Aspectos técnicos - BTT versus Citadina

Alguém possui experiência suficiente em bicicletas BTT e citadinas que possa confirmar se o esforço de rolamento de uma citadina é significativamente inferior ao de uma BTT no mesmo tipo de pavimento?
Já sabemos que o peso e os pneus com tacos aumentam o esforço para pedalar mas será que a diferença é notória e justifica possuir duas máquinas para os dois tipos de “terreno” ?

Thanks

Tudo depende do(s) percurso(s) a que se destina.

a btt tem a grande vantagem da polivalência, em que trocando os pneus cardados por uns “slick” diminui o atrito. A robustez e variedade de andamentos dão-lhe muita polivalência.

A citadina normalmente melhor em conforto e capacidade de arrumação/carga

Acho que a maior diferença é mesmo na geometria do quadro e posição de condução.

Uma bicicleta de BTT tem uma posição de condução agressiva e inclinada para a frente, a contar que muitas vezes é preciso levantar o rabo do selim para força e controlo em percursos mais técnicos, etc.

Um bicicleta citadina permite uma posição de condução mais vertical e confortável para piso regular.

Falo por mim: uso uma bicicleta de BTT há 11 anos na cidade que progressivamente fui transformando numa citadina, porque simplesmente já não aguentava o desconforto. Nunca cheguei a sofrer de “pescoço de Shermer”, mas a posição de condução era penosa.

Modificações que fiz foram: pneus mais finos, avanço do guiador articulado (virado para cima), e guiador recurvado.

Gastei dinheiro suficiente para à partida ter comprado uma boa bicicleta de trekking / híbrida :smiley:

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Andei pouco com citadinas mas em comparação com a híbrida (quadro de btt com pneus 35 lisos) que uso para as deslocações, há um pouco mais de conforto pela posição mais relaxada (aqui incluo até ao nível de visualização do tráfego, mais direito o ângulo de visão é melhor e não há esforço no pescoço ao levantar a cabeça), já no esforço das pernas, as relações das mudanças são favoráveis à btt mas, francamente, em cidade nunca precisei de usar as mudanças “ultra-leves”, fiquei com a ideia que, das três citadinas que experimentei, todas elas tinham mudanças mais que suficientes para andar em cidade

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Bom, qualquer tipo de quadro pode usar qualquer tipo de pneu (claro que existem restrições… mas não terão a ver com o facto de ser btt ou citadina). Dito isto, o quadro de uma citadina é bastante mais confortável, portanto é sem dúvida o ideal para uma deslocação onde o objectivo não passa por estafar o corpo nem atingir as melhores performances.

Pneus cardados também não têm interesse… têm muito atrito.

Agora, acho que a decisão pode passar por que grossura de pneus usar. Aqui de facto nota-se diferença. Pneus mais grossos são mais confortáveis, mas por outro lado vão rolar menos. Mas diria que, em pisos muuuito mal tratados, pneus mais grossos poderão se tornar mais rápidos (porque com pneus mais finos pode-se começar a comer muita “porrada”, o que obriga a abrandar).

Eu diria que, quando a área de acção é grande, não se justifica assim tanto pneus mais grossos. Mas se as deslocações restringem-se mais por áreas onde o piso são basicamente paralelepípedos mal tratados (tão típico do centro envelhecido das cidades), então pode justificar-se e bem pneus mais grossos. Mais acho que é algo que vai depender muito também do gosto de cada um e ao que cada um prefere dar primazia…

Eu na minha pasteleira antes tinha pneus 35, agora tenho 28. E embora tenha ficado bastante melhor servido (embora sejam marcas diferentes de pneus, sendo os segundos bastante superiores, logo não podem ser directamente comparáveis), hoje sei que uns 32 talvez tivesse sido uma aposta mais equilibrada. Mas aquilo que melhor se adequa a nós e aos percursos que fazemos acho sinceramente que é algo que vamos descobrindo com a nossa experiência pessoal na cidade, portanto tu eventualmente tornares-te-à o melhor conselheiro de ti mesmo nesta matéria.

Outra coisa que eu apontaria é o seguinte: quadros em aço são bastante mais confortáveis que de alumínio (absorvem mais a trepidação), e quanto maior roda, mais conforto também.

Acho que acabei por me alongar um pouco em relação à pergunta original. Respondendo objectivamente: a diferença costuma ser significativa… mas é tanto mais significativa quanto em melhor estado o piso tiver. Em pisos muito maus a diferença será nula, ou até com alguma vantagem para pneus mais grossos.