A EMEL e as bicicletas partilhadas de Lisboa

se zelassem tanto pela segurança dos ciclistas quando o tema são novas ciclovias e medidas de acalmia de transito…

nao entendo, se alguem quiser capacete ja o pode levar de casa… portanto se o que o psd quer é “dar oportunidade as pessoas de usar capacete” entao nao precisam de fazer nada.

O vereador aponta para o que considera serem exemplos de boas práticas nesta matéria a nível internacional, com as cidade australianas de Melbourne e Brisbane, bem como a canadiana Vancouver, a disponibilizarem capacete de forma gratuita e a norte-americana Boston assegurá-los “a preços favoráveis”.

adoro que ele de como “bom exemplo” da australia, quando a australia é sempre dada com o mau exemplo, não o bom.

2 Curtiram

Gostava de saber porque nunca dão o exemplo de Espanha aqui ao lado, que pelo menos antigamente, nem de motoreta era obrigatório usar capacete, por serem de baixa cilindrada…

Boas pessoal…é o meu 1o post mas já sigo o forum ha algum tempo.

Tive a experimentar as Gira…e estou bastante satisfeito. Tenho tambem uma BTT mas vou variando…

Fiz ali o Eixo Central todo, dps Av. Liberdade, Terminal Cruzeiros, sempre até ao final da Expo-Norte.

No geral estou satisfeito com as ciclovias (e planos futuros)…mas punha-vos esta questão:

  • Alguém sabe de alguns planos para repavimentar/reasfaltar ali a Av. Da Liberdade/Rossio?

Ora, a questão é - as Gira, naturalmente, têm pneus sem ar, rígidos, o que se compreende pq são de uso público. Mas alguém me diz como voces vao pela Av. da Liberdade? É que indo pela “Ciclovia” do lado esquerdo (de quem vem do Marques)…é horrível, super desconfortável (é nessas situações que sonho com a minha BTT). Tudo aos saltos, altos buracos, pavimento todo desregulado…

Em alternativa dá para ir pelo passeio, o que não é o “futuro” das regras de mobilidade. Ora, só me resta ir pela estrada central, pela faixa do BUS, e, claro, levar umas boas razias dos taxistas.

O Rossio, até à rua Augusta, o problema são os paralelipidedos (mas aqui compreendo que politicamente seja uma solução de debate, face a razões históricas ou outras).

Enfim, perdoem-me o desabado, era só para saber se alguma alma partilha do mesmo… :triumph::laughing:

Conclusão, assim no geral, e falando desta zona mais central, são assim as críticas de maior relevo que ponho, se alguém da CML ler isto: reorganizar completamente a situacão da Ciclovia na Av. da Liberdade (e entendo as dificuldades gerais desta Avenida, é complexa).

Cumps

2 Curtiram

A melhor solução para descer a Av. da Liberdade é mesmo esta. E a única forma de evitar razias é ter uma posição assertiva na via, isto é, ocupando-a sensivelmente a meio, ligeiramente descaído para a direita, não dando hipótese a ultrapassagens perigosas.

Eu se pudesse, esta Avenida levava um corte substancial na permissão de circulação de veículos particulares.

Mas respondendo à tua pergunta, creio que há planos da CML para resolver este problema. Só não sei precisar quando isso acontecerá.

2 Curtiram

Olá!

Partilho da opinião do @pmmsanches
Quando fazia esse trajecto ia sempre pela Av. da Liberdade e sempre no meio da faixa. Vais reparar que não tens outra alternativa (mesmo que queiras) porque o lado direito dessa faixa está em péssimo estado e corremos um sério risco de ter um acidente.

Cumps.

Também faço isso. A descer vou pela faixa BUS. Como vou tão rápido ou mais que os carros raramente há razias. A subir venho pelas laterais. Como a velocidade é menor não se sofre tanto com o piso.
A calçada do Rossio é que não há volta a dar. É mesmo muito má, seja a que velocidade for :frowning:
Já agora, os pneus das Gira não são sólidos. Têm ar como todos os outros.

1 Curtiu

Ok, obrigado malta.

Realmente, ir pelo BUS é a “melhor” opção.

De qq forma, tendo em conta a importância que esta Autarquia (ao longo de vários mandatos) dá a todo este projecto…acredito perfeitamente que não vão deixar a Av. da Liberdade assim, porque se assim for, é um péssimo “elo mais fraco” para o projecto Gira, dado que a maior parte dos utilizadores mais recreativos (não como nós aqui do fórum que secalhar temos mais experência, vontade, etc) não vão aguentar aquilo nem vão querer ir pela estrada do meio por motivos óbvios.

Claro que, como tudo na “política” não se faz de um dia para o outro, e isso temos de compreender, secalhar já está no papel e é uma questão de tempo (wishful thinking :relaxed:).

E é pena, porque antes disso temos uma muito boa ciclovia na Av. Republica, e uma razóavel na Fontes pereira de Melo.

Naturalmente, que há que ter em conta a cidade em si, não é fácil criar ciclovias face à tipologia de Lisboa, e todas as inúmeras preocupações que há em projectar uma via, além das bicicletas.

Ai é? Alright, não sabia. Calculei que como não quisessem ter furos fossem, mas tudo bem.
Uma coisa é certa, quando vou com a minha BTT (roda 27.5, pneus all-terrain), na faixa lateral a descer a Liberdade, não tem nada a ver…é chato mas nota-se muito menos que nas Gira.

Já agora, não existem pneus sem ar? Não sou nada entendido no assunto, mas pensei “empiricamente” que houvesse.

http://www.thesolidtyre.com/tannus-26x175.html

Não é tipo isto? Sorry o offtopic :slight_smile:

O PSD e o CDS Lisboa são um verdadeiro nojo.

faixa bus para descer, laterais para subir, penso que seja como a maioria faz a Avenida.

de resto, está nos planos da CML tratar da avenida, só nao se sabe quando nem como (se apenas pavimentar laterais ou uma requalificacao maior da avenida… o Costa tentou essa requalificação e e falhou miseravelmente)

problema da CML é que enquanto tem projetos “em espera” nao faz mais nada… percebe-se, para evitar gastos duplos, mas depois deixam os projetos arrastar-se durante anos e anos e a degradação entretanto acentua-se, a ponto de por em perigo a segurança das pessoas

a 2a circular é outro exemplo, a principal via de cidade onde diariamente passam milhares de carros e anda há anos à espera de projeto e ha anos que anda sem riscos na estrada e com o piso todo lixado cheio de altos e baixos, mas como ha ideia de requalificar nao fazem ali mais nada, nem mesmo pintar riscos que se faz numas noites… e enquanto os projetos nao andam é a merda que se ve.

pergunto me quantos acidentes terão havido na 2a circular que podiam ser evitados se a mesma tivesse riscos, ou quantas pessoas terão rebentado pneus ou tido pequenos acidentes de bicicleta a descer as laterais da Avenida

2 Curtiram

Segundo consta, qualque rintervenção na Avenida da Liberdade quanto a vias cicláveis já está feito e não se espera mais nada… são os 30+Bici. O que não se entende num eixo tão estruturante, tãããão espaçoso e que ainda por cima não é a direito.

A Segunda Circular… quer-me parecer que a resistência que dura há tantos anos sem lhe mexer é a impopularidade que qualquer mexida ou obra ali cause. Qualquer coisa que prejudique o trânsito ali mesmo que provisoriamente, será duramente criticado.

Sim, mas eu já nem falo em planos estruturais e complexos da Av. da Liberdade (porque isso entendo que leve tempo, diligências, concursos, aprovacoes, estudos, bla bla bla)…

Falava apenas numa coisa simples que me parece “fácil”: dado que já instalaram docas no corredor lateral a descer, que asfaltassem esse corredor (eu que sou leigo suponho que seja uma solução “barata”)…porque senão a pessoa levanta a Gira e rapidamente tem tendêcnia a ir para o passeio, o que é péssimo para todos.

Mas enfim, também entendo que secalhar existe essa boa intenção por parte do Dept./Vereador respectivo, e poderá não ser tão fácil por em prática como simplesmente fazer aqui um post ($$, votações, etc). Vamos esperar…é uma Avenida tão bonita e importante de Lisboa que acho que merece, alem de fazer a ligacao das Gira com a Baixa e o Rio.

1 Curtiu

A Segunda Circular… quer-me parecer que a resistência que dura há tantos anos sem lhe mexer é a impopularidade que qualquer mexida ou obra ali cause. Qualquer coisa que prejudique o trânsito ali mesmo que provisoriamente, será duramente criticado.

pintar riscos ao longo da estrada faz se numa noite e duvido que tivesse criticas.
nao se deve parar a manutenção básica e que aumenta a segurança dos utilizadores apenas porque há um hipotetico projeto em espera.

na verdade o que a CML parece que quer é deixar a 2a circular chegar a um ponto tão mau em que qualquer coisa que seja feita será bem vinda

igual na Avenida da Liberdade, o estado das laterais é inadmissivel, havendo ou nao projeto em espera, ja ha 8 anos as laterais estavam más, se tivessem realcatroado “temporariamente” ha 8 anos atrás ja tinha valido a pena.
mas de novo, parece que preferem deixar as coisas chegar a um ponto onde todos imploram por obras, sejam elas quais forem.

Ontem tentei usar a GIRA esporadicamente. Porque raio não posso pagar à viagem com cartão de crédito? Que incompetência!!!

Não sou utilizador mas julgo que essa opção existe para o passe diário.

Estes tipos da GIRA são uns incompetentes.

Tenho 5 euros na conta, mas para usar o passe diário obrigam-me a pagar 2 euros por PayPal!!! WTF. Não tenho PayPal e tenho lá dinheiro e não posso usar o serviço?

A sério, eu ainda tento, mas não tenho paciência para tamanha incompetência. E como sempre, a malta dá o desconto porque é público, mesmo que nos tenha custado uma fortuna. Vou de eCooltra. F***** simple to use. You pay as you ride.

É estranho o que te aconteceu… Não entendo porque carregaste a conta, aliás como te deixaram carregar a conta. Supostamente, deverias ter pago os 2 euros do passe diário e só depois poderias carregar a tua conta…
No site diz que “*O passe diário só pode ser adquirido através de pagamento por PayPal”, o que é parvo!
Liga para eles, há um numero de apoio na aplicação.

Abraço.

1 Curtiu

Compravas o passe mensal ou anual e já não tinhas problemas, o diário é para turistas.

Parece que pus 20€ por MB e deu para um passe mensal de 15€, e sobrou 5€. Agora não consigo usar esses 5€ para um passe diário!

Telefonei! Montes de tempo à espera e à terceira explicaram-me. É completamente idiota o sistema. Tenho 5€ de crédito mas como usei para um passe mensal, posso usar os 5€ apenas para um passe mensal.

Se eu vou usar apenas hoje, não queria usar um passe mensal para apenas um dia. Ademais, eu sou turista :slight_smile:

Penso que isso tem a ver com a caução obrigatória de 300 euros no passe diário (provavelmente uma vez que é mais destinado a turistas e poderá eventualmente não ter de ser necessário introduzir NIF/BI português, e a EMEL fica sem provisão caso a haja danos/roubos da bicicleta).

Qd tirei o diário, antes de subscrever o anual, foi-me pré-autorizado 302€ no Paypal, dos quais 300 caíram ao fim de 5 dias aprox.

A única forma de fazer a autorização bancária pendente desse valor é através de Paypal ou CC directamente, opção que não existe nas Apps da Gira, provavelmente por razões de natureza de segurança bancária (não estou a defender nem a criticar essa escolha).

Bons passeios :slight_smile:

por CC tambem poderiam tirar os 300 de caução se quisessem.

o teu erro foi nao teres comprado a anual logo :stuck_out_tongue:
por mais 10 euros o passe mensal nao tem sentido de existir

por acaso ate me fez confusao a emel nao tirar caução no caso dos passes… se se ficar com a bike que fazem eles? sim têm o nosso ID mas …