Nota: quis deixar a minha mensagem no tópico Bicicletas eléctricas, mas não me deixou por causa das + de 3 mensagens consecutivas.
Num post da net, penso que do @ruimizusaki, vi um tipo de bicicletas eléctricas que me chamou a atenção:
Porque a bateria não é aquele trambolho inestético e mal-asado que costumamos ver. Está metida dentro do tubo inferior do quadro.
Estive a vasculhar o site para chegar a algumas conclusões.
O que gostei:
- Exactamente o que já disse, não ter a bateria visível, o que até dá menos a sensação de ser uma eléctrica aos ladrões
- A autonomia. 70 Km (50 a 100) de média em todos os modelos
- Não tem carradas de gadgets, como algumas eléctricas
- Não são pesadas
O que não gostei:
- O preço. Nada adequado a carteiras portuguesas.
- A bateria parece dar para remover, mas segundo um processo nada simples, que terá que ser numa oficina. É o preço a pagar por ter a bateria onde está. Paciência, não se querer ter “Sol na eira e chuva no nabal”
- Não consegui perceber se o carregador se tinha de comprar à parte
- A tomada para entrada de corrente do carregador é tudo menos standard
- A regulação de assistência é num botão que fica num sítio muito pouco prático. E que ainda por cima o botão acumula mais funções, como ligar / desligar e calibração. Não é bom ao nível da usabilidade.
- Apesar de não ter gadgets, devia ter pelo menos no guiador, a indicação de nível de bateria e a regulação do nível de assistência. Tem uma app Android, e já confirmei que dá para fazer as duas coisas no telemóvel; mesmo assim preferia que também desse para fazer no guiador.