raciocinar correctamente?

Para mim tudo isto é chinês :smile:
Mas… Acho que o problema do “cc” pode ser resolvido pondo a morada do fórum como a segunda morada do “para:”. Ainda ando a fazer testes mas tenho a ideia que esse truque já funciona e é relativamente prático e nada trabalhoso (apesar de na semântica de email o mail é para um destinatário e com cópia para o fórum. Mas acho que podemos ignorar esse pequeno problema formal).

Mais chato é o envio de forwards. Recordo agora exige: 1) passar o forward para “simple text”, 2) apagar a primeira linha de cabeçalho, 3) mudar o assunto retirando o “Fwd:”

Está manobra é bem mais chata e trabalhosa. Mas sugiro que se espere que o discourse encontre uma solução pois parece que é uma assunto que está a ser discutido neste momento e alguns utilizadores estão a queixar-se.

Não podes criar um branch com essa alteração? O git depois deve gerir isso de forma automática, não? Ou fazer qualquer tipo de freeze a esse ficheiro?

Não me pareceu que houvesse muito interesse do lado dos programadores em mexer naquilo. Isso dele cortar as mensagens… Já tentaste não enviar com o cabeçalho no corpo da mensagem? Dá para perceber onde ele corta?

Acho que a filtragem de conteúdo será boa ideia, dado que o trust exigido para novas mensagens por email agora é baixo, e evita utilizadores novos desconhecidos que possam enviar lixo ou ataques para o fórum.

Pelos testes que eu e o @joaopferreira fizemos parece ser necessário “apagar a primeira linha de cabeçalho” e não só:

Mas ainda não investiguei sistematicamente o problema.

Sim, isso seria uma possibilidade. O mais fácil é adicionar esse ficheiro ao .gitignore:

http://gitready.com/beginner/2009/01/19/ignoring-files.html

Nos próximos dias vou então ver se consigo alguma coisa.

O github não gere isso de forma automática. Terão de fazer uma ramificação (fork) e após feita a alteração submete-la ao projeto principal (root). Caso os gestores do projeto aceitem é feita uma união dos dois ramos (merge).

João Pimentel Ferreira
www.joaopimentel.eu
Enviado do meu Nokia