Estudos sobre uso da bicicleta como meio de transporte em áreas urbanas

Olá, a todos e todas!

Tornei-me recentemente sócia, pois sou utilizadora de bicicleta no Porto e cada vez mais me interessa esta prática, tanto como praticante, como enquanto socióloga.
Estou a pensar fazer investigação sobre este tema. Provavelmente, uma análise comparativa entre áreas urbanas de PT e Macedónia. Estive recentemente em Skopje e intrigou-me que, ali, o uso seja significativo, sem que os ciclistas tenham a seu favor, quer a infraestrutura, quer a lei.

Neste sentido, venho perguntar que estudos conhecem da realidade de diferentes países? Poderiam, pf, postar aqui os links que tiverem disponíveis, e/ou indicar-me onde poderei encontrar publicações?

Obrigada a todos e todas!

Vera Diogo

3 Curtiram

Certamente um preço do combustivel mais caro, ausencia de “colinas” e estarem talvez mais perto de países mais “civilizados”. crise económica?

Sim, o relevo na maior area da cidade é favorável ao uso da bike e as condições sócioecómicas da maioria da população são modestas. No entanto, o segundo factor também se verifica em Portugal, e no Porto, em particular. Para além do relevo, questões culturais poderão explicar o fenómeno.
Agradeço toda a informação quanto a estudos sobre o tema, independentemente da região geográfica em que tenham sido desenvolvidos.
Obrigada