Denúncia por ultrapassagem perigosa

Tu é que indicaste?! Boa! :slight_smile:

Enviaste imagens/filmes captadas por ti?
Foram aceites?
Alguém sabe de que como o novo regime de protecção de dados nos pode impedir de publicar/enviar imagens captadas na rua?
Obrigado.

Olá @jprospero,

Sim, link do youtube e print screens das imagens captadas.

Texto, semelhante ao que está no primeiro comentário, enviado em pdf assinado digitalmente com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão (tenho leitor de cartões).

Tanto quanto sei, podes filmar e fotografar na rua.

Segundo o que um jurista me disse, em espaço público podes filmar, mas não podes publicar as fotos de outras pessoas.
Portanto não aconselho teres vídeos no youtube que tenham a cara de outras pessoas sem o consentimento delas.
Já quanto a publicares as matrículas de outros utentes na via pública, fiquei na dúvida se se pode ou não publicar.

Muito obrigado Pedro.

What? Quantos exemplos de videos no youtube é que tu queres com caras de pessoas? Ó @Onecyclist anda cá ver isto :crazy_face:
Ou perfis de Instagram com fotos onde se vêem caras de pessoas na rua?
Até há um estilo de fotografia chamado street photography que é exactamente isso: fotos de rua onde se apanham pessoas naturalmente

Já agora, onde é que se arranja os e-mails da PSP?
Andei a ver no site deles e achei as moradas todas, mas e-mails, nicles.

Eu, que sou de Lisboa, envio directo para aqui: [email protected]

Olá @jprospero, deixo aqui outro exemplo enviado hoje. Passei para pdf, assinei com Chave Móvel Digital e enviei para o e-mail que referi acima.

Ex.mos Senhores

Polícia de Segurança Pública da Esquadra da Alta de Lisboa - Divisão de Trânsito

Venho pelo presente denunciar uma condução muito perigosa por parte de um condutor de veículo de marca Mercedes-Benz, modelo Série A, com a matrícula 28-QZ-35, que sucedeu no dia 05 de Setembro 2019 por volta das 7h45, na Estrada do Penedo, Lisboa, próximo da paragem de autocarros da CARRIS do Alto dos Moinhos, Parque do Penedo, deslocando-me no sentido sul-norte.

Localização exacta: Google Maps

O veículo referido efetuou uma ultrapassagem perigosa a um velocípede conduzido por mim, não respeitando a distância lateral mínima de segurança de 1,5m nem ocupando a via adjacente à esquerda, com a agravante de o ter feito antes de uma passagem para peões assinalada pelo sinal A16a exposto no Regulamento de Sinalização de Trânsito (alínea d, do ponto 1, do artigo 41.º do Código da Estrada) e com um veículo de marca Audi a circular em sentido contrário (ponto 1 do artigo 38.º do Código da Estrada), o que o obrigou a uma manobra evasiva para evitar um embate frontal.

Foi uma manobra perigosa e ilegal, em total desrespeito aos artigos 3º, 18º, 38º e 41.º do Código da Estrada e acima de tudo em desrespeito à vida humana de outrem:

Artigo 3.º Liberdade de Trânsito
2 - As pessoas devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança , a visibilidade ou a comodidade dos utilizadores das vias, tendo em especial atenção os utilizadores vulneráveis .

Artigo 18.º Distância entre veículos

3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5m , para evitar acidentes.

Artigo 38.º Realização da manobra (Ultrapassagem)

1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário .

2e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5m e abranda a velocidade.

3 - Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado .

Artigo 41.º Ultrapassagens proibidas

1 - É proibida a ultrapassagem:

d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões e velocípedes;

::: DL n.º 114/94, de 03 de Maio

Denuncio esta situação, não só porque se exige um ambiente mais seguro e civilizado para todos os utilizadores da via pública, em especial os mais vulneráveis (i.e. utilizadores de bicicletas e peões), mas também porque se exige o cumprimento da lei, e comportamentos adequados por parte dos condutores de veículos motorizados que acarretam uma maior responsabilidade na via pública.

Gostava de ver assegurada uma via pública mais segura para todos os utilizadores, em especial os mais vulneráveis como são peões e utilizadores de bicicletas. Ninguém merece ter de sofrer estes abusos por parte de condutores agressivos e perigosos.

Agradeço que seja informado do seguimento desta queixa.

Junto cópia do meu cartão de cidadão e comprovativo de morada explanada na minha carta de condução, ambos em anexo.

Remeto de seguida fotografias e um vídeo para vossa avaliação.

https://www.youtube.com/watch?v=-55f_WbbzAU

Sem outro assunto, despeço-me com os melhores cumprimentos.

Eu enviei ontem uma de 30/5 e daqui a nada vou enviar outra de segunda feira.

Adaptei o teu texto.

https://www.youtube.com/watch?v=szoMYQKhn34 (na carta até peço desculpa pela minha linguagem no filme lol)

1 Curtiu

Eish… que filha da putice de razia. Até fico mal disposto. :face_vomiting:

Faz-me lembrar esta que levei há dois anos:

1 Curtiu

Como é que é possível um gajo destes andar a conduzir?

Razia a um utilizador vulnerável, em cima de um cruzamento. Há gente mesmo incompetente.

1 Curtiu

Uma das coisas que me faz confusão nos vídeos e fotos que obtêm com as action cams, é que não se vê a bicicleta, e portanto o infractor poderá alegar que qualquer pessoa, até a cicrcular a pé, poderia ter feito a captura de imagem sem estar numa posição vulnerável.

Como é que eu provo que estava ali e e em cima duma bicicleta se NÃO SE VÊ ELA NEM EU?

1 Curtiu

Alguns dos meus vídeos da para ver a roda da bicicleta, assim como alguns do Pedro Sanches

Depende dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=ryPZTujtDyM

Depende da colocação e orientação da câmera…
Chest monts permite ver o guiador entre mãos,
penso que “One cyclist in lisbon” usa este tipo de montagem.

2 Curtiram

Ainda não comprei nenhuma câmara.
Ultimamamente ando a dar por mim a pensar se não seria melhor comprar um drone com a funcionalidade “Follow me”, em que ele acompanha o utilizador, sem ter que estar a ser pilotado.

2 Curtiram

Fruto de mais umas quantas denúncias que tenho feito, recebi hoje este e-mail:

Exmo. Senhor,

Acerca do assunto em epígrafe, encarrega-me o Exmo. Senhor Comandante da Divisão de Trânsito - Intendente Filipe Palhau de informar que, conforme indicado por V. Exª., os processos contra-ordenacionais, referentes às três denúncias em anexo, serão instaurados por esta entidade.

Ocorrências:

Não desistam de recorrer a este procedimento para denunciarem estes comportamentos. Sigam os passos acima e digam se precisarem de indicações.

5 Curtiram

Já fiz três denúncias e ainda não recebi nenhum feedback.
Quanto tempo demoraste a recebê-lo?
Obrigado

1 Curtiu

Depende. Destas duas últimas foi logo no dia seguinte.

1 Curtiu